Jump to content

programa que devolve o resto de um numero


msmsms
 Share

Recommended Posts

gostaria de saber e conhecer varias alternativas para o metodo de devolver o resto de um numero introduzido por um utilizador, deixo o codigo inacabado em baixo

import java.util.*;

public class Resto {

public static void main(String[]args){

Scanner sc = new Scanner(System.in);

//atributos ou variaveis
int numero;
int resto;

//pedido ao utilizador
System.out.println("peço um numero:");
numero = sc.nextInt();	

//metodo para obter o resto
QUE METODOS EXISTEM PARA OBTER O RESTO DE UM NUMERO E PODER APLICAR AQUI!

//resposta ao utilizador
System.out.println("o resto desse numero é:"+resto);
}
}
Link to comment
Share on other sites

A dúvida seria o outro número por que vais dividir. De qualquer forma já tens a resposta. Podes fazer de outras formas, claro:

int divisao = numero / outro_numero;
resto = numero - divisao * outro_numero;

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Link to comment
Share on other sites

eu queria entender isso do resto para ver se conseguia entender o metodo do seguinte programa que soma os digitos de um numero:

import java.util.*;

public class SomaDigitos {

    public static void main(String[] args) {
          int num;
          int soma = 0;

          System.out.println (“Escreva o número: “);
          Scanner sc = new Scanner(System.in);
          num = sc.nextInt();

          //METODO
          while (num > 0) {
          soma = soma + (num % 10);
          num = num / 10;
          }
          System.out.print (“Soma dos dígitos = ”+soma);
      }
}
Link to comment
Share on other sites

num % 10 -> resto da divisão de num por 10

Ou seja, se tiveres 123456789 % 10, dá 9. Ao fazeres a divisão inteira (num = num / 10), num fica com 12345678. Depois repetes o processo até num ser zero.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Link to comment
Share on other sites

Para entender isso basta que pegues num número qualquer, tipo 123, e vás fazendo divisões por 10 à mão. Vais reparar nos resultados do resto e quociente e vais perceber logo a mecânica da coisa.

ok, com isso pude concluir que a soma dos restos será a soma dos digitos do numero introduzido

//METODO
          while (num > 0) {
          soma = soma + (num % 10);
          num = num / 10;
          }

ja consegui perceber.... 😉

Link to comment
Share on other sites

ok, com isso pude concluir que a soma dos restos será a soma dos digitos do numero introduzido

Só para completar: a soma dos restas da divisão por 10...

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Link to comment
Share on other sites

Alguém me pode relembrar como se fazem divisões à mão?

  😁  ?

Isto porque, saber a composicão do granito, os estágios da evolucão psicológica humana ou as deambulacões do Sartre não indicam puto sobre as competências de alguém num determinado campo específico e muito menos sobre o que as pessoas gostam de fazer ou a sua capacidade de aprendizagem. - bubulindo, 15 de Fevereiro de 2013 - 02:01

Link to comment
Share on other sites

Não, não é brincadeira. No terceiro e quarto ano não era lá grande estudante, e já não faço contas de dividir "manualmenrte" há 5 anos.

Isto porque, saber a composicão do granito, os estágios da evolucão psicológica humana ou as deambulacões do Sartre não indicam puto sobre as competências de alguém num determinado campo específico e muito menos sobre o que as pessoas gostam de fazer ou a sua capacidade de aprendizagem. - bubulindo, 15 de Fevereiro de 2013 - 02:01

Link to comment
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
 Share

×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.