Jump to content
dianapires123

Blog em Php

Recommended Posts

dianapires123

Tenho um site, nele é possivel colocar um blog feito em php?

Como fazer um blog em php? é a mesma coisa que fazer um site?

scorch

@dianapires123 Essa é uma pergunta um pouco vaga. Como disse o jpaulino, podes usar o Wordpress. Criares um blog de raiz daria-te bastante trabalho, pelo que o aconselhável é mesmo usares um já feito. Se precisares, podes sempre integrar o login do teu site com o do Wordpress. ;)

PS: Não respondo a perguntas por mensagem que podem ser respondidas no fórum.

taviroquai

Então...?  ;) Se estamos no forum de programação porque não ensinar a fazer um blog muito básico? É certo que mesmo um simples blog daria cerca de 50 linhas de código mas pelo menos a pessoa aprendia algo... se pegar no Wordpress faz uns cliques e não aprende nada...  👎

jpaulino

Então...?  ;) Se estamos no forum de programação porque não ensinar a fazer um blog muito básico? É certo que mesmo um simples blog daria cerca de 50 linhas de código mas pelo menos a pessoa aprendia algo... se pegar no Wordpress faz uns cliques e não aprende nada...  👎

Então força, explica como se faz um blog em 50 linhas :)

Se conseguirem em menos de 500 (10x mais do que disseste), pago-te um copo :)

taviroquai

EDIT: exemplo completo. O código não é reútilizavel mas é super conciso e eficiente :)

admin.php

<?php
require_once 'lib/rb.php'; // Incluir o ficheiro rb.php que é uma ORM que ajuda a ler e escrever numa base de dados
R::setup('sqlite:data/blog.db'); // R passa a ser a nossa ORM. Aqui dizemos à ORM como aceder à base de dados, neste caso SQLite
if (!empty($_GET['id'])) $article = R::load('article', $_GET['id']); // Pedimos a ORM para abrir os dados do artigo pelo id, fica em $article
if (!empty($_GET['delete']) && !empty($article)) { // Se existir o artigo e for passado o parametro delete na URI...
    R::trash($article); // Pedimos à ORM para apagar o artigo
    header('Location: index.php'); die(); // Com header() redirecionamos para a pagina index.php; Como não há mais nada a fazer die()
}
if (!empty($_POST)) { // Se o pedido do utilizador vier de um formulário, os dados do formulario estão na variavel $_POST e esta não está vazia...
    if (empty($_POST['id'])) $article = R::dispense('article'); // Se o campo id não estiver vazio, pedimos à ORM para abrir o artigo pelo id
    $article->import($_POST, 'title,author,content'); // O artigo vai importar os dados do formulario, os campos title, author e content
    R::store($article); // Agora já podemos guardar o artigo com os novos dados
}
?>
<form action="admin.php?id=<?=empty($article) ? '' : $article->id?>" method="post"><!-- se a variavel $article estiver vazia, colocamos '' (string vazia) senao, colocamos o id do artigo -->
    <fieldset><legend>Article</legend>
        <label for="title">Title</label>
        <input type="text" id="title" name="title" value="<?=empty($article) ? '' : $article->title?>" /><br />
        <label for="author">Author</label>
        <input type="text" name="author" value="<?=empty($article) ? '' : $article->author?>" /><br />
        <textarea name="content" cols="80" rows="10"><?=empty($article) ? '' : $article->content?></textarea><br />
        <input type="hidden" name="id" value="<?=empty($article) ? '' : $article->id?>" />
        <button type="submit">Save</button>
    </fieldset>
</form>

Ainda sobram 25 linhas para a página blog.php para listar os artigos... quem quiser pode continuar... nem deve chegar a 50 linhas... Tens que vir a Tavira para me pagares o copo!  ;)

index.php

<?php
require_once 'lib/rb.php'; // O mesmo no ficheiro admin.php
R::setup('sqlite:data/blog.db'); // O mesmo no ficheiro admin.php - até se pode colocar estas linhas num include...
if (empty($_GET['title'])) $articles = R::find('article'); // Se estiver vazio o paramatro title passado na URI, pedir à ORM para abrir todos os artigos
else $articles = R::find('article', ' title = ? ', array(urldecode($_GET['title']))); // senão, pedir à ORM para abrir o artigo com o titulo igual ao titulo passado na URI
?>
<!DOCTYPE html>
<html xmlns="http://www.w3.org/1999/xhtml">
    <head>
        <title>Concise 50 lines PHP Blog</title>
    </head>
    <body>
        <div><a href="admin.php">Create a new article</a></div>
        <? if (empty($articles)) : ?><div>Sorry, no articles found!</div> <!-- Se não existirem artigos, mostrar mensagem -->
        <? else : // senão...
            foreach($articles as $article) { /* Para cada artigo no array $articles fazer o seguinte... */ ?>
                <h1><a href="index.php?title=<?=urlencode($article->title)?>"><?=$article->title?></a></h1><!-- colocar o titulo -->
                <span><a href="admin.php?id=<?=$article->id?>">edit</a></span><!-- colocar o link para modificar -->
                <span><a href="admin.php?id=<?=$article->id?>&delete=true">delete</a></span><!-- colocar o link para apagar -->
                <div class="content"><?=$article->content?></div><!-- colocar o conteudo do artigo -->
                <hr />
            <? }
        endif; /* não esquecer fechar o bloco ELSE */ ?>
    </body>
</html>

