Jump to content
Bernardo Vieira

Duvida - Nao encontra " Allegro.h "

Recommended Posts

Bernardo Vieira

Olá. Eu sou novo aqui, esté é inclusive o meu primeiro post, como tal peço desculpa se estou a coloca-lo no lugar errado.

É o seguinte, eu comecei a dar uma olhada na Wiki da P@P para começar a estudar C e este foi o primeiro topico que eu visitei http://wiki.portugal-a-programar.org/dev_geral:c:allegro_-_programando_jogos

Neste exemplo tem de se obter a atualizacao para o Allegro, coisa que o Dev-C++, que é o que estoua  usar, nao tem e para isso é preciso atualizar de forma a poder utilizar. Bem, eu fiz o referido na tal página mas no momento em que foi complicar ele diz nao encontrar "allegro.h" ja atualizei varias vezes e continua com o mesmo erro. Vou deixar uma imagem.

devc5005projeto1projeto.jpg

Aguardo respontas.

Desde já obrigado.

Bernardo Vieira

HappyHippyHippo

O allegro não tem nada haver com o dev-c++.

Enquanto que o allegro é uma biblioteca com funcionalidade de jogos 2d o dev-c++ é um IDE (integrated development environment : um programa para escrever código).

O que terás de fazer é ir a net, procurar o site do allegro e sacar o pacote de desenvolvimento onde se encontra os ficheiros "headers" e o ficheiro .dll para se poder "linkar" ao programa que estás a fazer.

Se estas a seguir o tutorial (apesar de não o ter lido), deverá ter a explicação como tomar estes passos.

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

Bernardo Vieira

Nao, nao diz como se faz isso, simplesmente tem "O Dev-C++ tem um pequeno plug-in que facilita o trabalho de instalação do Allegro.

Basta ir no menu Ferramentas » Actualizações » Seleccione o Mirror » Check for Updates » Allegro."

Bom vou tentar fazer o que disse. Obrigado

HappyHippyHippo

Oh ... já não me lembrava que o dev-c++ tinha esse tipo de coisas ... verifica se tens o local de actualização correcto e/ou se tens de dizer para ir actualizar a um novo local.

Deverá ter informação no site do dev-c++.

S7sRuss

É um tiro no escuro, mas...

Experimenta trocar #include <allegro.h> por #include "allegro.h"

O primeiro procura a biblioteca na pasta onde se encontra todas as bibliotecas standard. O segundo procura a biblioteca na pasta onde está a ser processada a compilação.

"Lamento... Detectou mais de dez mil ficheiros infectados..."

HappyHippyHippo

É um tiro no escuro, mas...

Experimenta trocar #include <allegro.h> por #include "allegro.h"

O primeiro procura a biblioteca na pasta onde se encontra todas as bibliotecas standard. O segundo procura a biblioteca na pasta onde está a ser processada a compilação.

Se no dev-c++  existe um sistema de módulos instaláveis com bibliotecas destas, elas teram de ser instaladas num local partilhado, logo o #include "allegro.h" não faz sentido.

No entanto, fará mais sentido algo do género:

#include <allegro/allegro.h>

mas como não uso o dev-c++ não sei onde ele mete os headers. Só alguem que tenha este IDE poderá responder a esta questão.

Bernardo Vieira

Quero agradecer a todos que tentaram me ajudar, e em especial a S7sRuss que me deixou um link no qual eu pude ver uma outra maneira de colocar o allegro a funcionar, porém eu nao consegui porque la espelica como, mas eu nao consigo obter o ficheiro "allegro.a" ou "allegro.lib" apesar de ja ter ido ao site do allegro nao conseguir resolver isso. Ja tentei baixar mais que um e ocorreme sempre o mesmo problema  :bored:

Menino

já agora aproveito este post para tirar uma duvida parecida, estou a programar em C, na linha de comandos do LInux(Caixa Mágica 16) e estou com um problema em compilar pois quando quero correr o programa diz-me o seguinte "fatal error: iostream.h: Ficheiro ou directoria inexistente"

Quando no codigo tenho:

#include<iostream.h>

Obrigado

Bernardo Vieira

O meu problema resumesse um pouco a isso, o erro é o mesmo só a diferença é que isso estaa  aacontecer com o "allegro.h" em vez do "iostream.h"

HappyHippyHippo

iostream é uma biblioteca de c++, e para fazer include dessa biblioteca o ficheiro onde estão incluidas as definições não leva .h. Por isso terás de alterar o teu include para:

#include <iostream>

caso isso não resolva o teu problema ... falta-te fazer o download/instalar o pacote com as ferramentas básicas de desenvolvimento em c++.

Menino

Já fiz o #include sem o .h mas também não deu. já tentei instalar os pacotes mas diz que a a aplicação de instalar pacotes está estragada e mais instalei este SO de um cd original.

OBrigado

HappyHippyHippo

se a aplicação de gestão de pacotes está estragada só tenho um conselho ...

desinsta-a o dev-c++ (apaga bem os ficheiros) e volta a instalar tudo

Bernardo Vieira

Bem, eu ja tinha feito isto 2 ou 3 vezes e nao tinha funcionado, porém desta vez ficou tudo correto! Voltei a instalar o dev c++ de novo. Ja tenho o allegro a funcionar. Obrigado a todos.