Jump to content
caldeira.istec

Contar ficheiros por parte do nome numa pasta especifica

Recommended Posts

caldeira.istec

Caros Amigos,

Estou agora pela primeira a tentar dedicar-me a aprender VBA.

Gostaria que me ajudassem na seguinte situação. Imaginem que tinha uma pasta no meu computador com 50 ficheiros caracterizados com nomes diferentes de 8 digitos, tendo alguns ficheiros no entanto em comum os primeiros 3 digitos.

No excel pretendo colocar nas células A1 a A10 valores de 3 digitos, alguns com correspondencia com o inicio do nome de alguns ficheiros que tenho na pasta. Essa pasta por exemplo é c:\arquivo\teste  e os ficheiros têm a extensão DWG.

Que código devo associar a um botão a colocar na sheet de forma a que ele conte os ficheiros na pasta anterior e cujo nome começa pelo conteudo da célula A1, colocando a contagem do numero de ficheiros na célula B1, pelo conteudo da célula A2, colocando a contagem do numero de ficheiros na célula B2, pelo conteudo da célula A3, colocando a contagem do numero de ficheiros na célula B3, e por aí sucessivamente até à célula A10.

Se o nome da célula A? não se identificasse com nenhum ficheiro, na célula B? aparecia o valor 0.

Muito obrigado pela ajuda que me possam prestar.

😳

HIT_Braga

Bom dia

Vou deixar-te aki uma pista, mas tens de começar por algum lado...

' make a reference to a directory
        Dim di As New IO.DirectoryInfo("c:")
        Dim diar1 As IO.FileInfo() = di.GetFiles("123*.txt")
        Dim dra As IO.FileInfo

'list the names of all files in the specified directory
        For Each dra In diar1
            ListBox1.Items.Add(dra)
            TotalFiles = TotalFiles + 1
        Next

Com este código procuras os ficheiros na pasta que queres, com a extensão,nome que desejas.

Agora tens de adaptar ao teu caso.

Sds,

HIT

" Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "

FreiNando

Podes criar uma função para colocar na coluna B e nem precisas de clicar em nenhum botão

A função pode ser algo como isto:

Public Function ContarFicheiros(ByVal Pasta As String, ByVal Texto As String) As Long
    Dim S As String, I As Long

If Right(Pasta, 1) <> "\" Then Pasta = Pasta & "\"
    Texto = Texto & "*.dwg"
    'a extensão pode também ser colocada como parametro:
    'Texto = Texto & "*." & Extensao

S = Dir(Pasta & Texto) 'S contém o nome do 1º ficheiro encontrado

Do Until S = ""
        I = I + 1
        S = Dir() 'S contém o nome do proximo ficheiro da sequência
    Loop
    ContarFicheiros = I
End Function

Metes o nome da pasta numa celula, e inseres esta formula nas celulas da coluna B onde irá aparecer o numero de ficheiros que contenham aquele texto no inicio do nome.

Coloca esta formula num modulo de VBA.

Desculpa HIT_Braga mas o VBA não suporta .NET e o mais parecido com isso é o Shell32(Microsoft Shell Controls and Automation), que é complicado de utilizar.

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles

caldeira.istec

Obrigado aos dois pela dica. Amanhã vou testar. Depois digo como ficou.

Uma abraço.