Jump to content
Sign in to follow this  
rippp

mini painel solar + lampadas

Recommended Posts

rippp

Boas,

Gostaria de começar a fazer pequenos projectos de electronica e gostaria de saber onde é que posso comprar paineis solares pequenos e como ligalos a uma lampada. inicialmente será so isso, futuramente o objectivo sera ter uma lampada, uma lampada de aquecimento, um sensor de temperatura, um sensor de humidade e uma bateria, e claro os paineis necessários. Mas por enquanto apenas queria para uma lamapda. O que necessito ?

cumprimentos

Java, Android developerhttp://minimalcode.net

asena

Há vários sítios onde pode ir buscar paineis solares. E o sítio que se pode aconselhar, depende das potências envolvidas.

Se forem paineis que caibam na palma da mão, há uns sítios.

Se forem paineis para instalar no telhado, há outros.

Tem que detalhar os seus requisitos, para o podermos ajudar melhor!

rippp

pois, inicialmente queria um painel pequeno, ligar uma ou duas lampadas apenas na "desportiva" pelo que nao queria estar a gastar muitos €€.

bubulindo

Quando dizes lâmpada, referes-te a lampadas incandescentes ou similares, certo?

Ou referes-te a um LED?

Se pretendes ter uma lâmpada alimentada por um painel, tens mesmo de ir para os painéis grandes, daqueles que são instalados em casas.

Atencão que para mim, um painel solar é algo que pode caber na palma da mão, ou ter de ser instalado num telhado. :P

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

rippp

o objectivo é que recentemente surgiu no restaurante onde eu trabalho uma "brincadeira" de plantarmos mangas e ver quem é que tinha melhores resultado.

Eu sou estudante de TSI na ua, e ja ha uns tempos que ando numa de fazer umas coisitas de electronica, agora que surge isso das mangas deu-me na cabeça de fazer uma mini estufa e queria por-lhe uma luz artificial, juntando tudo queria que essa luz artificial fosse alimentada por um painel solar. isso inicialmente mais tarde se gostar da brincadeira e quanto tiver mais uns euros por uns sensores de temperatura, humidade e uma bateria e investir num painel mais potente...

bubulindo

Não me parece que um painel pequeno consiga alimentar uma luz para as mangas... Além de que o investimento do painel para o efeito em questão me parece um pouco exagerado. Não leves a mal, mas não é propriamente algo que faca muito sentido, investir num painel para fornecer luz às mangas (e sö durante o dia suponho).

No entanto, como programador para Android, existem agora equipamentos muito interessantes para monitorizacão (das mangas por exemplo) para Android, ou até Web (podes fazer ambos interfaces). No fundo, se calhar é melhor comecares por onde tens mais afinidade (programacão) do que pela parte eléctrica.

Quanto a painéis, em Portugal não estou de todo por dentro do assunto, mas posso pesquisar pela net a ver se encontro algo que desse para o que pretendes.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

rippp

huuumm ok ok, pensava que para alimentar uma lampada um painel pequeno chegasse.. nao estou dentro deste assunto..

rippp

Ja agora, como faço o calculo da potencia de uma bateria a partir do gasto do meu circuito ? ou seja se tive x watts em lampadas, qual a potencia da bateria? e que tipo de bateria usar ? uma dos carros serve ?

bubulindo

Normalmente as baterias trazem uma descricão em Ah (as dos telemóveis são mAh).

Se souberes a corrente que determinada lâmpada consome (é possível de medir), podes calcular o número de horas que a bateria vai durar.

No entanto, qual o interesse de teres uma bateria a alimentar uma lâmpada que vai estar sempre no mesmo sítio? É que mesmo que queiras justificar isso como sendo "verde", não o é. A bateria não é propriamente amiga do ambiente, carregar a bateria para depois usar a bateria a alimentar o teu circuito é um desperdicio de energia devido às perdas no circuito de carga. Logo, porque não ligar a lâmpada directamente à tomada?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}