Jump to content
Sign in to follow this  
dcgc

[Dúvida] Solução de problema incorrecta?

Recommended Posts

dcgc

Boa tarde,

Comecei este ano a frequentar o curso de Engenharia de Informática. Como tal, tenho uma unidade curricular que é muito importante para a minha formação como Engenheiro Informático que é a "Algoritmia e Programação". Ora a minha dúvida é colocada neste sub-fórum pois trata-se de um problema elaborado na linguagem universal conhecida como o pseudocódigo (ou portugol/nhol). Este exercício deverá ser bastante elementar para quem me possa ajudar, já que estamos no início do ano lectivo.

O problema é o seguinte: Fiz um exercício, penso que esteja bem mas o meu professor disse que não fazia sentido. Contudo, fiz vários testes e parece-me estar a funcionar. Será que haverá maneira mais eficiente de resolver o problema? Eu sinceramente não entendi outra maneira de o resolver. Deixo aqui o enunciado e a minha solução. Se alguém me poder explicar o que fiz de mal, agradecia.

Elabore um algoritmo que determine e visualize os N primeiros números primos. Um número é primo se for inteiro e se só for divisível por ele próprio e por 1.

ED:
num, cont_primo, cont_div,    INT
var_bool BOOLEAN
Inicio
Escrever (“Insira um número inteiro”)
Ler (n)
cont_primo <-2
var_bool <- FALSO
Para (cont_primo ATE n PASSO 1)
cont_div <- cont_primo
Para (cont_div ATE 1 PASSO -1)
Se (var_bool=FALSO)
Então     Se (cont_div <> cont_primo)
	Então    Se cont_primo MOD cont_div = 0
		Então Escrever (“Número “, cont_primo, “ não é primo pois “, cont_primo, “ é divisível por “, cont_div)
		var_bool<-VERDADEIRO
		FimSe
	FimSe
Senão Escrever (“Número”, cont_primo, “ é divisível por si próprio e por 1”)
FimSe
Se (cont_div = 1 E var_bool = FALSO)
Então Escrever (“O número “, i, “ é primo.”)
FimSe
FimPara
FimPara
Fim

pmg

Quantas vezes é que o processo passa por esta linha (para o número 12, por exemplo)?

Mete as tags [ code] e [ /code] (sem os espacos) para delimitar o teu código.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

dcgc

Quantas vezes é que o processo passa por esta linha (para o número 12, por exemplo)?

Mete as tags [ code] e [ /code] (sem os espacos) para delimitar o teu código.

As tags BB não funcionam (não percebo). Relativamente à tua questão, passa 11 vezes, para cada número (de 2 a 12).

pmg

Fiz o download do portugol a partir do site http://www.dei.estt.ipt.pt/portugol/ e andei a mexer no teu código até o F2 (Verificar algoritmo) dizer "Algoritmo OK".

inicio
    inteiro n , cont_primo , cont_div
    logico var_bool

escrever "Insira um número inteiro"
    ler n
    var_bool <- falso

para cont_primo de 2 ate n passo 1
        para cont_div de cont_primo ate 1 passo - 1
            se var_bool = falso entao
                se cont_div =/= cont_primo entao
                    se cont_primo % cont_div = 0 entao
                        escrever "Número " , cont_primo , " não é primo pois " , cont_primo , " é divisível por " , cont_div
                        var_bool <- verdadeiro
                    fimse
                fimse
            senao
                escrever "Número" , cont_primo , " é divisível por si próprio e por 1"
            fimse

se ( cont_div = 1 ) e ( var_bool = falso ) entao
                escrever "O número " , n , " é primo."
            fimse
        proximo
    proximo
fim

Atenção que, embora ele diga "OK" o algoritmo não faz o pretendido ... mas não me apetece estar a chafurdar mais nesta linguagem.

Mais atenção às aspas!!!! Nada de coisas esquisitas: as aspas são assim: "" (iguais a abrir e fechar); não são como tens no teu código (e que eu nem consigo fazer com o meu teclado!)

Atenção aos parentesis: alguns dos parentesis que colocaste davam erro

Atenção à forma da linguagem. Por exemplo, onde tinhas "cont_div <> cont_primo" eu alterei para "cont_div =/= cont_primo" de acordo com o que descobri no HELP Integrado no programa que fiz download.

Boa sorte.

Acabou aqui a minha incursão em portugol.

What have you tried?

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

dcgc

As aspas devem ter sido do copy-paste do código (de .doc para a caixa de texto do fórum). De resto, acho que escrevi de forma correcta, no entanto está de acordo com a escrita de pseudocódigo que aprendi na minha disciplina  (há várias formas de escrever em pseudocódigo sim). Em suma, o que escrevi não está em portugol (daí não estar na sintaxe devida como tu disseste). Mas mesmo assim, se o meu algoritmo não faz o pretendido, o que é realmente pretendido?... Eu percebi que o exercicio quer que o algoritmo me diga se um número é primo ou não e eu acho que o meu algoritmo faz isso mesmo. No entanto, o meu professor diz que não faz sentido. Agora pergunto, olhando para o meu algoritmo, quererá isso dizer que haverá outra forma de resolver o exercício e de forma mais eficiente? É essa a minha dúvida.

Agradeço desde já a tua ajuda e não conhecia esse IDE de portugol (obrigado por referires o link).

Cumprimentos.

pmg

De acordo com a minha interpretacao do enunciado, quando o pedido e "8" o resultado devia ser

2
3
5
7
11
13
17
19

Obviamente que se pode dar um desconto se o algoritmo escrever coisas a mais ... agora escrever a menos e que nao! :cheesygrin:

What have you tried?