Jump to content
J.C.Lopes

Relatórios em vb.net via código

Recommended Posts

J.C.Lopes

Olá a todos.

É a primeira vez que participo no forum e gostaria de saber se é possível en vb.net preencher relatórios (Crystal Reports ou ReportViewer) utilizando apenas código?

O meu problema é que se configurar esses relatórios atravez dos wizards, quando for por a aplicação em produção, se for uma BD partilhada, numa rede, e se tiver criado os relatórios num ambiente de testes, o caminho para afonte de dados  não será a mesma.

Se alguem puder ajudar, agradecia.

Caça

Sim, claro que é possível, quais são os que estás a usar? Que método utilizas para ir buscar os dados a BD?

Só tens de preencher os DataSources que o report trata do resto.

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

J.C.Lopes

Estou a utilizar para toda a aplicação uma connection que guardo num ficheiro de texto na pasta bin\debug

Provider=SQLNCLI10.1;Integrated Security=SSPI;Persist Security Info=False;User ID="";Initial Catalog=MATINFO_DATA;Data Source=JCLOPES-PC\SQLEXPRESS

Utilizo esta connection para todos os acessos à base de dados.

O que não sei como fazer, é utilizar esta connection para preencher um relatório (Crystal Report) sem ter de recorrer ao wizard para ligar o relatório à BD pois quando passar para ambiente de produção, tenho que alterar manualmente a fonte de dados de cada relatório.

Caça

É mais ou menos assim

reportdocument1.SetDataSource(O_Teu_DataSet)

Pedro Martins

J.C.Lopes

OK. O problema é que não sei como configurar o relatório, em modo design, de modo a não o ligar ao dataset, que por sua vês é ligado ao server explorer, porque se fizer isso, fico com o caminho para as tabelas definido para cada relatório que faça e quando tiver que alterar o caminho da BD, tenho que alterar cada relatório e compilar o código.

Não sei se me estou a fazer entender, mas o que eu queria era utilizar apenas uma connectionstring para toda a aplicação incluindo relatórios.

Não uso binding controls. faço tudo via código.

Caça

Desenha o relatório da mesma maneira que fizeste até agora, não te preocupes. A linha que te indiquei apenas força a que o report vá buscar as informações ao DataSet carregado por código por ti.

Pedro Martins

J.C.Lopes

OK JPaulino

Já tinha escrito o meu último post quando ví a tua resposta.

Já tinha dado um vista de olhos no teu blogue mas se calhar não vi bem o que queria.

A verdade é que eu estou a começar a trabalhar agora com o Crystal Report e estou completamente às cegas, ou quase.

Vou dar uma vista de olhos aos teus exemplos, pode ser que tenha a resposta.

Obrigado

J.C.Lopes

Caça

Mas se eu desenhar o relatório com o wizard ele não fica vinculado ao Dataset.xsd que o desenhou e consequentemente fica com o caminho da BD pré definido?

Caça

Sim, fica, mas se tu forçares outra fonte de dados, ele assume-a e ignora a principal.

Pedro Martins

jpaulino

Caça

Mas se eu desenhar o relatório com o wizard ele não fica vinculado ao Dataset.xsd que o desenhou e consequentemente fica com o caminho da BD pré definido?

É como o Caça referiu ... viste o exemplo que tenho no blog? Da forma como mostrei tu defines tudo no código.

J.C.Lopes

Jorge Paulino e Caça

Obrigado pelaS dicas. Não consigo ainda por o subreport e o gráfico a trabalhar mas o report já funciona. Com mais algum tempo e o resto vai lá

Obrigado.