Jump to content
Blackie

Ordenação por um Campo de Texto

Recommended Posts

Blackie

Boa tarde a todos,

Tenho uma pequena BD em Access 2003, em que tenho uma (entre outras) Tabela com um Campo Tipo Texto que não consigo ordenar como pretendia. Ou seja:

- os registos que vão sendo criados, aparecem na tabela como A-1, A-2, A-3, ... A-10, A11, ... A19, A20, A21, ... (até aí tudo bem), só que aparecem por uma ordem que

não era a que eu esperava, quero dizer, aparecem: A-1, A-10, A-11, A-12, ... A-2, A-21, ... A-29, A-3, A-31. ... etc. Ora, o que é pretendido é que apareçam A-1, A-2, A-3, ... A-20, A-21,

A-22, etc.

Já tentei várias formas mas não consigo ordenar como quero.

Alguém pode dar uma ajuda ou sugestão?

Obrigado,

Blackie

progster

Bom dia.

E alteranto na tabela em questão para A01,A02,A03...A29?

Cumprimentos.

Não resolvo dúvidas por PM.

FreiNando

Se Criares uma consulta, ou usares a tabela num formulário podes ordenar como queres sem alterar os campos.

Presumo que esse campo tem sempre uma letra e um hifen ("A-") e o número vem de seguida.

Então a consulta pode ficar assim:

SELECT * FROM TABELA ORDER BY LEFT(Campo,1),VAL(MID(Campo,3))

Onde a primeira ordem é pela letra e a segunda pelo numero (o texto tem de ser convertido para numero).

O caminho mais curto para conseguir fazer muitas coisas é fazer uma de cada vez. Samuel Smiles