Jump to content

Problema com includes e charsets

jfosorio
 Share

Recommended Posts

Viva!

Estou com o seguinte problema:

Tenho uma página com o charset definido como iso-8859-1 no head. Nesta mesma página faço o include de um documento php onde estão algumas variáveis (maioritariamente expressões regulares). O problema surge quando imprimo as variáveis, pois os caracteres especiais ficam todos "marados".

Por exemplo, o conteúdo de uma das variáveis é:

/^([A-Za-záÁàÀãÃâÂéÉèÈêÊíÍìÌóÓòÒõÕôÔçÇ]{2,})([ ])([A-Za-záÁàÀãÃâÂéÉèÈêÊíÍìÌóÓòÒõÕôÔçÇ ]{2,})$/

.. mas está a imprimir:

/^([A-Za-záÃà ÀãÃâÂéÉèÈêÊíÃìÌóÓòÒõÕôÔçÇ]{2,})([ ])([A-Za-záÃà ÀãÃâÂéÉèÈêÊíÃìÌóÓòÒõÕôÔçÇ ]{2,})$/

Já estou farto de googlar e já experimentei montes de coisas que fui encontrando, mas nada surtiu efeito. Por exemplo, experimentei colocar no doc php onde tenho as variáveis, o header para definir o charset como utf-8 ou iso-8859-1, mas nada resolve o problema.

Alguém tem alguma sugestão para resolver esta questão? Desde já obrigado!

CSS 3D Text - Partilha mensagens em 3D com os teus amigos no Facebook!

Portal de Informática it4life - Emprego, notícias, fórum, comunidade.

Biba,

Vou-te responder o que me responderam quando me deparei com esse mesmo problema num site para vários idiomas:

Põe tudo em utf-8. Base de dados, tabelas, charset da página, a codificação do próprio ficheiro....tudo.

Não terás qualquer problema...a não ser que no meu caso, desconhecendo a origem, já que fiz isto tudo, ainda precisei de acrescentar ao ficheiro que fazia a ligação à base de dados: mysql_query("set names utf8");

No entanto como so foi uma linha e que executa sempre, deixou-me dormir descansado.

Abraços e beijinhos,Rui Costa

Bom dia,

Rui, obrigado pela resposta.

Já detectei qual o problema. Que estupidez da minha parte. Quando um gajo está cansado da cabeça, chega a um ponto que já nem sabe o que está a fazer...

Eu também já tinha experimentado pôr tudo com UTF-8 e não estava a resolver o problema. E porquê?! Porque eu, com toda a minha genialidade, chegava à Base de Dados e alterava o collation para ut8_general_ci., mas depois não mudava os campos das tabelas já criadas, por isso o que já estava definido com latin_swedish_ci continuava inalterado e o problema mantinha-se. :wallbash:

Bem, agora já está tudo a rolar, e até agora não tive problemas.

A dica do mysql_query("set names utf8"); parece interessante, mas até agora não foi preciso. de qualquer das formas fica sempre a referência para o caso de vir a ser necessário.

Obrigado e cumprimentos!

Corrijo o que disse anteriormente: de facto é mesmo necessário colocar a instrução mysql_query("set names utf8); senão os dados são armazenados com caracteres esquisitos...

Mais uma vez, obrigado pela dica!

Bom dia,

Estou com um problema semelhante, tenho a BD, tabelas, codificação atribuída ao charset do content-type e ficheiro guardado tudo em UTF-8 no entanto fazendo uma consulta à BD os nomes como por exemplo, Luís (com assento no i), o i é substituído por ?.

Se mudar o charset do content-type para ISO 8859-1 o nome aparece correcto mas o restante obviamente fica "desfigurado".

Alguma dica para resolver isto?

Obrigado.

"bater código"

Para resolver a mistura de codificação à que tentar perceber a codificação de cada um destes items:

• codificação do campo na base de dados
  • codificação da ligação à base de dados
  • codificação do ficheiro que contem strings de output, neste caso php
  • se usar templates, codificação do ficheiro template
  • codificação nos headers da resposta do servidor
  • se a resposta for um documento html, codificação explicita na tag <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8">

Portanto, as coisas podem falhar em vários níveis... espero não me ter esquecido de nenhum  😉

Para resolver a mistura de codificação à que tentar perceber a codificação de cada um destes items:

• codificação do campo na base de dados
  • codificação da ligação à base de dados
  • codificação do ficheiro que contem strings de output, neste caso php
  • se usar templates, codificação do ficheiro template
  • codificação nos headers da resposta do servidor
  • se a resposta for um documento html, codificação explicita na tag <meta http-equiv="Content-Type" content="text/html; charset=utf-8">

Portanto, as coisas podem falhar em vários níveis... espero não me ter esquecido de nenhum  😉

Já resolvi, o problema estava na codificação na ligação à base de dados, incluí mysql_query("set names utf8") mas no sítio errado, estava antes de abrir a base de dados.  ?

Para referência deve então, ser colocado depois de abrir a BD.

Obrigado!

"bater código"

Sim, o set names depois da ligação à base de dados, se não nunca pode funcionar.

Quando tive este problema foi para um site que além dos idiomas "latinos" estava traduzido em chinês simplificado, árabe, russo e outro que já não me lembro... o antigo programador como não sabia o que fazer quando criou esse site pela 1ª vez, tinha para cada idioma, uma pasta com o clone do site...já estão a imaginar a manutenção daquilo....

Abraços e beijinhos,Rui Costa