Jump to content
rocks

Ajuda na escolha da primeira linguagem - onde começar?

Recommended Posts

rocks

ola, boa noite eu desde de algum tempo a traz tenho me começado a interessar por programação mas não sei por onde começar  nem que linguagem aprender, preciso de ajuda

Por onde acham que devo começar e que linguagem escolher para aprender em casa?

obrigado

pmg

Eu sugiro JavaScript (e HTML para suporte): ja tens tudo o que e necessario -- um browser e um editor de texto

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

HappyHippyHippo

existem muitos livros para iniciantes na programação, caso contrário, o que não faltam são tutoriais na net

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

pikax

A minha primeira linguagem foi C, aconcelho-te a comprar o Linguagem C de Luis Damas, ou ir aqui http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=1132 ou tambem aqui http://wiki.portugal-a-programar.org/dev_geral:c:bases_de_programacao

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

bubulindo

Eu sugiro JavaScript (e HTML para suporte): ja tens tudo o que e necessario -- um browser e um editor de texto

Alguém vem a um fórum de C perguntar que linguagem aprender e tu indicas JavaScript? LOL

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

ralmeidasantos

boas na minha opiniao deves começar em pascal pois é uma ligua basica e agradavel para iniciantes, mas nao te deixes ficar pelo pascal pois é uma linguagem muito fraca, deves ir até ao C.

se gostas da parte web e video jogos deves aprender java / java-script

se nao vai para pascal e depois vai para C

cumprz

HTML Master

The programs change the world

bubulindo

Eu acho que deves evitar por completo o Pascal e seguir logo para C. Por ser muito básica, pode também criar "vícios" que depois são mais difíceis de combater quando programares em C ou noutra linguagem.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

taviroquai

Aprende C. É uma linguagem "mãe" de muitas outras... e estas vão se tornar familiar :P

apocsantos

Boa tarde,

Se tens oportunidade de escolher por onde começar C seria uma boa opção. Não perdias muito em começar por pascal e evoluir para C / C++, mas dado que agora informação gratuita existe em abundância, talvez não fosse má ideia começar por C.

Se queres aprender a programar, não te limites a uma linguagem, tenta aprender os conceitos chave, aprender algoritmia, e não te focares demasiado numa linguagem.

Eu por exemplo comecei com Basic para o 48k, aprendi Pascal, depois C, C++ e assim sucessivamente, mas mesmo quando comecei a aprender Basic insistiam para aprender algoritmia, porque diziam e muito bem que é a base para programar seja em que linguagem for.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

ralmeidasantos

"Eu acho que deves evitar por completo o Pascal e seguir logo para C. Por ser muito básica, pode também criar "vícios" que depois são mais difíceis de combater quando programares em C ou noutra linguagem. "

concordo plenamente com os vícios, mas se ele nao percebe nada de nada acho melhor começar pelo básico eu falo nisto por experiência própria xD

HTML Master

The programs change the world

bubulindo

Se queres aprender a programar, não te limites a uma linguagem, tenta aprender os conceitos chave, aprender algoritmia, e não te focares demasiado numa linguagem.

Aqui está o conselho mais valioso de todos.

No fim de contas, é a algoritmia que é importante. A linguagem pode ser aprendida e muitas das vezes problemas diferentes são resolvidos por linguagens diferentes. No entanto, a base é comum e é a algoritmia.

concordo plenamente com os vícios, mas se ele nao percebe nada de nada acho melhor começar pelo básico eu falo nisto por experiência própria xD

Assembly?

C é básico que chegue para começar e potente o suficiente para muito do que se pretende fazer após saber a linguagem. Além de que permite mexer a um nível mais básico, bem como servir de base para níveis mais altos como C++, C#, Objective-C, Java...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

rocks

ok obrigada

mas agora nao sei o que fazer nem como aprender alguem sabe de alguma coisa que me possa ajudar a aprender "sozinho em casa" sem ajuda?

bubulindo

A minha primeira linguagem foi C, aconcelho-te a comprar o Linguagem C de Luis Damas, ou ir aqui http://www.portugal-a-programar.pt/index.php?showtopic=1132 ou tambem aqui http://wiki.portugal-a-programar.org/dev_geral:c:bases_de_programacao

Ou:

ftp://ftp.unicamp.br/pub/apoio/treinamentos/linguagens/c.pdf  (esta universidade tem imensas sebentas sobre mais assuntos bem escritas)

Ou:

http://www.dei.isep.ipp.pt/~anamadur/APRO0405/sebc.pdf

Eu aprendi com este livro... e com os autores que foram meus professores.

http://www.bertrand.pt/ficha/fundamental-da-programacao-em-c?id=99210

Mas acho que a sebenta do DEI do ISEP que está em cima é a mesma coisa que este livro.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

apocsantos

Boa tarde,

Existem muito bons livros on-line. Eu como sou assumidamente fã de "hard-copy", recentemente comprei este http://www.centroatl.pt/titulos/tecnologias/algoritmia.php3 para a minha colecção e consulta.

Acabei por ler o livro todo e gostei bastante. Abstrai-se da linguagem e primeiro dá noções de algoritmia pura e dura! Depois sim apresenta a linguagem C e a linguagem Java, com alguns exercícios.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

Baderous

http://www.bertrand.pt/ficha/fundamental-da-programacao-em-c?id=99210

Mas acho que a sebenta do DEI do ISEP que está em cima é a mesma coisa que este livro.

Tenho esse livro e considero o do Damas muito melhor, é muito mais estruturado e pensado em quem quer começar. Esse parece uma amálgama de temas, tudo despejado de forma pouco ordeira e com explicações a necessitar de maior detalhe.

bubulindo

E tu não conheceste os autores (talvez)... LOL

Eu acabei por usar o do Damas apenas como guia para rever algumas coisas e como tal não o usei como tive de usar este dos Sampaios. Mas concordo que o livro será mais indicado para quem queira rever algum assunto do que para começar do zero.

Algo que seria interessante saber é o sistema operativo que o OP está a usar para podermos indicar compiladores (no caso de ser Windows) e como os instalar.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

rocks

obrigada a todos pela informaçao

se me quiserem dizer ou falar de mais alguma coisa disto agradeço

obrigado

apocsantos

Boa noite,

Existe pano para mangas para se falar. Neste caso seria relevante saber que sistema operativo estás a usar, para te poder-mos recomendar compiladores, e informação disponível na net sobre programação.

A questão agora passa por saber o que pretendes aprender mais concretamente e qual o objectivo. Por exemplo se fores programar "esporadicamente" programas para uso pessoal, talvez não fosse má ideia aprenderes algo mais simples. Se o teu objectivo for aprender programação a um nível mais "sério" o melhor é mesmo começar por C.

Mas mantenho o que te disse, mais importante do que aprender uma linguagem é aprender algoritmia. A linguagem é a "ferramenta" com que implementas os teus algoritmos.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

thoga31

boas na minha opiniao deves começar em pascal pois é uma ligua basica e agradavel para iniciantes, mas nao te deixes ficar pelo pascal pois é uma linguagem muito fraca

Estás a viver nos anos 70, suponho? 🤔

Bem, já todos te orientaram, @rocks, para C. Por isso nem me vou dedicar a dar a minha opinião.

Apenas digo com tristeza que o Pascal perde terreno pelos velhos "preconceitos" de ser "fraca". Nos anos 70 era fraca se comparada com os padrões de hoje. Mas hoje o Pascal, junto com o Delphi, consegue ser muito poderoso.

Knowledge is free!