Triton Posted September 16, 2006 at 11:09 AM Report #50913 Posted September 16, 2006 at 11:09 AM Para começar a programar em Pascal é preciso um compilador, a ferramenta que transforma o código-fonte escrito num programa executável. Para escrever o código-fonte podem usar um editor de texto, como o Notepad++ ou o PSPad ou então usar um IDE, um ambiente de desenvolvimento integrado, que permite não só escrever o código fonte mas executá-lo directamente do mesmo sítio, entre outras coisas. Em último caso, o Notepad do Windows também permite escrever o código-fonte. Existem vários compiladores/IDEs para Pascal. Ambiente Windows FPC - Free Pascal Compiler download Compilador, vem com um IDE básico Pascal ZIM! download Compilador, vem com IDE Dev-Pascal download IDE, vem com uma versão leve do compilador Free Pascal FPS download IDE, vem com uma versão leve do compilador Free Pascal Se estiverem indecisos, o Dev-Pascal parece uma boa escolha para principiantes. 👍 Ambiente UNIX Neste caso, provavelmente já têm tudo o que precisam para começar. Existem vários editores neste ambiente, como o ViM e o EMACS. Para compilar o código podem usar o GPC (GNU Pascal Compiler) ou o FPC (Free Pascal Compiler). Caso não tenham estes programas instalados, consultem a documentação da vossa distribuição para ver como devem instalar novo software. Contudo, para o Free Pascal, o seguinte código na shell deverá instalá-lo: sudo apt-get install fpc Como instalar a versão mais recente do Free Pascal Compiler em distribuições GNU/Linux No repositório oficial na SourceForge, entrem na pasta correspondente à última versão estável e façam o download do ficheiro correspondente ao vosso sistema. Descomprimam o ficheiro, e através da shell, dirijam-se à localização da pasta e digitam o seguinte: sudo sh install.sh Ser-vos-á pedida a localização da instalação. Por defeito será em /usr, pelo que basta premir Enter sem escrever nada. A instalação irá decorrer, mas algumas perguntas serão feitas acerca da instalação de opcionalidades, como a FCL (Free Component Library), documentação e snippets de exemplos. Respondam Y (sim) ou N(não) conforme queiram (recomenda-se a instalação da FCL, no entanto). No final, o Free Pascal estará disponível através do seguinte comando: fpc <ficheiro> Caso tenham dúvidas, podem esclarecê-las nesta secção do fórum. Aprender a linguagem... Agora que já têm todas as ferramentas necessárias, vão precisar de algo para vos guiar na aprendizagem: Tutorial de Pascal (em PDF)http://www.portugal-a-programar.pt/files/file/6-tutorial-de-pascal/ Links úteis (documentação, livros, tutoriais, snippets) Obrigado ao Diablo pela ajuda. Última actualização: 23 Mar. 2014 | Por: thoga31 <3 life
Hipnoted Posted September 16, 2006 at 11:17 AM Report #50915 Posted September 16, 2006 at 11:17 AM Good post Triton! 👍 "Nunca discutas com um idiota. Eles arrastam-te até ao seu nível e depois ganham-te em experiência"
lufinima Posted September 17, 2006 at 04:07 PM Report #51187 Posted September 17, 2006 at 04:07 PM Mas já agora estão aqui mais alguns compiladores: MS-DOS/Windows: TMT Pascal -> Versão gratuita para DOS, vem com um IDE bastante agradável (IDE ambiente Windows) Inno Pascal -> Um pequeno compilador de pascal gratuíto do mesmo criador do Inno Setup PascalX -> Compilador gratuíto com IDE incluido e ainda com uma particularidade, pode usar-se a sintaxe do Pascal, que é em inglês ou a sintaxe em Português Turbo Pascal -> O conhecido compilador versão gratuita da Borland (um pouco antiga) GNU Pascal Compiler ->O compilador de pascal do projecto GNU para DOS/Win MacOS: Think Pascal -> Gratuito, nunca experimentei (tenho pena de num ter um Mac) mas convém referir outras plataformas que não DOS/Win. GNU Pascal Compiler ->O compilador de pascal do projecto GNU no MacOS Linux/Unix: FreeePascal Compiler -> Versão de freepascal para linux
Pl@yeR4EVer Posted December 3, 2006 at 07:22 PM Report #68502 Posted December 3, 2006 at 07:22 PM Sim, senhor... Mt fixe esta ideia... E da mt jeito... Cumps
HoaS Posted September 19, 2007 at 05:41 PM Report #133692 Posted September 19, 2007 at 05:41 PM boas a todos...ninguem me arranja o turbo pascal gratis e uma versao mais recente??e que eu tambem programo em pascal..e tou a experimentar as versoes todas..ai em cima...mas queria uma versao mais recente do turbo pascal..se possivel.. fiquem bem
