Ir para o conteúdo
  • Revista PROGRAMAR: Já está disponível a edição #60 da revista programar. Faz já o download aqui!

JoaoNascimento

Design de formulário: valerá a pena separar em vários formulários

Mensagens Recomendadas

JoaoNascimento

Bom dia a todos.

Não sei se coloquei este tópico no lugar certo, se não coloquei peço que seja movido para o sitio correcto.

Num projecto universitário estou a criar uma aplicação web em Asp.Net MVC 3 e nesse projecto divide-se em dois grandes momentos: apresentar dados e inserir esses dados, sendo que o resto é tudo acessório. O problema é que o sistema deve ser em realtime, ou seja, tanto o mostrar como o inserir podem ter de ser feitos em questão de poucos minutos.

A minha duvida é se por exemplo a inserção dos dados deveria ser feita no mesmo formulário e dividir em diferente "quadros", ou se por outro lado deveria dividir em sub-formulários já que são bastantes dados a ser inseridos.

Gostava de algumas opiniões. Obrigado a todos.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
taviroquai

Viva,

É um pouco dificil de responder sem saber o tipo de dados... talvez seja melhor organizares por categorias(?).

Existe ainda outro tipo de interface para utilizador quando a introdução dos dados devem respeitar uma determinada ordem; bastante comum nas lojas online no procedimento de checkout... não sei se se aplica no teu caso...

Cumps

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoNascimento

Viva,

É um pouco dificil de responder sem saber o tipo de dados... talvez seja melhor organizares por categorias(?).

Existe ainda outro tipo de interface para utilizador quando a introdução dos dados devem respeitar uma determinada ordem; bastante comum nas lojas online no procedimento de checkout... não sei se se aplica no teu caso...

Cumps

Sim pensei em dividir em categorias para aproveitar o espaço da página.

São certa de 25 valores a ser inseridos, divididos por 6 categorias.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoNascimento

Se quiseres dividir por formulários, podes considerar utilizar ajax através do Ajax.BeginForm ou código equivalente em jQuery, como preferires.

Assim só actualizas a parte da página que queres.

Por acaso nas aulas estamos a utilizar esses conceitos. Mas sinceramente, acho que vou optar por um único formulário, assim aproveito todo o espaço da janela...

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoNascimento

Não percebi bem essa tua afirmação. Tenho noção que em Ajax posso "colocar uma pagina dentro de outra" (desculpa as aspas, mas agora não me estou a recordar como se chama isso tecnicamente), mas sendo assim a informação ia ficar na mesma como se fosse uma página solitária. Sim, sei que haveria vantagens a nível de velocidade e assim, mas a minha duvida ficava na mesma por responder.

Podias explicar-te melhor, para ver se não compreendi mal!

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
bruno1234

Com Ajax não metes uma página dentro de outra, isso é com iFrame.

O que o ajax te permite é que consigas actualizar só a parte que te interessa na página, através de um pedido assíncrono ao servidor.

Terias sempre só uma página com toda a informação que necessitas.

Matraquilhos para Android.

Gratuito na Play Store.

https://play.google.com/store/apps/details?id=pt.bca.matraquilhos

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites
JoaoNascimento

Com Ajax não metes uma página dentro de outra, isso é com iFrame.

O que o ajax te permite é que consigas actualizar só a parte que te interessa na página, através de um pedido assíncrono ao servidor.

Terias sempre só uma página com toda a informação que necessitas.

Era isso que queria dizer ontem, actualizar só a parte que interessa. Acabei por inserir todos os dados dentro da mesma janela. Não fica confuso antes pelo contrário, para oq ue é acho que é mesmo a melhor solução.

Partilhar esta mensagem

Ligação para a mensagem
Partilhar noutros sites

Crie uma conta ou ligue-se para comentar

Só membros podem comentar

Criar nova conta

Registe para ter uma conta na nossa comunidade. É fácil!

Registar nova conta

Entra

Já tem conta? Inicie sessão aqui.

Entrar Agora

Aviso Sobre Cookies

Ao usar este site você aceita os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade. Este site usa cookies para disponibilizar funcionalidades personalizadas. Para mais informações visite esta página.