Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

Rui Ribeiro

Resolução de exercicio..

Mensagens Recomendadas

Rui Ribeiro

Boa tarde pessoal.

Estava muito bem a programar e deparei me com este exercício"Efectuar a leitura de 4 números inteiros e apresentar os que são divisíveis por 2 ou por 3".

Não sei como e que é suposto fazer isto, estava a pensar em utilizar vectores, mas a minha prof disse que para resolver isto não era necessário vectores. Portanto esta a pensar em armazenar os 4 números numa só variável, não sei se isso e possível. O meu único problema e esse, fazer os quatro números todos de uma vez. Ajudem me a resolver isto pff ;) Desde já obrigado.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pmg

Podes fazer a apresentacao numero-a-numero: les um numero, verificas se e divisivel por 2 ou 3 e apresentas em caso afirmativo; depois repetes (mais 3 vezes) a partir de ler um numero.

Nao e possivel uma variavel "simples" ter 4 valores em simultaneo; para isso precisas de arrays (vectores).

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
pmg

ok, obrigado. ha aqui algum post que falem de vectores?

Sim, imensos. Qual e a tua necessidade especifica relativa a arrays (vectores)?

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Rui Ribeiro

eu preciso de aprender como ser fazem vectores, e mexer com eles.. por exemplo, ordenar, apagar posições, pesquisar posições, repor., entre outras coisa. De momento estou a dar vectores em algoritmia e dava jeito aprender já a passar isso tudo para o ecrã, para me facilitar futuramente xD

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
andre_mz

eu preciso de aprender como ser fazem vectores, e mexer com eles.. por exemplo, ordenar, apagar posições, pesquisar posições, repor., entre outras coisa. De momento estou a dar vectores em algoritmia e dava jeito aprender já a passar isso tudo para o ecrã, para me facilitar futuramente xD

Declarar um vector de inteiros de 4 posições:

int nome_do_vector[4];

Sendo nome_do_vector[0] o primeiro inteiro e nome_do_vector[3] o último.

Ordenar:

Tens que criar uma variável auxiliar:

int b;
b = vector[1];
vector[1]=vector[0];
vector[0]=b;

Aqui trocas a primeira com a segunda posição.

Atenção: É diferente fazer a=b ou b=a. a=b estás a pôr o valor de b em a.

Apagar:

vect[posicao_que_queres_apagar] = 0;

Pesquisar:

Se quiseres pesquisar por exemplo qual posição tem o valor 3.

for (i=0; i<numero_de_posicoes;i++){

if (vector[i]==3) printf ("E a posicao %d\n",i);

}

Repor é fazeres uma igualdade simples se tiveres o valor que queres repor armazenado. Espero ter ajudado. ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
Baderous

Não dá para "apagar" elementos de um vector. O que se pode fazer é atribuir à posição que se quer "apagar" uma valor que indique que aquela posição não tem conteúdo útil.

Para ordenar tem de se recorrer a um algoritmo de ordenação, sendo o mais fácil de usar o bubblesort. O que tu explicaste foi uma troca de elementos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
andre_mz

Sim eu sei, mas se ele está nos básicos, não quererá implementar ainda algoritmos como o bubblesort. Acho que lhe chega uma simples troca. ;)

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.