Jump to content
CreativeJopa

Adicionar Handler a UserControl

Recommended Posts

CreativeJopa

Boas,

Na minha aplicação tenho um usercontrol com uma "image" e várias "label".

Esse usercontrol é adicionado dinamicamente (com o programa a correr), e preciso que ao carregar na imagem do usercontrol, me seja devolvido um valor de uma variavel desse mesmo usercontrol.

Então, adiciono o código:

Dim new_UserControl as new UserControl_anotacoes
AddHandler new_UserControl.MouseLeftButtonDown, AddressOf executa_MouseLeftButtonDown

E o evento:

Private Sub executa_MouseLeftButtonDown(ByVal sender As Object, ByVal e As System.EventArgs)
        Dim new_UserControl As UserControl_anotacoes = CType(sender, UserControl_anotacoes)
        MsgBox(new_UserControl.ID)
End Sub

Ora bem, isto funciona. Quando clico no usercontrol, é-me devolvido o valor da variável ID. A questão é que isso aconteça só quando clico na "image" e não no usercontrol inteiro.

Se fizer assim:

AddHandler new_UserControl.Image_1.MouseLeftButtonDown, AddressOf executa_MouseLeftButtonDown

Recebo o erro:

Unable to cast object of type 'System.Windows.Controls.Image' to type 'My_app.UserControl_anotacoes'.

Alguém pode ajudar?

ribeiro55

Deverias implementar o teu próprio evento, a ser disparado por o que tivesse que ser disparado no usercontrol para garantires que só tinhas de adicionar um handler e que este transportava todos os valores que precisas (ou o objecto inteiro).

Se fizeres como indicas, no handler "executa_MouseLeftButton", o sender passa a ser a Image, e o CType tem de rebentar.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

ribeiro55

Implementa o teu próprio evento.

Por exemplo, 

Public Event FuiClicado(quem As UserControl_anotacoes)

Depois, nos clicks do usercontro que queres que sejam gatilhos do click, basta colocar:

RaiseEvent FuiClicado(Me)

Depois, onde adicionas os handlers (provavelmente no form?) acrescentas um handler para FuiClicado, por exemplo:

AddHandler new_UserControl.FuiClicado, AddressOf executa_FuiClicado

Private Sub executa_FuiClicado(ByVal QuemFoiClicado As UserControl_anotacoes)
       MsgBox(QuemFoiClicado.ID)
End Sub

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"