O pacote completo aqui.

jpaulino

Ainda sobram 25 linhas para a página blog.php para listar os artigos... quem quiser pode continuar... nem deve chegar a 50 linhas... Tens que vir a Tavira para me pagares o copo!  :)

Vá lá, o que isso? Como é que inseres uma nova entrada, como apagas um registo, como modificas, etc, etc. Não vais pedir a um utilizador para fazer isso tudo via db. Já para não falar do "normal" num blog: tags, pesquisa, comentários, SEO, etc. (como o mjamado já referiu) ;)

Acho que é fazível nas 500 do jpaulino. Alguém quer ir numa de mini-concurso?

É uma ideia muito fixe para um desafio :)

taviroquai

Vá lá, o que isso? Como é que inseres uma nova entrada, como apagas um registo, como modificas, etc, etc. Não vais pedir a um utilizador para fazer isso tudo via db. Já para não falar do "normal" num blog: tags, pesquisa, comentários, SEO, etc. (como o mjamado já referiu) ;)

Esta pagina admin.php serve de formulário para editar, criar e apagar artigos... sim falta 1 linha para apagar um artigo com base num $_REQUEST['id'] :)

Os links para criar, editar e apagar vão na pagina blog.php

Disse 50 linhas porque a pessoa que iniciou este tópico está a aprender php... 500 linhas são uma confusão total para uma pessoa que está a iniciar... mas já que mudaram o contexto deste tópico para um concurso, sinceramente 500 linhas não é nada de extraordinário e qualquer programador, com conhecimentos médios em php faz... pensando bem o mais correcto no concurso, sendo php, seria fazer sem javascript e sem css, apenas php e HTML; javascript e css já são add-ons que nada têm a haver com a lógica de um blog em php 👎

dianapires123

Olá. Não quero confusões. Sou apenas uma pessoa que está a aprender php e sim perguntei isto porque quero fazer com php.

Para que wordpress? Isso eu já fiz milhoes de vezes e não aprendi quase nada.

Muito obrigado ao taviroquai, porque ele sim percebe sobre o assunto. Eu não quero que me venham dizer para criar um blog em wordpress ou blogspot, eu quero é que me ajudem a perceber e como fazer um blog em php?

E desculpem lá se é para discutirem não vala a pena postarem neste topico, eu agradeço as pessoas como tiviroquai e ao hippyhappy, porque eles sim me tem ajudado bastante e sem confusões. Agora o resto tambem mas não é preciso estarem a fazer deste topico um concurso, so quero aprender como se faz um blog em php e quem me quiser ensinar agradeço imenso.  ;)

É assim. Começei a aprender php a uns dias atrás e é normal que faças algumas perguntas.

Tu obrigado na mesma mas porque e que eu quero um codigo de 500 linhas se eu nao o percebo.

Tu não percebes o tiviroquai disse 50 linhas porque eu sou novo na aprendizagem do php e assim sempre percebia alguma coisa.

Eu sei que tenho feito perguntas demais mas é so agora no inicio e peço desculpa por isso.

Mas quem me tem ajudado bastante é o tiviroquai e o happyhippy.  E não quero que este topico se tranforme em concurso. Se quiserem façam noutro topico mas eu postei este topico porque gostava que alguem me dissesse o basico de como fazer um blgo em php. Não me importo que for 50 linhas, porque ai ja estava a aprender alguma coisa. UM grande abraço para o tiviroquai e para o happyhippy. Se alguem me quiser ajudar a ver o basico de um blog em php agradeço muito.

Só digo não quero respostas a este topico escusadas  :dontgetit:

E em que é que eu tenho sido mal ajudada? Já que tu não me ajudas ajudam os outros, não achas? é graças a eles que sei um pouco de php e estou a entrar neste mundo.

E se sábes assim tanto porque nao me ajudas a fazer o basico de um blog?

mjamado para com isso.

Eu não postei este topico para isto.

Não te aches melhor que os outros porque quem me tem ajudado muito é o tiviroquai e o happyhippy.

