Jump to content
JOANA SANTOS

duvida num exercicio

Recommended Posts

JOANA SANTOS

Bom dia, peço ajuda para fazer um programa que calcule:

->  Numero de dias decorridos desde a data de nascimento

Basicamente o programa apresenta o número de dias desde a data de nascimento até ao primeiro dia do mês a analisar (idade da pessoa em dias).

Exemplo: se data de nascimento = 15 10 2011 e mês a analisar = 11 2011 esta opção deve apresentar 17 dias.

Assume-se que:

- O utilizador introduz sempre inteiros que efectivamente representam uma data (por exemplo, não precisa de validar

que o mês tem um valor entre 1 e 12).

- O dia 1 do mês a analisar corresponde a uma data posterior à do nascimento.

- O ano de nascimento é superior ou igual a 1900.

AGRADECIA MUITO A AJUDA!!

bubulindo

Que é que já fizeste?

Isto não é chegar aqui e pedir a resolução dos exercícios. Mostra o que já tens feito e exactamente onde tens problemas e a malta ajuda. Lembra-te que o objectivo de teres aulas (seja em que nível for) é para tu aprenderes algo. Não para aprenderes a pedir que te resolvam os trabalhos de casa.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Flinger

Eheh, realmente deve haver muita falta de imaginação no ensino, hoje em dia. Será que agora distribuem sebentas de exercícios pelos professores de informática???

Tens aqui outro tópico sobre o mesmo problema.

Se tiveres uma dúvida específica, posta aqui o código que a malta vai dando uma ajuda.

apocsantos

Bom dia,

Preocupa-te com o raciocínio, de forma simples tens 3 inteiros (ano, mês dia) que correspondem a uma data. Todos os anos excepto os bissextos têm 365 dias, por isso devias saber quais os bissextos no intervalo para contabilizar esse "dia extra" o 29 de Fevereiro.

Basicamente tens tudo explicado no outro tópico. O que parece estar a falhar-te são questões de raciocínio lógico. Pensa "outside the box", decompõem o problema em pequenos problemas e a solução aparecerá de forma natural.

Vai colocando as duvidas que a gente está cá para ajudar.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

JOANA SANTOS

Atencao, eu nao quero que me resolvam o problema. E desde já agradeço a ajuda..

Eu já fiz o programa, e depois de fazer os calculos para os anos bissextos e para os outros..quando vou a compilar dá-me erro a dizer q "warning: unused variable mesAtual, anoAtual,.....

Ou seja, eu meti as minhas variaveis int dentro da funcao main e tentei fazer esta opcao e como ainda sou inexperiente nisto não consigo passar daqui.

Flinger

"warning: unused variable mesAtual, anoAtual,.....

Isso não é erro, é apenas um Warning. É o compilador a lembrar-te que declaraste essas variáveis, mas não as estás a usar.

JOANA SANTOS

Na funcao que fiz para os anosBissextos aparece algo como:

error:lvalue required as left operand of assignment

Flinger

int ehBissexto(int ano) {
int resultado = 0;
if (ano %4==0 && (ano%100!=0 || ano % 400=0))
  resultado==1;
/* Não fiz um else porque inicializei o resultado a zero */
return resultado;
      }

ano % 400=0

deveria ser

ano%400 ==0

e provavelment,

resultado ==1

devia ser

resultado=1

Já agora, dá uma vista de olhos a este tópico, sobre como postar o código:

http://www.portugal-a-programar.pt/forums/topic/0-find-topic/?do=findComment&comment=74203