Jump to content

Recommended Posts

Posted

Vê-se constantemente o readln ou o readkey serem utilizados como pausas. Contudo, eu não gosto nada de utilizar estes, e já hé muito tempo que criei um procedimento com três overloads que permite criar uma pausa totalmente personalizável e de forma muitíssimo simples.

Este procedimento é inspirado no comando Pause [Text] do TI-Basic Z80.

Código:

TYPE TKeys = set of char;

procedure Pause(const PauseText : string; const KeysToProceed : TKeys; var KeyReceiver : char);
(* PROCEDIMENTO COMPLETO - recebe texto a mostrar, teclas que desbloqueiam a pausa e a variável receptora da chave *)
begin
     write(PauseText);
     repeat
           KeyReceiver := ReadKey;
     until KeyReceiver in KeysToProceed;
end;

procedure Pause(const PauseText : string; const KeysToProceed : TKeys); overload;
(* PROCEDIMENTO COMPACTO - não há output *)
var Key : char;
begin
     Pause(PauseText, KeysToProceed, Key);
end;

procedure Pause(const PauseText : string); overload;
(* PROCEDIMENTO SIMPLIFICADO - assume Enter como tecla a processar *)
begin
     Pause(PauseText, [#13]);
end;

procedure Pause; overload;
const StrEmpty : string = '';
begin
     Pause(StrEmpty);
end;

Utilização de cada um, por ordem:

// ...
var chave : char;
// ...
pause('Esta é uma pausa completa...', [#13, #27], chave);
(* Escreve o texto, e as teclas que desbloqueiam a pausa é o Enter e o Esc,
e a tecla que for carregada fica guardada na variável chave. *)

pause('Esta é uma pausa compacta...', [#13, #27]);
(* O mesmo que o anterior, mas a tecla não é guardada em nenhuma variável - é perdida. *)

pause('Esta é uma pausa simplificada...');
(* Só mostra texto, sendo o Enter a tecla que desbloqueia a pausa *)
// Nota: como é a única tecla que pode desbloquear, não faz sentido ter um
// parêmetro por referência que guarde a tecla.

pause;
(* Faz pausa, sem texto e com o Enter como tecla desbloqueadora. *)
// Nota: este overload evita que se tenha de escrever "Pause('');"

// ...

Este código foi optimizado para Free Pascal. Se for necessária alteração para ser compatível com outros compiladores, digam que eu altero. 🙂

Espero que seja útil.

Cumprimentos. 😉

Knowledge is free!

Posted

É bem, é bem... 😉

Código útil para quem começa poder ver algumas potencialidades da linguagem! E para usar, é claro!

Mete na wiki (como se fosse preciso dizer... 🙂 )

Este código foi optimizado para Free Pascal. Se for necessária alteração para ser compatível com outros compiladores, digam que eu altero. 🙂

Porreiro, mete aí em PascalZIM! 😉 hehehe

Ou melhor, não metas! Senão, ainda algum professor podia ficar a saber que o pascal faz mais do que loops e writeln's (refiro-me claro aos overloads)...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

Posted
Em 01/12/2011 às 00:00, nunopicado disse:

É bem, é bem... 🙂

Código útil para quem começa poder ver algumas potencialidades da linguagem! E para usar, é claro!

Mete na wiki (como se fosse preciso dizer... 🙂 )

Obrigado. 🙂

Fui vasculhar os confins da minha pasta "Prgm Tools" e desencantei este procedimento, entre muitos outros úteis.

Já estou a colocar, wait 5 seconds (minutes, I must say 😛 )

EDIT: https://wiki.portugal-a-programar.pt/dev_geral/pascal/pronto-a-usar/pause/

Em 01/12/2011 às 00:00, nunopicado disse:

Porreiro, mete aí em PascalZIM! 😉 hehehe

Ou melhor, não metas! Senão, ainda algum professor podia ficar a saber que o pascal faz mais do que loops e writeln's (refiro-me claro aos overloads)...

Questiono-me se o Pascal é mesmo capaz daquilo que tentei fazer, ou mesmo o Delphi. Será que não inventei aquilo que não existe ainda? Pelos vistos, a coisa mais avançada que existe é o PZim... hum... 😉

Knowledge is free!