Jump to content
fearz7

Listas

Recommended Posts

fearz7

Pessoal penso que a minha duvida nao seja dificil. Ora bem gostaria de inserir um elemento numa lista mas na posição que eu desejar.

Ex:

let = (("lisboa",8,6.0),("braga",8,6.0),("setubal",8,6.0)("Algarve",8,6.0))

instrucao ("Porto",8,6.0) 2 -- o 2 corresponde à posicao onde quero inserir o novo elemento

resultado =  (("lisboa",8,6.0),("braga",8,6.0),("Porto",8,6.0),("setubal",8,6.0),("Algarve",8,6.0)) -- a lista inicializa em 0

E a outra duvida consiste em como remover um elemento da lista baseando-me na posicao deste.

let = (("lisboa",8,6.0),("braga",8,6.0),("setubal",8,6.0)("Algarve",8,6.0))

remover  ("braga",8,6.0) ou entao remover 1 -- onde 1 e a posicao que o elemento se encontra

resltado : (("lisboa",8,6.0),("setubal",8,6.0)("Algarve",8,6.0))

pwseo

fearz7,

Primeiro, deixa-me dizer-te que a notação que estás a utilizar é para tuplos e não para listas. Nas listas utilizam-se parêntesis rectos. Além disso, não utilizas let sem dar um nome à expressão que se segue (e o let só utilizas dentro do ghci ou de monads).

Assim:

lista = [("lisboa", 8, 6.0), ("braga", 8, 6.0)]

Respondendo à tua pergunta, podes pensar na operação de inserir um elemento como sendo algo deste género:

inserir x na posição 2 é o mesmo que pegar nos 2 elementos iniciais da lista original, adicionar-lhe x, e depois colocar a lista original sem os dois elementos iniciais.

Funções que deves investigar: take e drop, ou então splitAt.

Link potencialmente interessante: How to work on lists

A função remover pode ser feita de forma semelhante.

fearz7

Antes de mais obrigada pela ajuda que me deste seguindo o te conselho implementei a seguinte função:

inserir lista [(a,b,c)] pos = take pos lista ++ [(a,b,c)] ++ drop pos lista

Funciona correctamente mas diz o que achas.

pwseo

Sim, funciona, mas podes simplificar.

-- Como tu tens, tens que aplicar a função assim
inserir lista [("Guimarães", 8, 6.0)] 2

-- O ideal seria não precisar dos parêntesis rectos.
-- l: a lista
-- e: elemento a inserir
-- p: posição
inserir' l e p = take p l ++ e : drop p l

-- Assim já podes usar desta forma:
gmr = ("Guimarães", 8, 6.0)
inserir' lista gmr 2

Betovsky

Antes de mais obrigada pela ajuda que me deste seguindo o te conselho implementei a seguinte função:

inserir lista [(a,b,c)] pos = take pos lista ++ [(a,b,c)] ++ drop pos lista

Funciona correctamente mas diz o que achas.

Imagino que estejas no inicio a aprender Haskell. E para isso essa definição está bem e serve o propósito.

Mas depois no futuro, terás de ter em conta a performance e existe outras formas de isso ser bem mais eficiente. Usar take e drop na mesma chamada é logo motivo para soar o alarme ;)

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

Sign on a computer system consultant's desk

fearz7

Esta função e para me ajudar num trabalho pratico e realmente um objectivo deste trabalho e a eficiência deste , se houver uma melhor forma de implementar esta função digam me desde que eu saiba explica lá bem o prof aceita , agora e certo que tou a tentar resolve lo com aquilo que aprendi e que me sinto mais a vontade ainda e o inicio , o splitat tem melhor eficiência?

fearz7

Também já pensei em algo deste género Código:

insert_list xs e 0 = e:xs
insert_list (x:xs) e n = x:(insert_list xs e (n-1))

remove_list (x:xs) e 0 = xs
remove_list (x:xs) e n = x:(remove_list xs e (n-1))

Não sei se a syntax esta correcta

Cumprimentos

Betovsky

Começa assim, conheces a função map? Como é que farias a função map?

"Give a man a fish and he will eat for a day; Teach a man to fish and he will eat for a lifetime. The moral? READ THE MANUAL !"

fearz7

Nao, nao conheco. se quiseresmostrar como ficaria com a funcao map agradecia te ou dar as instrucoes

fearz7

Ora bem , cheguei a esta definição

map f (x:xs) = f x : map f xs

estou no caminho certo?

Baderous

Não sei se reparaste no link que deixei, mas do lado direito tem lá um link "Source" onde mostra o código fonte da função map:

map :: (a -> b) -> [a] -> [b]
map _ []     = []

fearz7

Nao percebo como esta função se aplica ao meu caso sinceramente , como e que esta funcao vai inserir um elemento dentro de uma lista na posição a escolha do utilizador.

let  lista = [("faro", 7 , 6), ("braga", 8 , 5), ("lisboa", 9 , 7), ("porto", 10 , 1) ]

-----------------------------------------------

-- faco uso da funcao map --

map' :: (a -> :P -> [a] ->

map' _ []    = []

map' f (x:xs) = f x : map f xs

----------------------------------------------

resultado :    [("faro", 7 , 6), ("braga", 8 , 5), ( "coimbra", 4 ,4), ("lisboa", 9 , 7), ("porto", 10 , 1) ]

como e que faço isso com a função map qual a instruçãio que tenho de por , nao percebo

Betovsky

Ora bem , cheguei a esta definição

estou no caminho certo?

É isso mesmo.

Agora altera essa função de forma se manter igual, excepto que vai receber um novo paramentro que será o indice da lista para ignorar. Ou seja, aplica a função a todos elementos da lista excepto no índice indicado.

Isto é,

map2 :: (a -> a) -> [a] -> Int -> [a]

-- ex: map (2*) [1,2,3,4,5] 3
-- Resultado: [2, 4, 6, 4, 10]

Se tiveres isto feito, fazeres a versão mais optimizada para o problema inicial será então simples :P