Jump to content
x_soldier

Port Forwarding 80

Recommended Posts

x_soldier

Bom dia!

Estou a tentar fazer port Forwarding da porta 80 para conseguir aceder ao meu pc fora da rede.

O port forwarding já o fiz, mas dentro da rede vai parar ao router e de fora não encontra nada.

O meu router é um Zyxel P-660W-T1 v3 da Sapo. Até já utilizei o Dynamic DNS que o próprio router traz mas continua a não funcionar.

Alguma sugestão?

Desde já obrigado, Paulo Torres

falk0n

A sugestão seria mudar a porta que queres aceder para outro número de porta e verificar se ficou correctamente configurado, o que pode estar a acontecer é existir algum problema de portforwarding.

softklin

Que programa cliente estás a usar para o acesso remoto? Se puderes, põe outro porto alternativo no programa (por exemplo 8080) como já sugerido pelo falk0n, ou então muda o porto da configuração web do router (em advanced > remote mgmt).

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

ruiribeiro

não estará  a porta 80 a ser utilizada pelo software do proprio router (aplicação de administração) ?

tenta redireccionar a porta 8080 do router para a porta 80 do teu pc... e faz um teste http://omeuip:8080

.NET/T-SQL, JAVA, PHP, Javascript Developer | Business Intelligence | Gestão de Sistemas de Informação Empresariais

apocsantos

Bom dia,

Provavelmente o router tem a porta 80 para acesso à administração do router, assim se queres aceder a um servidor HTTP dentro da tua rede, o ideal seria usares outra porta a 8080 que em principio estará livre.

Quanto ao DynDNS as coisas são ligeiramente mais complexas do que o que vem nas instruções do router, uma vez que estando a usar ip dinâmico na LAN, podes estar a redireccionar tráfego para um ip que não está em uso. Nesse caso o melhor seria mudares para IP estático a maquina que queres ver acedida do exterior, ou caso o router tenha essa possibilidade, fazer o encaminhamento com base no mac-address da maquina dentro da lan, à qual queres aceder.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

x_soldier

não estará  a porta 80 a ser utilizada pelo software do proprio router (aplicação de administração) ?

tenta redireccionar a porta 8080 do router para a porta 80 do teu pc... e faz um teste http://omeuip:8080

Para aceder uso o IE e ainda só testei na mesma rede... Alterei para a porta 8080 e dentro da mesma rede nem consigo aceder a nada! Pedi a um amigo para testar e não encontra a página.

De facto no Remote MGMT esta a porta 80 mas não alterei.

Alguma ajuda?

Obrigado pelas vossas sugestões

apocsantos

Bom dia,

Ou alteras o servidor HTTP para responder na porta 8080 e encaminhas essa porta no router, ou alteras a porta de administração do router para outra porta, porque o que aparenta estar a acontecer é um problema de conflito na tabela de portas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

"A paciência é uma das coisas que se aprendeu na era do 48k" O respeito é como a escrita de código, uma vez perdido, dificilmente se retoma o habito"

x_soldier

Bom dia,

Ou alteras o servidor HTTP para responder na porta 8080 e encaminhas essa porta no router, ou alteras a porta de administração do router para outra porta, porque o que aparenta estar a acontecer é um problema de conflito na tabela de portas.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Ao tentar alterar a porta de administração para a 8080 obtenho uma mensagem dizendo que a porta é reservada: "This port is system reserved , please use another port".

Não sei se será necessária alguma regra na firewall do router.

O router é: ZyXEL P-660W-T1 v3.

Obrigado pela atenção

apocsantos

Boa tarde,

Pelo que estive a ler esse router tem a porta 80 reservada para administração, por isso mesmo não te deixa fazer qualquer encaminhamento para essa porta.

A alternativa que me parece mais fácil é mudares o teu servidor HTTP para a porta 8080, visto que a do router está definida no firmware. Se puderes indica qual o servidor HTTP que estás a utilizar, e assim será mais fácil explicar-te como alterar a porta em que o servidor HTTP aceita as ligações, para depois procederes ao encaminhamento.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

ruiribeiro

... não será mais facil reencaminhar todos os pedidos que cheguem ao router pela porta 8080, para a porta 80 do servidor web ? ... eu tenho esse sitema a funcionar perfeitamente, mesmo com DNS dinâmico (dyn-dns)...

