Jump to content

Recommended Posts

Posted

Boas noite, tenho um exercicio feito na aula em que nao estou a perceber isto bem, ate o proprio prof se trocou lol, poderiam me ver o que está a dar conflito com o seguite codigo

emStock :: Produto -> Stock -> Qtd
emStock np st = q
where pds = produto nt st
      q = if pds == [] then 0 else qdd (head pds) qtd (_,_,qt) = qt

produto :: Produto -> Stock -> Stock
produto n s = filter (p n) s
where p nome (no,p,q) = nome == no

o erro e o seguinte "parse error on input `=' ", está a acontecer aqui nesta parte do código

else qdd (head pds) qtd (_,_,qt) = qt

Se alguem me poder ajudar fico desde ja agradecido.

Os melhores cumprimentos

Posted

Não rui costa, se preferires coloco aqui o enunciado, esse código foi feito pelo professor, e ele queria fazer o exercicio ultilizando somente funçoes de ordem superior sem recursividade, eu nao perceber o que ele fez e o compilador tambem se queixa lol.

O enunciado é o seguinte: "Considere que a informaçao sobre um stock de uma loja esta armazenada numa lista de tuplos (com o nome do produto, o seu preço unitario, e a quantidade em stock desse produto) de acordo com as seguintes declaraçoes de tipos:

type Stock = [(Produto,Preco,Quantidade)]

type Produto = String

type Preco = Float

type Quantidade = Float

Defina as seguintes funçoes de manipulaçao e consulta do stock:

ii. emStock::Produto->Stock->Quantidade, que indica a quantidade de um

dado produto existente em stock."

Os melhores cumprimentos

Posted

Quase que apostava como falta lá uma quebra de linha (quer porque o '=' não faz sentido ali, quer porque qtd não foi definido previamente).

Qual é a assinatura da função qdd? Quantos argumentos é suposto ter?

O código está errado. Há várias formas de resolver o erro que está a dar, mas com a informação disponível é difícil saber qual a forma correcta.

Posted

Isto é uma função local, o stor não nos deu definiçao da funçao simplesmente escreveu no quadro e disse para depois experimentarmos, eu ja na aula achei estranho, e em casa pus me a pensar, e nao entendo mesmo este exercicio, ate que concordo contigo quanto a estar incompleto, mas segundo ele estava bem, agora nao sei xD

Posted

O Rui Carlos tem razão: o código está mal.

Porque não fazer isso de forma mais simples?

emStock :: Produto -> Stock -> Quantidade
emStock p = sum . map qtd . filter (fn p)
   where qtd (_,_,q)  = q
         fn a (b,_,_) = a == b

Mesmo assim, parece-me que a versão correcta do que tens aí seria algo como:

emStock :: Produto -> Stock -> Quantidade -- aqui é "Quantidade" e não "Qtd"
emStock np st = q
        where pds = produto np st -- aqui tinhas um erro.. dizia "nt" onde devia dizer "np"
              q = if pds == [] then 0 else qtd (head pds) -- aqui tinha outro erro: é "qtd" e não "qdd"
              qtd (_,_,qt) = qt -- e isto era de facto uma linha separada

produto :: Produto -> Stock -> Stock
produto n s = filter (p n) s
        where p nome (no,p,q) = nome == no

EDIT: na minha sugestão troquei sum por head que conceptualmente faz mais sentido.

EDIT2: voltei a colocar sum porque head não lida com listas vazias.

Posted

Agradeço o esclarecimento e desde já peço desculpa pela demora.

Estou com duvida noutro exercicio está me a dar as voltas a cabeça poq nao encontro o erro, e nao vejo necessidade de criar outro topico, o que é pedido é o seguinte: "Seleciona os alunos que passaram (i.e., a nota da Parte I não inferior a 8, e a soma das nota da Parte I e II é superior ou igual a 9,5)."

Eu tenho o seguinte código:

type Aluno = (Numero, Nome, ParteI, ParteII)
type Numero = Int
type Nome = String
type ParteI = Float
type ParteII = Float
type Turma = [Aluno]

--(b)

alunosPassaram :: (Turma -> Bool) -> Turma
alunosPassaram l = filter passar l
       where passar (_,_,p1,p2) = ((p1 >= 8) && (p1+p2 >= 9.5))

Aguardo resposta e desde já agradeço

Posted

mundo,

Provavelmente a assinatura da função será algo como:

alunosPassaram :: Turma -> [Aluno]

Da forma que está, a tua função aceita como argumento uma função que converte uma Turma em Bool (Turma -> Bool), e devolve uma Turma (não faz muito sentido).

O que tu queres é receber uma Turma como argumento, e dessa turma filtrar os alunos que passaram, e devolver essa lista de alunos (Turma -> [Aluno]).

