Jump to content
nunopicado

[Poll] Que sistema de base de dados usam com Pascal/Delphi?

Que sistema de base de dados usam com Pascal/Delphi?  

13 members have voted

1. 1. Que sistema de base de dados usam com Pascal/Delphi?

• Ficheiros de Texto
      4
    • Ficheiros Sequenciais Binários (File of Record)
      2
    • MS Access
      1
    • SQLite
      1
    • Firebird
      1
    • MSSQL
      0
    • MySQL
      1
    • PostgreSQL
      0
    • Oracle
      1
    • Outro
      2

Recommended Posts

nunopicado

Na sequência da votação estatística do membro Pedro-Kun sobre o compilador mais usado (aqui) proponho agora que se junte a questão sobre que bases de dados usam com os vossos programas em Pascal/Delphi quando precisam de armazenamento permanente dos dados.

Como no tópico do Pedro-Kun, cada votante pode colocar até dois três votos (thoga31), mas não tem necessariamente que o fazer.

Se houver algum tipo que mereça estar na lista por si só, é favor indicar que eu o adicionarei.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

nunopicado

As minhas opções:

Com Pascal, costumava usar ficheiros sequenciais, e tenho vários programas desenvolvidos dessa forma. Cheguei a usa-los também em Delphi, antes de saber trabalhar com bases de dados SQL.

As minhas primeiras tentativas foram com a BDE, e não foi bonito. Muitos erros, muitas quebras de fluxo, até bloqueios do software, porque não tinha previsto corretamente as eventuais falhas de comunicação por este ou aquele motivo.

Após anos de pausa na programação, tive de regressar a isto por motivos profissionais, e rapidamente me pareceu que os ficheiros binários não eram opção para software de uso intensivo, pelo que me propus a aprender SQL, mais concretamente no meu caso, MySQL. É este portanto o sistema de BD que mais uso hoje em dia.

Quando preciso de algo local, sem necessidade/obrigatoriedade de instalar um Server, uso SQLite.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

passarito

Boas Nuno,

não deverias separar as opções? é que vais ter praticamente as respostas todas nos ficheiros sequenciais e SQL....

Verias resultados diferentes colocasses MS Access, Oracle, MySQL,  MSSQL, SQLight, Firebird, etc.... em opções diferentes e sem estar restrito a dois.

Além dos ficheiros sequenciais no Pascal, e MS Access em Delphi, também uso ficheiros de texto para guardar informações expecificas mas não são bases de dados.

nunopicado

É justo... :) Ocorreu-me fazer isso, mas depois acabei por por assim! Há que trocar!

Mas... Como é que se altera a votação mesmo?

Thoga... Chega-te à frente rapaz! ;)

falco

Porque uma coisa está relacionada, com a outra (utilizar pascal/delphy e um sistema de gestão de bases de dados especifico)?

pwseo

Uma vez que não utilizo Delphi há algum tempo, e nunca tive necessidade de fazer aplicações de bases de dados em Delphi (só mesmo para ver como funcionava), não posso dizer que sou utilizador de SQL local ou remoto (com pascal... em php uso bastante).

Eu gosto muito de flat files, typed files, e mesmo untyped files onde todo o código de leitura e escrita é meu. Dessa forma evito o overhead de ter uma base de dados quando as tarefas que os meus programas desempenham envolvem pouco IO (e não precisam de todas as características de uma BD).

Claro que isto é apenas para os meus "trabalhos". Para coisas sérias recomendo obviamente que se faça uso das capacidades do Delphi no que diz respeito a BDs. Não sei como anda o freepascal nesse aspecto, por acaso... mas um dia investigarei.

thoga31

É justo... :) Ocorreu-me fazer isso, mas depois acabei por por assim! Há que trocar!

Mas... Como é que se altera a votação mesmo?

Thoga... Chega-te à frente rapaz! :)

Hello! :D

Acabei de sair da minha frequência de Biologia Celular e Molecular aka biocel. ;)

Listem-me as opções que eu altero.  EDIT: Já alterei. Reiniciei a votação a zero. :D

EDIT2: E com o aumento de possibilidade de respostas, aumentei para 3 o número de votos possíveis para cada user. ;)

Porque uma coisa está relacionada, com a outra (utilizar pascal/delphy e um sistema de gestão de bases de dados especifico)?

Não entendi bem a tua questão. 🤔

Contudo, fica uma resposta que acho que tem a ver com a tua dúvida.

Há preferências de cada um numa ou mais SGBD (aka "sistema de gestão de bases de dados"). Há algumas diferenças em código com cada um dos sistemas. Daí, com (ou sem) Pascal ou Delphi (com i), qual a preferência de cada um? ;)

Knowledge is free!

nunopicado

Sim Falco, tem mais a ver com curiosidade sobre as preferencias de quem trabalha com Pascal/Delphi. Não é nenhum vínculo é claro, só mesmo uma estatística.

Listem-me as opções que eu altero ;)

Assim de repente deixa ver:

SQL Local:

SQLite

MS Access

Firebird

SQL Remoto:

MSSQL

MySQL

PostgreSQL

Pervasive

Interbase

Que outras se podem juntar?  🤔

nunopicado

Obrigado Thoga.

Ao pessoal que já tinha respondido, agradeço que o voltem a fazer, infelizmente os votos anteriores perderam-se!  ;)

apocsantos

Boa tarde,

Podias Firebird também tens em SQL Servidor. Podias acrescentar Postgresql, Informix, DB2-Express, Blackfish SQL. Por acaso de quando em vez ainda uso algumas delas, em projectos já implementados...

O BDE era "intragável", mas adiante. ;)

Cordaias cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

thoga31

Já está tudo feito, não vale a pena alterar mais ainda, penso.

Eu reiniciei os votos porque não mantive as opções anteriores e os votos não dão para ser "trasladados" (so to speak :) )

Ainda não me dediquei a estudar SGBD, por isso eu utilizo Ficheiros de Texto onde implemento nos meus programas um sistema de interpretação que organiza tudo no devido Record para utilização independente do ficheiro. É declarado como text e não como File of por ser o suficiente para as minhas necessidades ;)

Knowledge is free!