.NET/T-SQL, JAVA, PHP, Javascript Developer | Business Intelligence | Gestão de Sistemas de Informação Empresariais

x_soldier

Boa tarde,

Pelo que estive a ler esse router tem a porta 80 reservada para administração, por isso mesmo não te deixa fazer qualquer encaminhamento para essa porta.

A alternativa que me parece mais fácil é mudares o teu servidor HTTP para a porta 8080, visto que a do router está definida no firmware. Se puderes indica qual o servidor HTTP que estás a utilizar, e assim será mais fácil explicar-te como alterar a porta em que o servidor HTTP aceita as ligações, para depois procederes ao encaminhamento.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Eu acedo ao router através de 192.168.1.1, não sei se é isto que me pedes!

Já tive este endereço configurado pra teste: http://abcdefghij.dyndns.info e pedi a um amigo pra tentar e ele conseguia aceder ao meu router. Mas a forma como tenho tentado era através do ip (85.247.16.155) dentro da minha rede.

Obrigado pela atenção

x_soldier

... não será mais facil reencaminhar todos os pedidos que cheguem ao router pela porta 8080, para a porta 80 do servidor web ? ... eu tenho esse sitema a funcionar perfeitamente, mesmo com DNS dinâmico (dyn-dns)...

Como é que posso fazer isso? :)

apocsantos

Boa noite,

A penso que nas opções de firewall tenhas como fazer o encaminhamento da porta. O ip interno da maquina tem de ser fixo, pois doutra forma sempre que ele receba novo IP, perdes o encaminhamento. Segundo estive a ler no manual desse router isso não é propriamente simples porque o router tem as suas "manias" ainda assim podes encaminhar a porta 8080.

Source        Port        Destination        Port

Any            8080      192.168.1.x            80

Em principio o router deve aceitar um encaminhamento assim, só tens de colocar no destination o ip da maquina que vais querer aceder por HTTP. Lembrate que depois o endereço para aceder leva à frente :8080 (ex: meudyndns.dyndns.org:8080 ).

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

ruiribeiro

Como é que posso fazer isso? :)

a solução é exactamente a que o apocsantos referiu...

Boa noite,

A penso que nas opções de firewall tenhas como fazer o encaminhamento da porta. O ip interno da maquina tem de ser fixo, pois doutra forma sempre que ele receba novo IP, perdes o encaminhamento. Segundo estive a ler no manual desse router isso não é propriamente simples porque o router tem as suas "manias" ainda assim podes encaminhar a porta 8080.

Em principio o router deve aceitar um encaminhamento assim, só tens de colocar no destination o ip da maquina que vais querer aceder por HTTP. Lembrate que depois o endereço para aceder leva à frente :8080 (ex: meudyndns.dyndns.org:8080 ).

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

o meu router, que por acaso é o meu servidor dhcp e dns secundário, permite que o ip atribuido a um determinado mac address seja fixo... dessa forma não precisas de o definir manualmente no servidor web...

x_soldier

Boa noite,

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos

Isso seria na Firewall - Rules??

Em Rules o que me aparece é o seguinte:

#  Active      Source IP      Destination IP      Service Action    Schedule    Log      Modify    Order

Já no NAT - Port Forwarding tenho o seguinte:

#  Active    Service    Name    Start Port    End Port    Server IP    Address      Modify

A firewall do router deve estar activa ou nem por isso??

Obrigado pela atenção.

rmpeixoto

Boas,

Também estou com este problema... e com este router. mesmo configurando o portforward na opção NAT para o IP da máquina que quero redireccionar tráfego, na realidade a porta não fica aberta. (neste caso queria a porta 5000)

já desativei a firewall do router e tambem não teve resultados positivos...

utilizando o dyndns, de fora da rede tambem vai para a página de admin do router...

Preciso de ajuda :) posso colocar sreenshots da configuração que tenho para melhor se perceber o que está feito...

obrigado

RP

HappyHippyHippo

... na realidade a porta não fica aberta. ...

tens a certeza que a porta não se encontra aberta ? não será erro de direccionamento pós router ?

IRC : sim, é algo que ainda existe >> #p@p

apocsantos

Boa noite,

Sem ver a tabela de routing é mais complicado dar respostas ao pormenor, mas com base no exemplo que deste, deixo-te o exemplo de como ela deveria estar:

#  Active    Service    Name    Start Port    End Port    Server IP        Address

1    Yes        HTTP      Apache      5000          5000      192.168.x.x        Any     

Troca o Server IP pelo IP da maquina. Na firewall tens de adicionar uma excepção para a porta 5000.

Cordiais cumprimentos,

Apocsantos