Nota: eu sei que Turma é o mesmo que [Aluno], mas assim a assinatura fica mais explícita "aceita uma Turma inteira e devolve apenas uma lista de Alunos".

Adenda: Quando achares que resolveste uma função correctamente e mesmo assim não funciona, experimenta tirar a assinatura dela. Faz reload no ghci e depois :t alunosPassaram.

*Main> :t alunosPassaram  
alunosPassaram :: (Ord t2, Fractional t2) => [(t, t1, t2, t2)] -> [(t, t1, t2, t2)]

Depois é só reparares que [(t, t1, t2, t2)] é um sinónimo de Turma (ou [Aluno]). E pronto, substituis e tens aí a assinatura correcta (removes o Ord t2, Fractional t2 também).

Posted

Hum acho que fiquei esclarecido, estou com alguns outros erros, mas é dentro do mesmo por isso vou tentar resolver, qualqer duvido venho cá perguntar. E obrigado por tudo 😕

Posted

Peço desculpa pelo doble post, mas estou aqui com uma duvida face ao significado de uma funçao caso me possam explicar agradeço, sei que esta nao é a melhor opçao, o objectivo disto e eu perceber melhor a assinatura desta mesma funçao, aqui vai o codigo:

mediaNotas :: [(Nome, Float)] -> Float --sei que a assinatura nao esta correcta
mediaNotas l = let s = foldr (\(_,_,n1,n2) v -> n1+n2+v) 0 l
	   n = foldr (\ _ v -> v+1) 0 l
	in s/n
Posted

mundo,

Antes de mais, tens um erro na tua função: quando dizes n1+n2+v deveria ser ((n1 + n2) / 2) + v porque (assumo eu), cada teste conta 50% para a nota de cada aluno (logo, tens que somar os dois testes e dividir por dois para obter a média desse aluno).

A parte "complicada" desta função é a utilização da foldr. A foldr essencialmente reduz uma lista da direita para a esquerda, aplicando uma função binária (que aceita 2 argumentos) a dois elementos da lista de cada vez.

foldr (+) 0 [1..3] é o mesmo que (1+(2+(3+0))) (Aqui vemos onde entra o zero que passas à função; é usado para servir de 2º argumento à primeira aplicação da função). Depois da primeira aplicação, cada resultado obtido serve de 2º argumento à próxima aplicação (e o 1º argumento é o elemento seguinte na lista, da direita para a esquerda).

No teu caso, tens ali uma função anónima que recebe um Aluno e um número (v), e soma a média das notas do aluno ao v. Agora tens de pensar nisto de forma recursiva.

Imagina que tens 2 alunos:

alunos = [(1, "Pedro", 10, 11), (2, "João", 13, 12)] :: [Aluno]
fn = \ (_,_,n1,n2) v -> ((n1+n2)/2) + v -- esta é a função que usaste em cima, corrigida para obter a média do aluno

se fizeres foldr fn 0 alunos, vai acontecer o seguinte:

1º passo: fn (1, "Pedro", 10, 11) (fn (2, "João", 13, 12) 0)
2º passo: fn (1, "Pedro", 10, 11) 12.5
3º passo: 11.5

O importante é ganhares uma "intuição" de como funciona a foldr (assumindo que sabes o que são funções anónimas, claro).

Se não era esta a dúvida, peço desculpa, mas foi o que pensei ser mais complexo 🙂

PS.: a assinatura seria, como deves imaginar, mediaNotas :: [Aluno] -> Float.

Posted

Pedro kun, da maneira que fizes te se nao me engano e percebi bem, esta a calcular a media individual com que aluno termina certo? O que eu necessito e a media de uma turma, dai receber so [(Nome,Float)] em que Nome é o nome do aluno e o Float a nota com que o aluno termina a disciplina, e devolver um Float que é a media total da turma, da maneira como fizes te ja tenho resolvido e fiz assim com funçoes anonimas tambem 😕

Uma questão e peço desculpa pelo edit, o tal numero v, e algo que vai se adicionando, que vai funcionar como uma especie de acumulador de valores, ou nao tem nada a ver com isso? nao consigo perceber bem isso.

Posted

mundo,

Mas a função que tu escreveste aceita uma lista de Alunos e devolve um Float.

Ora, se um Aluno é (Numero, Nome, ParteI, ParteII), a assinatura da função não pode ser [(Nome,Float)] -> Float, mas sim [Aluno] -> Float ou então [(Numero, Nome, ParteI, ParteII)] -> Float.

E sim, eu calculo a média individual de cada aluno, senão o resultado final (a média dos alunos todos) será um valor entre 0 e 40, em vez de ser entre 0 e 20.

EDIT: o v é o valor inicial para a função foldr. É usado para a primeira soma que a função faz.