Jump to content
anfil89

Desenvolvimento de site

Recommended Posts

anfil89

Boas,

Eu tenho que desenvolver um projecto para uma cadeira na universidade, que consiste na construção de um site/aplicação web, mas essa área é completamente nova para mim, e não tenho muitas noções, como tal gostaria que ajudassem respondendo a algumas questões...

1º - Tenho 8 semanas para desenvolver o site, não tem que ser nada de especial mas vou ter que usar uma base de dados, como tal gostaria que propusessem ideias para o tema do site, pois a criatividade também conta...

2º - Foi sugerido pela prof utilizar uma framework, sendo assim poderiam aconselhar alguma?

3º - Conhecem tutoriais sobre desenvolvimento de sites, nomeadamente html e php? E também tutoriais sobre frameworks?

4º - Que programa devo usar para desenvolver o site (dreamweaver, eclipse,...) ?

Espero que me possam ajudar!!!

Cumprimentos,

AFCL

HappyHippyHippo

1º - Tenho 8 semanas para desenvolver o site, não tem que ser nada de especial mas vou ter que usar uma base de dados, como tal gostaria que propusessem ideias para o tema do site, pois a criatividade também conta...

faz um mini-blog sem comentário, rss feeds ou coisas afins ... só posts. (é uma ideia)

Terás somente um frontend onde apresentar os teus posts e um calendário para poder fazer navegação, e um backend para poderes escrever mais posts.

2º - Foi sugerido pela prof utilizar uma framework, sendo assim poderiam aconselhar alguma?

Nisso não posso ajudar ... uso a que criei :P

3º - Conhecem tutoriais sobre desenvolvimento de sites, nomeadamente html e php? E também tutoriais sobre frameworks?

Existem muitos na net, até mesmo aqui no forum !!!

Procura nos tópicos de HTML e de PHP.

4º - Que programa devo usar para desenvolver o site (dreamweaver, eclipse,...) ?

Vai aparecer muitos sádicos que iram dizer para fazeres em notepad. E por mim, uso o netbeans porque acho que as ferramentas de depoyment são melhores, mas se já tiveres o eclipse não faz sentido mudar.

Agora no que toca a ferramentas WYSIWYG tipo o Dreamwaver é sempre a pior opção. O resultado é muito inesperado e extremamente complicado de implementar algo que fuja dos parâmetros esperados pela aplicação.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

mjamado

O exemplo do blog dado pelo HappyHippyHippo é clássico, mas o que não faltam são pequenas boas ideias. Por exemplo, conceptualmente, o Twitter é trivial e croquetes. Só não deixes que a especificação te ultrapasse (isto é, no exemplo do blog, era muito fácil começares a acumular pequenos melhoramentos e, quando desses conta, não tinhas tempo nem para metade).

As frameworks que já por cá andam há algum tempo são todas boas. Tens mesmo de experimentar várias para perceberes com que filosofia te dás melhor. Pessoalmente, uso uma in house que está a ser gradualmente substituída pela Yii. Ninguém (ou melhor, ninguém experiente) te vai dizer que esta é melhor que aquela - tens mesmo de experimentar.

Como tens pouco tempo, vê se descobres qual é a preferida do professor e usa essa, pode ser que tenhas um bónus no final...  :P

Evita o DreamWeaver enquanto estás a aprender, e usa-o futuramente apenas se fores mais virado para o design. Tem em mente que terás de ser extremamente disciplinado para o usar correctamente (isto é, não usar as funções WYSIWYG - ever). Eu uso o Netbeans, mas tenho ouvido maravilhas do Aptana; as minhas experiências com IDE baseados em Eclipse têm sido um desastre (mais uma vez, pode ser de mim - o Eclipse anda por cá há anos, e muito gente adora-o).

"Para desenhar um website, não tenho que saber distinguir server-side de client-side" - um membro do fórum que se auto-intitula webdesigner. Temo pelo futuro da web.