BornFromShadows Posted September 28, 2007 at 04:30 PM Report #135681 Posted September 28, 2007 at 04:30 PM boas a todos...ninguem me arranja o turbo pascal gratis e uma versao mais recente??e que eu tambem programo em pascal..e tou a experimentar as versoes todas..ai em cima...mas queria uma versao mais recente do turbo pascal..se possivel.. fiquem bem oi, épah eu na sei, mas axo k o mais recente é Turbo Pascal 7.1, pelo menos n encontro mais k isso. Se quiseres depois posso arranjar.t um link, mas vai ao google i mete turbo pascal 7.1 k ele aparece. lool
lufinima Posted September 29, 2007 at 09:00 PM Report #136058 Posted September 29, 2007 at 09:00 PM boas a todos...ninguem me arranja o turbo pascal gratis e uma versao mais recente??e que eu tambem programo em pascal..e tou a experimentar as versoes todas..ai em cima...mas queria uma versao mais recente do turbo pascal..se possivel.. fiquem bem oi, épah eu na sei, mas axo k o mais recente é Turbo Pascal 7.1, pelo menos n encontro mais k isso. Se quiseres depois posso arranjar.t um link, mas vai ao google i mete turbo pascal 7.1 k ele aparece. lool Tens razão q a ultima versão do Turbo Pascal é a 7.1, existem duas versões (não me perguntem a diferença que eu não sei) uma chamada Turbo Pascal e outra de Borland Pascal
Pepe_Rocker Posted December 16, 2008 at 03:15 AM Report #232724 Posted December 16, 2008 at 03:15 AM Ola pessoal...tenho uma apresentação em ppt sobre pascal (introduçao) que fiz para um trabalho escolar...se for útil para alguem ou mesmo se algum administrador quiser utilizar como mais um tutorial de pascal aqui esta o endereço: http://www.slideshare.net/Pepe_Rocker/programar-em-pascal-presentation
Triton Posted December 16, 2008 at 01:34 PM Author Report #232755 Posted December 16, 2008 at 01:34 PM Deve dar jeito aos principiantes! 😁 <3 life
.Tigas. Posted May 17, 2009 at 11:22 AM Report #264785 Posted May 17, 2009 at 11:22 AM Não têm aí o Lazarus? Ouvi dizer que era o melhor para programar em Pascal ou será que estou enganado? http://www.baixaki.com.br/download/lazarus.htm Acho que devia ser adicionado ao main post xD
Non4mePT Posted October 7, 2009 at 08:52 PM Report #290564 Posted October 7, 2009 at 08:52 PM Muito bom vai ajudar principiantes, como eu 👍 Cumps.
katy Posted December 28, 2009 at 01:50 PM Report #302760 Posted December 28, 2009 at 01:50 PM PASCAL!!! Foi por onde começei... MT giro... ter de programar sem interface.. apenas uma consola linda de morrer 😕
fabiomiguel3 Posted November 6, 2010 at 09:01 AM Report #353462 Posted November 6, 2010 at 09:01 AM Olá. Antes de começar a aprender pascal, deve primeiro saber alguma teoria. O que é uma linguagem de programação, descrição de variaveis, descrição narrativa, pseudo-codigo, fluxograma, traçagem de variaveis etc... Depois de ter isso tudo interiorizado ai sim pode avançar. Blog
Shark Posted June 26, 2011 at 08:09 PM Report #399004 Posted June 26, 2011 at 08:09 PM Olá. Antes de começar a aprender pascal, deve primeiro saber alguma teoria. O que é uma linguagem de programação, descrição de variaveis, descrição narrativa, pseudo-codigo, fluxograma, traçagem de variaveis etc... Depois de ter isso tudo interiorizado ai sim pode avançar. Alguem tem um link para isso ?
thoga31 Posted June 26, 2011 at 08:12 PM Report #399005 Posted June 26, 2011 at 08:12 PM Olá. Antes de começar a aprender pascal, deve primeiro saber alguma teoria. O que é uma linguagem de programação, descrição de variaveis, descrição narrativa, pseudo-codigo, fluxograma, traçagem de variaveis etc... Depois de ter isso tudo interiorizado ai sim pode avançar. Alguem tem um link para isso ? Tens dois tutoriais no P@P. O mais recente e completo é este. Tem tudo, mas mesmo tudo. Knowledge is free!
thoga31 Posted July 4, 2012 at 10:10 PM Report #467336 Posted July 4, 2012 at 10:10 PM O tópico foi revisto e actualizado: Lista de compiladores/IDE's para Windows foi passada a tabela; Adicionadas informações relativamente aos ambientes *NIX; Corrigidas pequenas incorrecções. Boas programações, pascalenses 😉 Knowledge is free!
thoga31 Posted January 30, 2014 at 03:48 PM Report #543235 Posted January 30, 2014 at 03:48 PM Tópico actualizado. Foi adicionada a secção "Como instalar a versão mais recente do Free Pascal Compiler em distribuições GNU/Linux". Cumprimentos pascalianos 👍 Knowledge is free!
Rafael aloned da Silva Posted December 31, 2019 at 05:47 PM Report #616958 Posted December 31, 2019 at 05:47 PM Da para progamar no pascal n-ide de celular do mesmo modo q no PC?
Zex Posted March 25, 2020 at 06:06 PM Report #617718 Posted March 25, 2020 at 06:06 PM As crianças e os velhotes não gostam de instalar compiladores. Por isso, é melhor aqui: Conversor online para Pascal
Recommended Posts