Jump to content

[Resolvido] Duvida a calcular media

mundo
 Share

Recommended Posts

Boas, estou com um problema, preciso de calcular a media final com que acaba uma Turma, possuo o seguinte codigo, nao vejo o que está mal, gostava de saber se me podem ajudar com isto, sugestões, é tudo bem vindo.

type Aluno = (Numero, Nome, ParteI, ParteII)
type Numero = Int
type Nome = String
type ParteI = Float
type ParteII = Float
type Turma = [Aluno]

notasFinais :: Turma -> [Float]
notasFinais t = notasF (passaram t)

notasF :: Turma -> [Float]
notasF [] = []
notasF ((_,_,np1,np2):t) = (np1+np2) : (notasF t)

--d)

mediaNotas :: [Float] -> Float
mediaNotas [] = 0.0
mediaNotas (x:xs) = sum (x:xs) / length (x:xs)

Eu penso que esteja correcto, tipo eu quero somar uma lista dai ter

sum (x:xs)

e faço o

length(x:xs)

para obter o tamanho da lista, pois o calculo da media e feito pela soma aritmetica a dividir pelo numero de parcelas como todos sabem lol. o compilador queixa-se do seguinte:

Couldn't match expected type `Float' with actual type `Int'

In the return type of a call of `length'

In the second argument of `(/)', namely `length (x : xs)'

In the expression: sum (x : xs) / length (x : xs)

Hum acho que percebi, é necessario um cast pois o length só lê int's nao e baderous?

Não. O length devolve um Int que é o comprimento (nº de elementos) de uma lista, seja ela do que for (inteiros, floats, strings, etc).

length :: [a] -> Int

Estás a usar a divisão real (/), que é uma função da classe Fractional:

:i Fractional
 (/) :: a -> a -> a

:t (/)
(/) :: (Fractional a) => a -> a -> a

O que obriga a que ambos os argumentos da função sejam do tipo Fractional. Mas o que tens é o resultado da função sum e da length:

sum :: (Num a) => [a] -> a
length :: [a] -> Int

O resultado da sum é um tipo que é instância da classe Num. A classe Num é superclasse de Fractional, como podes ver:

class (Num a) => Fractional a where

Portanto, o único problema a resolver é o da função length, porque há uma incompatibilidade de tipos (Int - Fractional). A função fromIntegral tem o seguinte tipo:

fromIntegral :: (Integral a, Num b) => a -> b

Dado um argumento que é um Integral, devolve como resultado um Num (que é aquilo que é preciso). Mas Int é diferente de Integral, são 2 classes diferentes. No entanto, Int é instância da classe Integral:

:i Int
...
instance Integral Int -- Defined in GHC.Real
...

Logo, ao aplicar a função fromIntegral sobre o resultado da length, vais transformar um Int (que é um Integral também) num Num e os tipos vão bater certo, daí que já possas aplicar a divisão real aos valores pretendidos.

mas tipo o sum supostamente e de uma lista, ao tarmos a declarar l, deixa de ser lista certo?

l é o nome que dás à lista, tanto podes ter lá l como (x:xs) como tinhas, mas como para a definição da função não precisas de trabalhar especificamente com a cabeça e cauda da lista, não é preciso usar essa forma.

Penso que não me enganei nalguma coisa da explicação, já não mexo em Haskell há algum tempo, mas penso que no geral é isso.