Jump to content
pwseo

[Poll] Que compilador de Pascal utilizam?

Que compilador de Pascal utilizam?  

15 members have voted

1. 1. Que compilador de Pascal utilizam?

• Delphi 7 ou inferior
      1
    • Delphi 8 ou superior
      3
    • Free Pascal (2.4.0 ou superior)
      7
    • GNU Pascal
      1
    • Outro
      2
    • Borland Pascal
      1

Recommended Posts

pwseo

Pessoas do Pascal,

Numa tentativa de percebermos o estado das coisas, coloquei aqui esta poll para saber qual é o compilador que vocês utilizam.

Uma vez mais reforço a questão de que compilador <> ide, e pedia-vos que não considerassem o PascalZIM! um compilador (que não só não o é como nem sequer suporta todo o Pascal).

Caso utilizem outro compilador, seleccionem a opção "Outro" pedia-vos que o referissem num post, como resposta a esta thread. Quem escolhe uma das opções presentes naturalmente não precisa de responder, mas pode fazê-lo com detalhes sobre a versão que usa e o sistema operativo.

Nota: é permitido a cada user seleccionar até 2 compiladores, uma vez que as diferenças de plataforma podem fazer com que se utilize mais que um, mas não escolham 2 opções a menos que as utilizem mesmo (utilização rara não conta, senão eu seleccionaria todas excepto Delphi ≥ 8).

P.S.: A qualquer altura podem dizer-me para alterar a lista, desde que tal se justifique :)

Edit:

Esqueci-me de falar das minhas opções.

Eu utilizo Free Pascal (actualmente o 2.4.4, a última versão) em linux (Debian Squeeze). Para o Windows tenho algures uma PE do Delphi 7 que por acaso já não uso há uns dois ou três mesitos, mas utilizava regularmente. Por isso ainda considerei isso como opção.

nunopicado

Delphi XE na maior parte das vezes.

Depois, uso FreePascal (ou Lazarus por vezes) para apoio, por exemplo para testar ajudas aqui no forum!

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

thoga31

Delphi não é (para já) a minha área. Por isso, é o Free Pascal Compiler e o GNU Compiler, sendo que utilizo o primeiro com o IDE que vem com o FPC e o segundo quando utilizo o Dev-Pascal. :P

Knowledge is free!

passarito

Pedro,

Deixa-me lavrar aqui o meu protesto...

Porque é que o Borland Pascal 7 não está incluido nessa lista?

É velhinho mas é bom, e assim eu não teria de escolher a opção "outro"

pwseo

passarito,

Tens razão, e eu ia de facto alterar a poll, mas de facto não tenho aqui nada que me permita fazê-lo :\

thoga31

Pedro,

Deixa-me lavrar aqui o meu protesto...

Porque é que o Borland Pascal 7 não está incluido nessa lista?

É velhinho mas é bom, e assim eu não teria de escolher a opção "outro"

Opção adicionada, sem versão para contemplar o caso geral. :P

Podes alterar o teu voto caso já tenhas colocado "Outro". :P

Knowledge is free!

Flinger

Turbo Pascal?

SO? Windows 3.5.1 ?!?!?!?  😳

Para ser sincero, a última vez que usei pascal foi mesmo assim... já lá vão mais de 15 anos. Só depois de ler meia-dúzia de tópicos é que me apercebi que o Pascal afinal não tinha ficado parado no tempo, e que hoje é usado para mais do que simplesmente ensino. Não fazia a mínima ideia que o Delphi é na sua essência pascal  :wallbash:

nunopicado

Sim Flinger. O Delphi foi a evolução natural do Turbo/Borland Pascal, quando eles decidiram passar para o windows (Sendo que ainda houve o TPW, mas não deu grande prova, visto ter saido logo depois o Delphi 1)

No fundo o Delphi é o Borland Pascal, com um IDE tremendo (provavelmente o melhor IDE actualmente disponivel em qualquer linguagem), e um conjunto de "mimos" como a VCL, acesso a bases de dados, etc.

Está longe de ser uma lingua morta, pelo contrário, a evolução está a levá-la a cada vez mais plataformas...

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

pwseo

Lá está, o problema é que a maioria das pessoas pensa que ainda estamos a usar o Pascal de antes de 1990, quando, na verdade, os dialectos utilizados actualmente estão todos eles bem à frente de C, e alguns a par de C++, inclusivé.

E em qualquer das situações, a sintaxe é muito mais limpa que a sintaxe de C/C++, embora por vezes seja demasiado explícita. Mas é assim que se aprende a programar.

nunopicado

Ainda sobre a evolução da linguagem, o que seria do C sem os includes...

Ou mais a propósito, o que seria do C, hoje em dia, sem o C++, a sua evolução para OOP?

Será que o tal fulano também diria que o C é uma linguagem fraca porque precisou de ser extendido para funcionar em OOP?

pwseo

Atenção que C é uma linguagem boa.

C++ tem uma sintaxe inaceitavelmente complicada, e isso faz com que muita gente (como eu) prefira usar C mesmo sem capacidades de OOP a usar C++ com a sua sintaxe horrível.

C é uma linguagem implicitamente mais flexível que Pascal pela simples razão de que não foi feita para ser utilizada por pessoas que não sabem programar. O intuito do Pascal é ensinar a programar correctamente.

Por isso, embora ambas as linguagens consigam, se nos empenharmos, ter performances semelhantes, o seu objectivo nunca foi esse, e isso está na origem de muitas discussões.

nunopicado

Nem eu disse o contrário, e aliás, convém ter a noção que a programação orientada por objectos não é o único tipo de programação que há, e nem podemos sequer dizer que é o melhor... Cada caso é um caso, e o projecto é que deve decidir se se usa OOP ou não.

Mas pelo argumento de "se tem de ser expandida, não presta" que o outro usou em relação ao pascal/extended pascal, então isso também seria assim para o C, algo com que decididamente não concordo!

Por isso é que antes de se avançar com a hipotese de que esta ou aquela são fracas, convém sempre... err... bem... digamos... conhecer? :cheesygrin:

Flinger

Por acaso, tenho de confessar, que eu era um dos que pensava que o pascal apenas servia para ensinar. Aliás, no meu primeiro contacto com o C, fiquei com a impressão de ser parecido com o pascal, mas mais potente e com uma sintaxe mais complexa.

Agora coloco em causa, se já na altura fiquei com essa impressão porque não me ensinaram mais pascal, ou se de facto na altura ainda não dava para fazer muito mais. Isto terá sido por volta de 94/95.

De qualquer forma, vou instalar uma IDE e resolver uns quebra-cabeças por diversão. Uma coisa me lembro, era muito mais fácil de fazer umas brincadeiras gráficas em Pascal do que em C.

pwseo

nunopicado, quero apenas salientar que o Standard Pascal (aquele que existia quando o Kernighan escreveu o seu artigo sobre os males do Pascal) era severamente limitado, mesmo comparado com C.

Actualmente, com o Extended Pascal e dialectos Borland que apareceram isso já não é verdade... mas quando o artigo foi escrito, não era mentira nenhuma :)

Actualmente não se aplica, é isso que as pessoas têm dificuldade em compreender.

nunopicado

nunopicado, quero apenas salientar que o Standard Pascal (aquele que existia quando o Kernighan escreveu o seu artigo sobre os males do Pascal) era severamente limitado, mesmo comparado com C.

Ainda assim, o tempo certificou-se de mostrar que ele estava errado, pois como eu disse, mal era se a linguagem não evoluisse... :cheesygrin: Mas pior que ele são certamente aqueles que hoje em dia continuam a basear-se nesse texto para alimentar o mito!