Jump to content
Seabra

Configuração de IP

Recommended Posts

Seabra

Olá

Para poder comunicar com um equipamento coloco no meu software do PC o IP 192.168.1.100 que é o IP do meu equimento e na minha placa de rede coloco o IP 192.168.1.1 e tudo funciona bem. O problema é que fico se internet. Para volta a ter internet, tenho que colocar na minha placa de rede "Obter um endereço IP automaticamente", mas volto a ficar sem comunicação com o meu equipamento.

Tenho um modem da cabovisão e um router SMC.

O que devo fazer para ter internet e comunicar com o meu equipamento ao mesmo tempo?

Cumprimentos

Seabra

falk0n

Ao que estas a indicar, a subrede que tens no router para os teus dispositivos não é a 192.168.1.x verifica qual o ip que recebes qdo fazes dhcp para receber o ip dinamicamente do router. E verificar qual a subrede que tens assim é só atribuires ips nessa gama.

Seabra

Ao que estas a indicar, a subrede que tens no router para os teus dispositivos não é a 192.168.1.x verifica qual o ip que recebes qdo fazes dhcp para receber o ip dinamicamente do router. E verificar qual a subrede que tens assim é só atribuires ips nessa gama.

Obrigado pela tua resposta.

Endereço IPV4 - 192.168.2.199

Gateway predefinido 192.168.2.1

outro endereço IPV4 - 169.254.125.198

Mascara de subrede 255.255.0.0

Com este IPs que configurações devo fazer?

Nos equipamentos dos meus clientes não pretendo e não é prático mudar os IPs dos equipamentos.

Acho interessante, eu nunca tinha reparado que existe dois endereços IPV4. O que representa cada um deles?

Seabra

falk0n

O ip em que o primeiro octeto (byte) é 169 é suposto quer dizer que está a criar um rede "virtual", mas o ip que tens ai com 192.168.2.xxx é através desta gama de ips que deves modificar o teu equipamento, assim podes comunicar do teu pc para esse equipamento.

shumy

tenta adicionar uma rota para a gama do equipamento tipo:

route add 192.168.1.0 mask 255.255.255.0 0.0.0.0

Aqui há coisa de 2 anos fazia umas malhas de croché, depois fartei-me e fui para informática!

Seabra

OK

mas... é possível eu utilizar ao mesmo tempo duas gamas de endereços?

Imaginem o seguinte cenário.

A minha rede da empresa trabalha com as gamas 192.168.2.xxx entretanto chega uma maquina nova que vem configurada com o endereço 192.168.1.100 como é que eu faço para comunicar com esta nova máquina sem mudar o endereço dela e continuar a ter internet?

Seabra

KTachyon
outro endereço IPV4 - 169.254.125.198

Mascara de subrede 255.255.0.0

Parece-me que o teu equipamento não está a atribuir endereço à placa de rede (via DHCP).

Só é possível utilizares duas gamas distintas se tiveres duas placas de rede, uma para cada gama. Até porque cada placa de rede só vai estar a comunicar com uma rede e não com várias.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

falk0n

Em linux é possível (senão me engano) em windows não sei como faze-lo.

Sim e concordo com o que o KTachyon disse, parece que o DHCP não está a dar-te um ip dinâmico.

E esse teu equipamento não pode receber ip dinâmico da rede ?

Se sim neste caso seria bastante mais simples :P

Seabra

Não, não podem receber um IP dinâmico.

No meu caso são dois equipamentos de comunicam entre eles, já vem configurados com um iP cada, 192.168.1.100 e 192.168.1.101, torna-se díficil alterar estes IPs embora não seja impossível. Para eu poder comunicar com eles tenho que ir à minha palca de rede do PC e colocar o endereço 192.168.1.100, comunico com eles, mas fico sem internet. Penso que posso alterar o IP do meu router para a gama 192.168.1.xxx, mas o que eu pretendo mesmo saber é se há alguma forma de comunicar com uma gama de IPs diferente, sem ter que alteral os IPs que já estão definidos.

Seabra