Jump to content

[Emergencia][vb.net 2005] ligar a bd em MS ACCESS remotamente

Recommended Posts

Posted

Estive a desenvolver um projecto em que envolvia uma bd em MS ACCESS, só que á ultima da hora tive de alterar o funcionamento do mesmo. Em que tenho de partir o programa em dois. só que tenho uma bd em access e vai ter de ficar na parte do server em que o cliente se possa ligar a ela... qual é a melhor maneira de partilhar um bd em access, de forma segura? é que da forma que a consegui partilhar foi atravez de uma pasta partilhada com direitos de leitura e escrita ... segurança ZERO.

Help-me tenho que entregar o projecto na escola e a deadline está mesmo a chegar ... tenho que ter isto pronto em 48 horas ...

estou sempre metido em sarilhos, e depois se na escola pedissem alguns projectos como deve ser ...  :bye2: ? 😁

Posted

Hummm... Correndo o risco de ser chamado de nomes menos próprios pelos amantes da MS, Access partilhado é sempre uma má escolha a nível arquitectural e técnico.

Agora para resolveres a tua situação, talvez a melhor solução passe por ligares os clientes via ODBC e ligares ao ficheiro com UNC para não estares a depender de drives partilhadas (que, acreditem, é um autêntico cancro em Windows).

10 REM Generation 48K!
20 INPUT "URL:", A$
30 IF A$(1 TO 4) = "HTTP" THEN PRINT "400 Bad Request": GOTO 50
40 PRINT "404 Not Found"
50 PRINT "./M6 @ Portugal a Programar."

Posted

UNC não é mais do que o caminho completo incluíndo a máquina. Por exemplo, se fizeste um share de um directório numa máquina e mapeaste esse share em H$, o UNC não é mais do que o caminho que H$ representa, "\\servidor-xpto\d$\trabalho\bd".

Quando fazes isto não necessitas de ter o directório partilhado, desde que o utilizador em causa tenha permissões para aceder à máquina e ao disco.

Fazendo uma ligação ODBC usando UNC permite-se aceder ao ficheiro Access sem estares a comprometer a segurança ao nível de drives partilhadas. No entanto eu não sou "expert" a nível de segurança e pode haver algumas nuances.

Uma vez tendo a ligação ODBC feita, a tua aplicação deve passar a usar a ligação ODBC.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

não estou a conseguir meter a pasta a partilhar para ficar assim desta forma "\\servidor-xpto\d$\trabalho\bd", tá sempre a pedir uma pass que n existe

Esse acesso tem de ser feito com um utilizador que tenha permissões para tal.

Tenta ir "servidor-xpto" e criar um utilizador local com privilégios de administração e usa esse utilizador, não te esqueças de o referênciar como "servidor-xpto\username" (não sei se é \ ou /).

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"

Posted

ok logo quando chegar a casa volto a tentar testar. um outro promenor... nas passwords e user, assim fico com pass da ligação e bd, como é que meto isso tudo na linha de  ligação ?!

Posted

ok logo quando chegar a casa volto a tentar testar. um outro promenor... nas passwords e user, assim fico com pass da ligação e bd, como é que meto isso tudo na linha de  ligação ?!

Não sei se percebi bem a tua pergunta...

Mas se estás a escrever uma connection string de OBDC, consulta a syntaxe da mesma.

10 REM Generation 48K!
40 PRINT "404 Not Found"