Jump to content
fpinto

programa para ler tres variavais salta a char

Recommended Posts

fpinto

Boa noite, tenho que fazer um programa que começe por ler 3 variavais, um double um char e um int, mas quer faca

char c;
c=getchar();

ou

char c;
scanf("%c",&c);

Ele simplesmente salta a parte em que le a variavel, ja exprimentei mudar o nome da variavel mudar a posicao ( ler primeiro o inteiro ) mas nao resulta..

Não sei se importa ou não mas estou a usar code::blocks

Desde ja obrigado, fpinto

pmg

O que acontece se introduzires "3.14159X42" (sem as aspas), só com um único ENTER depois do 42?

Sem mais código teu, principalmente sem a parte de entrada de dados e o que vem imediatamente antes dos snippets acima, não é possível perceber a razão que leva o teu programa a "saltar a parte em que lê a variável".

A minha ideia é que ele não salta nada, mas lê para a variável um espaço ou um ENTER e falha a ler o inteiro a seguir

Experimenta verificar o que ele lê ...

char c;
c = getchar();
printf("valor do caracter lido: %d\n", c);

char c;
if (scanf("%c", &c) != 1) /* error */;
printf("valor do caracter lido: %d\n", c);

Se o teu computador é compativel com ASCII (99.9% dos desktops são), isto deve dizer-te que o valor é 32, ou 10, ou 13, ou talvez ainda 8.

What have you tried?

Não respondo a dúvidas por PM

A minha bola de cristal está para compor; deve ficar pronta para a semana.

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

fpinto

Este é o codigo todo

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()
{
    char c;
    double decimal;
    int inteiro;

printf("\nEscreve um numero decimal\n");
    scanf("%lf",&decimal);

printf("\nescreve um caracter\n");
    c=getchar();

printf("\nescreve um numero inteiro\n");
    scanf("%d",&inteiro);

printf("\no que escreves-te virado ao contrario fica: %d, %c, %lf",inteiro, c, decimal);
    printf("\n\n");
    return 0;
}

Ao escrever 3.1355x42 ele dividiu exactamente casa uma das variaveis no sitio certo e o output fica como o exercicio pedia.

Então como posso fazer para o compilador separar os scanf? eles tem um printf no meio nao sei porque considera o enter de um como a leitura do outro..

Cumps, fpinto

bubulindo

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>

int main()
{
    char c;
    double decimal;
    int inteiro;

printf("\nEscreve um numero decimal\n");
    scanf("%lf",&decimal);
   getchar(); //lê um enter
    c=getchar();
   getchar(); //lê um enter
    printf("\nescreve um numero inteiro\n");
    scanf("%d",&inteiro);
   getchar(); //lê um enter
    printf("\no que escreves-te virado ao contrario fica: %d, %c, %lf",inteiro, c, decimal);
    printf("\n\n");
    return 0;
}

Algo assim?

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Cronometro

Isso acontece porque os getchar vão buscar o que tá no buffer. Quando clicas numa tecla enquanto o programa ta a correr e ainda não tiver aparecido nenhuma opção de input, a tecla onde carregaste vai para o buffer que depois é "descarregada" no getchar.

Para evitar isso deve-se usar um fflush(stdin); antes de um getchar porque limpa o buffer.

char c;
    fflush(stdin);
    c=getchar();

Penso que era isto que querias saber, se não for diz :P

Software is like sex: It’s better when it’s free.

fpinto

Mas então porque é que isso tambem acontecia com o scanf?

EDIT: bastou um getchar() entre a leitura do decimal e do caracter para funcionar direito. com o fflush(stdin) tambem resulta.

Cronometro

Porque se fizeres scanf("%c") também estás a ler um char, assim como se fizeres scanf("%s") ou gets();

Tudo o que esteja relacionado com o input de strings ou chars deve-se sempre limpar o buffer antes.

O uso do getchar() antes do c = getchar(); é um pouco errado. Sim pode-se usar, mas se for mais do que um char no buffer, o getchar(); que queres usar para limpar o buffer, não vai guardar todos o valores que çá estão, pois só lê 1 char

pmg

Para evitar isso deve-se usar um fflush(stdin); antes de um getchar porque limpa o buffer.

Sorry ... o fflush(stdin), numa implementação de C Standard, despoleta comportamento indefinido. Segundo as normas da linguagem, não está definido o que acontece quando se faz fflush() a um stream de input (ou a um stream de input/output depois de uma operação de input). Algumas implementações (cough -- Windows -- cough) definem o comportamento do fflush() para este caso especifico, mas usando essa funcionalidade estás a limitar o teu programa a essas implementações. Nota que a documentação do MSDN para fflush() avisa que a funcionalidade de usar a função em streams de input não é Standard (embora esse aviso esteja bem escondido).

