Peninha Posted December 5, 2005 at 11:15 AM Report #8083 Posted December 5, 2005 at 11:15 AM Bem, nao sei se alguem ainda esta' interessado, mas a prova disto faz-se em poucas linhas 😉
Grettir Posted December 5, 2005 at 12:20 PM Report #8088 Posted December 5, 2005 at 12:20 PM Eheheh... força Peninha, coloca ai a prova da coisa. Temos de começar a puxar pela rapaziada...a matemática é um jogo de logica e de muita pratica. Estou a pensar em colocar aqui um pequeno problema e apos algum tempo colocar a resposta (a demonstraçao) O que acham da ideia? Fiquem bem Ricardo Castelhano ----------------------- FullStack Developer Technical Manager Trainer
Peninha Posted December 5, 2005 at 01:17 PM Author Report #8095 Posted December 5, 2005 at 01:17 PM Ok, entao aqui fica a "prova": Comecemos por pensar num poligono convexo com n lados (ou n vertices). Uma forma de contar as diagonais deste poligono (D_n) e' estabelecer uma relacao entre D_n e D_{n-1}, ie, as diagonais de um poligono convexo com n-1 lados. Para facilitar a escrita, P_n denota um poligono de n lados. Lema: D_n = D_{n-1} + n -2 para n>3 D_3 = 0 Demonstracao: (esta parte nao provei mas penso que funciona 😉 ) Notemos que P_n pode ser decomposto como o fecho convexo de um vertice V de P_n com um poligono convexo de n-1 lados. Assim, o numero de diagonais de P_n e' a soma de - diagonais de P_{n-1}- a diagonal que liga os vertices adjacentes a V (enquanto vertice de P_n)- as n-3 diagonais que tem origem em V e o resultado fica demonstrado! Para obter o pretendido basta agora resolver a relacao de recorrencia: D_n = = D_{n-1} + n-2 = D_{n-2} + (n-3) + (n-2) = D_{n-3} + (n-4) + (n-3) + (n-2) =...= D_3 + 2 + 3 + ... + (n-3) + (n-2) = 2 + 3 + ... + (n-3) + (n-2) = n(n-3)/2 A decomposicao de P_n nao esta' muito bem justificada, mas penso que com a formalizacao adequada e' possivel provar isso (pelo menos e' intuitivo). Quando a problemas para resolver, venham eles!
saramgsilva Posted December 6, 2005 at 01:42 PM Report #8176 Posted December 6, 2005 at 01:42 PM ppl nao se assustem com as coisas que dizemos, por vezes até sao coisas simples, é so necessario analisa-las com calma e paciencia...e por vezes nao é preciso saber assim tanto de math ;) em relação a problemas, acho boa ideia...de momento tou sem tempo pra tratar disso, mas dou a sugestao: olimpiadas de math tem exercicios mto giros... 8) www.saramgsilva.com As minhas apps no WP7 Marketplace Youtube : Galinho - Windows Phone 7.5
Recommended Posts