Jump to content
Pedro C.

Paralelização, gestão de memória e números aleatórios

Recommended Posts

Pedro C.

Olá pessoal,

De momento estou a construir uma biblioteca para a minha área profissional - engenharia geológica - com o objectivo de tornar prototipagem mais fácil para investigação cientifica. Embora a prioridade seja esta (se fosse performance teria necessariamente de fazer noutra linguagem que não Python) gostaria de a tornar mais rápida recorrendo a paralelização e talvez, numa fase posterior, a clustering.

a) Já algum de vocês fez alguma comparação nos módulos de paralelização existentes para Python?

Outra situação preocupante é o consumo de memória.

:D Sabem como ver qual o espaço em memória ocupada por um dado objecto?, e se existem objectos, por exemplo do numpy (arrays especialmente), que sejam especialmente optimizados para optimizar o consumo?

c) Também tenho estado à procura de gerar números aleatórios com semente inclusive "random walks"*. Conhecem alguma maneira (particularmente se tiver boa performance) de o fazer?

*NOTA: o random walk que estou a falar, a titulo de exemplo, é o equivalente a pegar num array de 100 elementos crescente de 0 para 99 só inteiros e sem repetição, e randomizar as suas posições no array. Para quem esteja na área é um random walk para simulação sequencial geoestatistica.

Abraço e desde já agradeço qualquer informação. Se entretanto for descobrindo alguma coisa em digo-o aqui.

hmiguel

A paralelização mais obvia será com o fork().

Para a lista de aleatórios, vê lá se é isto que pretendes:

import random

l = random.sample(xrange(100),100)

"Homem que é Homem não usa Java!"

NuGuN

Boas!

Bem, para paralelização tens os modulos thread e threading. Eu costumo utilizar esses e ate agora não me tem dado problemas.

P.S.

Em relação à monitoria de memoria vê se guppy serve.

E para a performance vê se o psyco pode ajudar.

Cumps!

Pedro C.
Para a lista de aleatórios, vê lá se é isto que pretendes:

import random

l = random.sample(xrange(100),100)

É mesmo isto, obrigado. Tem a desvantagem de devolver uma lista (isto é mau devido à tal história do consumo de memória) mas para primeiro passo chega perfeitamente. Acrescentei apenas a seed para poder reproduzir randomizações:

>> import random
>> random.seed(123)
>> random.sample(xrange(10),10)

Tentei fazer o mesmo utilizando o numpy mas as funções não são compativeis tanto quanto sei. Em relação à paralelização ainda vou experimentar uma ou outra biblioteca se bem que estou particularmente inclinado para a Parallel Python (http://www.parallelpython.com/content/view/15/30/) dada a documentação que dispõe. Mas pretendo também experimentar os que comentaste (thread e threading) visto que são nativos do python (acho eu...).

O guppy não conhecia de todo, mas vou dar uma olhadela. Obrigado.

NuGuN

Por curiosidade estive a ver a documentação da Parallel Python que não conhecia e se é aquilo que pretendes, então nenhum daqueles modulos que te indiquei (thread e threading) que são nativos te vai servir. Digo isto porque pelos exemplos que estive a ver no site, pareceu-me que dá um maior nível de abstracção, suporte a clusters, etc. No entanto achei curioso que no exemplo 4 desta página utilizam o modulo thread para fazer Lock's atómicos...

Cumps!