Jump to content
Sign in to follow this  
Daniivo

PHP Framework

Recommended Posts

Daniivo

bem... eu quero começar em MVC....

estava a pensar mexer em Zend o que acham?? olhem para aquilo e n percebo nada :S lol

scorch

Daniivo, é normal que não percebas. Ninguém nasce ensinado, e se não aprendermos, nunca iremos perceber nada. :)

Se quiseres aprender Zend, começa por ver uns video tutoriais, e ir lendo a documentação deles. De qualquer maneira, se queres começar MVC, recomendaria-te alguma framework com uma menor curva de aprendizagem, tipo CodeIgniter, que tem uma excelente documentação. Li a documentação daquilo, e numa noite já tinha uma "aplicaçãozinha" a funcionar. ;)

É verdade que nunca trabalhei com Zend, mas pelo que sei, tanto Zend como Symfony requerem uma maior curva de aprendizagem. :)

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

taviroquai

Daniivo, o que já sabes sobre MVC?

Basicamente, MVC organiza o código em 3 partes: Modelo, Vista e Controlador. Porquê? Porque supostamente ao separar essas 3 partes, elas podem ser trabalhadas de forma independente. Por exemplo se essas partes estiverem em ficheiros diferentes, podes ter 2 programadores, 1 a mexer no Modelo e outro a mexer na Vista sem ambos mexerem no mesmo ficheiro entendes?

Já sei que não gostam dos meus exemplos minimalistas mas para se ensinar tem que ser assim  🤔

O Modelo será a parte do código onde se programa o comportamento das entidades de um programa. Por exemplo num Blog, temos uma entidade Artigo. Normalmente em MVC separa-se tudo em ficheiros:

Ficheiro model/artigo.php

<?php
class Model_Artigo {
    private $titulo;
    private $data;
    private $conteudo;

public function findAll() {
        ...
    }
}

Normalmente no Modelo também colocas como é que os dados de um modelo ficam persistentes, por exemplo, como é que esse modelo se guarda numa base de dados. Assim na classe Modelo colocas métodos que leiam e salvem informação numa base de dados. Também se pode separar a persistência em outras classes... por exemplo bibliotecas ORM.

Ficheiro view/blog.php

<?php
class View_Blog {
    public function render($items) {
        foreach ($items as $article) {
            echo "<div>$article->titulo</div>";
            echo "<div>$article->conteudo</div>";
        }
    }
}

No ficheiro view/blog.php será onde colocas a lógica de visualização, ou seja, tudo o que têm a haver com a forma como apresentas os dados vai neste ficheiro. No exemplo acima, apresenta-se o titulo e o conteudo entre divs. Ainda na vista é costume usar outras bibliotecas especificas para manipular a apresentação de dados, como Mustache, PHPTAL, etc...

Ficheiro controller/blog.php

class Controller_Blog {
    public function index() {
        $artigos = Model_Article::findAll();
         View_Blog::render($artigos);
   }
}

No controlador controlas o flow da aplicação, normalmente o pedido na URL é encaminhado para o controlador, por exemplo se pedir http://localhost/blog, o pedido é encaminhado para o controlador blog.

No controlador blog, decides o que fazer com o pedido do utilizador, neste caso vamos apresentar a lista de artigos, para isso precisamos da vista para apresentar e do modelo para carregar a informação da base de dados. Há várias formas de passar os dados para a vista... depende da framework...

Basicamente é isto! Agora já percebes porque as pastas controller, view e model nas frameworks ;)

Daniivo

qual é a difrença entre o zend e outros?? o zend o é o mais usado pelo menos a nivel empresarial pk?

relativamente ao CodeIgniter quando andas-te a aprender o que andas-te a  ler???

Daniivo

eu vou vos fazer rir um bocado....

eu tive aprender ASP.net inclusive paguei para ter um curso em um site BR, em que eu n aprendi nada, comparando com os tutoriais que estao no site da microsft que tem mt mais conteúdo, mas pelo menos valeu pelo diploma.. :P

como tal a minha ideia era fazer um portefólio em ASP.net para por o conteúdo em pratica, mas a nivel de hosts é mais complicado, logo virei-me para php e como ja fiz muita coisa em php, vou fazer portefólio em MVC looool, vai dar mais trabalho a fazer a estrutura do que a fazer o portefólio mas pelo menos vai servir para praticar....

scorch

Pode-te custar um bocado, é normal, mas depois de te habituares, vais ver que o código te sai normalmente. Quanto aos hosts, também é normal, pois hosts, principalmente gratuitos, é mais fácil encontrar para PHP.

scorch_pp.png

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

Daniivo

Pode-te custar um bocado, é normal, mas depois de te habituares, vais ver que o código te sai normalmente. Quanto aos hosts, também é normal, pois hosts, principalmente gratuitos, é mais fácil encontrar para PHP.

gratuitos e mais económicos!!! mesmo assim o meu costou-me 27€ com domínio.

bem ja vamos em 4/5 frameworks, kohana a nivel de tutoriais ta fraquinho :P