Por isso eu postei este topico para aprender o básico de como fazer um blog. Até pode ser em 50 linhas como o tiviroquai disse. Mas eu quero aprender e quem me quiser ajudar agrdeço imenso.    :)

Agora mjamado se é para esse tipo de coisas nao poste mais aqui neste topico.

Já o yoda e o fil79 tambem me tem ajudado bastante e outros. Acho que são todos fixes mas espero que mjamado e outros não me venham com estas coisas como já disse antes.

HappyHippyHippo

Para começar, podes criar um pequeno site com posts e ir adicionando as funcionalidades normais de um blog como as tags e comentários (passinhos pequenos).

Mas para isso, podes começar a determinar a estrutura da tua base de dados. Por exemplo, necessitas de um tipo de autenticação e registos com os posts. Por isso cria duas tabelas: utilizadores e posts. (não te esqueças de adicionar um registo para poderes te autenticar depois de criar as páginas de asministração)

Depois cria estas páginas em php

(administração)

- página de login

- página de listar posts

- página de criar e/ou editar posts

(apresentação)

- página de apresentar posts

com isso terás um mini-mini blog

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

HappyHippyHippo

por favor ... a ideia de criar o desafio até é boa ... mas podem criar um post para isso e discutir isso lá ?

para uma pessoa a começar voçes não estão a ajudar nada ...

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

jpaulino

por favor ... a ideia de criar o desafio até é boa ... mas podem criar um post para isso e discutir isso lá ?

para uma pessoa a começar voçes não estão a ajudar nada ...

Tópico dividido e atenção aos comentários menos correctos ... se continuarem o tópico será fechado.

O que foi pedido foi criar um blog num site já existente. A ideia de usar wordpress é das mais viáveis pois não indicado que era para o fazer de raiz e o wordpress tem tudo (ou quase tudo).

jpaulino

@dianapires123,

O ataque nem sempre é a melhor resposta ... tu deves ler os comentários e questionar quando não entendes.

Criar um blog com backoffice, com segurança, com autenticação, SEO, etc, dá algum trabalho e necessita de algum conhecimento. Se for uma "brincadeira" ou um trabalho, tudo bem, se for para integrar numa página que já tens e que queres simplemente ter um blog, aí sugiro (como já o tinha feito) usar algo como wordpress.

taviroquai

Mas para isso, podes começar a determinar a estrutura da tua base de dados. Por exemplo, necessitas de um tipo de autenticação e registos com os posts. Por isso cria duas tabelas: utilizadores e posts. (não te esqueças de adicionar um registo para poderes te autenticar depois de criar as páginas de asministração)

Para manteres a informação persistente, podes usar 1 de duas soluções... uma base de dados, tal como o happy indicou, ou ficheiros no disco... a complexidade para usar tanto uma como outra solução, para ti, é capaz de ser a mesma...

Se usares uma base de dados, existem pelo menos duas soluções de implementação: fazes o planeamento relacional, ou seja o MER (Modelo Entidade Relação), ou em PHP, usas uma biblioteca que crie essas relações por ti, como uma ORM (Object Relational Mapping).

No exemplo que dei, em vez de planear o MER, estava a usar uma biblioteca que cria numa base de dados as entidades e relações por ti, para que te pudesses focar no PHP.

Depois de entenderes isto podemos te mostrar algum código... eu já te mostrei um exemplo de como criar numa base de dados essas entidades e relações através de PHP, com recurso a uma biblioteca ORM.

dianapires123

Eu de base dados e sql sei um pouco junto com o php.

Taviroquoi já percebi o teu comentário. Se por acaso me pudessem dar um incio de um codigo para um blgo simples. Como colocar posts e assim? E mais algumas coisas?

Quem me puder ajudar poste ai.

taviroquai

Diana, para desenvolver qualquer software é preciso analisar os problemas, planear, estudar várias linguagens, ver qual melhor resolve o problema, estudar os manuais das ferramentas e só no fim começar a desenvolver.

É claro que um Blog, já foi analisado por N pessoas, é um típico Case Study e podes já começar a meter as mãos no código se conheceres o seu funcionamento.

Se já tens a base de dados implementada, ou seja, já tens as tabelas e relações criadas, podes começar a escrever PHP. Já tens a base de dados?

dianapires123

já se me poderia dar uma ajudinha a inciciar o codigo agradecia

mas poste no outro topico de tutorial php

yoda

Para que wordpress? Isso eu já fiz milhoes de vezes e não aprendi quase nada.

Boa resposta. ;)

Quando eu me iniciei no PHP estive 1 mês a aprender sozinho, e só depois disso é que entrei numa comunidade como esta para esclarecer algumas dúvidas, já sabendo o que perguntar e como, e obtive logo a ajuda que precisava. Se não tivesse tentado sozinho tinha demorado muito mais tempo a aprender.