Em vez do fflush(stdin) usa uma solução que funciona em todas as implementações:

int ignore_restofline(FILE *stream) {
  int ch;
  while (((ch = fgetc(stream)) != '\n') && (ch != EOF)) /* void */;
  return ch == EOF;
}

Que podes usar da seguinte forma ...

if (scanf("%d", &var) != 1) /* error */;
        if (ignore_restofline(stdin)) /* EOF detected */;

C99 Standard (draft): http://www.open-std.org/jtc1/sc22/wg14/www/docs/n1256.pdf

C2011 upcoming Standard (draft): http://www.open-std.org/jtc1/sc22/wg14/www/docs/n1548.pdf

fflush() on MSDN: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/9yky46tz%28v=vs.71%29.aspx

What have you tried?

Torna os teus tópicos mais atractivos e legíveis usando a tag CODE para colorir o código!

Cronometro

Bem, pelo que estive a ler de facto não se deve mesmo usar o fflush, mas o meu professor diz-me que por enquanto devo usar o fflush.

De qualquer maneira, obrigado pelo aviso :P

pmg

... o meu professor diz-me que por enquanto devo usar o fflush.

Despede o gajo!

Isso é o mesmo que um professor de cirurgia ensinar os alunos a ir à casa de banho depois de lavar e desinfectar as mãos.

Aconselho-te a ignorar o conselho do professor e a usares outra forma de limpar o conteúdo (tal como a do exemplo anterior), ou, se não fores gajo para tanto, pelo menos meteres um comentário no código :P

// if (ignore_restofline(stdin)) /* EOF detected */;
    fflush(stdin); /* tá mal; a linha de cima é melhor mas o professor é teimoso */

What have you tried?

Cronometro

hmmm, secalhar vou começar a usar essa função.

Tenho de falar melhor com ele... é que ainda tamos a aprender c, vamos agora para os pointers... deve ser por isso que ainda não nos quer ensinar isso.

bubulindo

Bem, pelo que estive a ler de facto não se deve mesmo usar o fflush, mas o meu professor diz-me que por enquanto devo usar o fflush.

Aposto que também te diz para não usares o goto... mas não explica.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Cronometro

Aposto que também te diz para não usares o goto... mas não explica.

:o u'r inside my brain!

yap, por acaso até sim.

PS: ele apenas disse que o goto tornava o codigo muito confuso.

bubulindo

c é confuso xD obrigado a todos pela ajuda :P

Chinês é confuso, porque assenta num paradigma diferente do nosso. C é como falar Norueguês ou Alemão... não é confuso, apenas tens de saber o que dizer.

PS: ele apenas disse que o goto tornava o codigo muito confuso.

Podes ler uma conversa entre um defensor da utilizacão das ferramentas para os fins correctos (usar goto) contra alguém que foi ensinado a nunca usar sem realmente perceber porquê.

http://kerneltrap.org/node/553/2131

O goto torna o código confuso quando se utiliza à toa e por todo e qualquer motivo quando existem melhores instrucões para o que pretendemos. No entanto, em C o goto até tem um ponto forte, que é a utilizacão de labels descritivas.

Eu programo imenso em Statement Lists com autómatos S7 e lá não tenho if, nem for, nem while... e goto (ou Jump condicional e incondicional) apenas permite ter uma label com 4 caracteres. Aí sim, é confuso e complicado... em C, se bem usado pode tornar o código menos confuso.

Mas não leves isso a peito contra o teu professor, certamente que quem lhe ensinou programacão lhe disse o mesmo e ele só está a transmitir a mensagem.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Cronometro

c é confuso xD obrigado a todos pela ajuda :P

C não é confuso... eu adoro C!

Podes ler uma conversa entre um defensor da utilizacão das ferramentas para os fins correctos (usar goto) contra alguém que foi ensinado a nunca usar sem realmente perceber porquê.

http://kerneltrap.org/node/553/2131

O goto torna o código confuso quando se utiliza à toa e por todo e qualquer motivo quando existem melhores instrucões para o que pretendemos. No entanto, em C o goto até tem um ponto forte, que é a utilizacão de labels descritivas.

Eu programo imenso em Statement Lists com autómatos S7 e lá não tenho if, nem for, nem while... e goto (ou Jump condicional e incondicional) apenas permite ter uma label com 4 caracteres. Aí sim, é confuso e complicado... em C, se bem usado pode tornar o código menos confuso.

Mas não leves isso a peito contra o teu professor, certamente que quem lhe ensinou programacão lhe disse o mesmo e ele só está a transmitir a mensagem.

Tive a ler isso. Continuo a achar que não devo usar, mas não porque alguem me diz para não usar ou porque é uma má prática de programação.. mas sim porque ainda não tive necessidade de usar o goto. Talvez no futuro venha a usar :)