Jump to content
wearefree

My.Settings

Recommended Posts

wearefree

Bom Dia

estou a tentar usar o my.settings no meu programa mas estou com uma pequena dificuldade, porque eu quero que outras pessoas usem o programa noutro pc e não posso gravar os ficheiros no meu disco e tem de ser algo que passo ir buscar os ficheiros quando eu utilizo o programa noutro pc.

e tenho isto no meu form1

Private Sub Form1_Load(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles MyBase.Load

My.Settings.IVA = InputBox("Introduza o valor do IVA, mas com virgula")
        My.Settings.Save()
        My.Settings.Reload()
        Iva = My.Settings.IVA
        Label5.Text = ("IVA:" & Iva)
        TextBox2.TabIndex = 0

End Sub

aqui grava ok tudo bem, mas eu não quero que faça sempre a pergunta quando eu inicializo o programa basta só uma vez eu introduzir o valor e fica sempre gravado

porque eu antes tinha assim

Dim ficheiro As String = "C:\Users\Rui\Desktop\Projecto calculadora\calculadora.config"
        Dim fileReader As String
        If System.IO.File.Exists(ficheiro) = True Then
            fileReader = My.Computer.FileSystem.ReadAllText("C:\Users\Rui\Desktop\Projecto calculadora\calculadora.config", System.Text.Encoding.Default)
            Iva = fileReader
        Else
            Iva = InputBox("Introduza o valor do IVA mas com virgula")
            Dim Arquivo As New System.IO.FileStream("C:\Users\Rui\Desktop\Projecto calculadora\calculadora.config", IO.FileMode.OpenOrCreate)
            Dim Escrever As New System.IO.StreamWriter(Arquivo)
            Escrever.Write(Iva)
            Escrever.Close()
            MessageBox.Show("Iva Gravado é " & Iva)

End If

antes funcionava e só perguntava se não tivesse o ficheiro, se o ficheiro tivesse gravado já com o valor o programa nem se quer fazia a pergunta e eu pretendo isso.

cumprimentos

ribeiro55

Com My.Settings, o ficheiro está lá sempre.

Isto porque não existe somente para uma propriedade, mas para todas.

Para simulares a falta do ficheiro, controla antes a falta do valor.

Se por defeito o valor do IVA for "" (vazio) (caso seja string) ou -1 (caso seja integer), quando as settings forem carregadas basta verificares se o IVA é vazio ou -1 (num caso ou no outro).

Caso seja, podes apresentar a InputBox, porque ainda não foi mexido. Caso não seja, tem um valor, já não precisas de chamar a InputBox.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

wearefree

Coloquei assim

If Iva = "" Then
            My.Settings.IVA = InputBox("Introduza o valor do IVA, mas com virgula")
            My.Settings.Save()
            My.Settings.Reload()
        Else

Iva = My.Settings.IVA
        End If

Mas assim não está a fazer-me a pergunta e esta a correr o programa sem valor nenhum no Iva

eu tenho o Iva como Decimal

ribeiro55

Se é decimal (e ainda bem que é, porque é o mais correcto) então estás a formular mal a condição. Estás também a utilizar a variável errada. Tens de testar o Iva das settings e não uma variável Iva que para aí tenhas.

Bastaria algo assim:

If My.Settings.IVA <= 0 Then
            My.Settings.IVA = Decimal.Parse(InputBox("Introduza o valor do IVA, mas com virgula").Replace(",","."))
            My.Settings.Save()
        End If

Depois das duas uma: Ou usas directamente My.Settings.IVA onde precisas dele, ou escreves para a tal variável de Iva que tens, mas na minha opinião, essa variável Iva é redundante.

Sérgio Ribeiro

"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

wearefree

E se eu quiser alterar o IVA, como todos nós sabemos o Iva está sempre alterar..

Dim resposta As Object

resposta = InputBox("Mude o valor do IVA mas com virgula")
        Do
            If Not IsNumeric(resposta) And resposta = "" Then
                MsgBox("Inválido, digite novamente...", vbCritical)
                resposta = InputBox("Mude o valor do IVA mas com virgula ")

Else

My.Settings.IVA = InputBox("mude o valor")
                My.Settings.Save()
                My.Settings.Reload()
                Iva = My.Settings.IVA
                Iva = resposta

assim faz'me sempre duas perguntas e alterar'me o IVA ok, mas se reniciar o iva que tinha alterado não fica gravado, tenho que fazer tudo novamente  :bored:

ribeiro55

Como assim "se quiser alterar o iva" ?

Altera e faz save... fica-te permanentemente gravado, para aquele user naquela máquina.

Tens para aí uma confusão. Sugiro que esqueças a variável Iva. Onde a usas, substituí simplesmente por My.Settings.IVA.

Esquece o reload também. Só precisarias do reload se alterasses o ficheiro manualmente, que não é o caso.

Para usar só precisas de fazer:

My.Settings.IVA

Para gravar, só precisas de dar um valor e gravar:

My.Settings.IVA = 23
My.Settings.Save

O ficheiro está lá sempre e é carregado automáticamente sempre que a aplicação arranca.

Com isto assente, basta no arranque (por exemplo no form_load):

If My.Settings.IVA <= 0 Then
    My.Settings.IVA = Decimal.Parse(InputBox("Mude o valor do IVA mas com virgula"))
    My.Settings.Save
End If

Isto fará com que o valor seja definido caso seja 0 ou menor que zero.

Para os restantes casos, não pergunta.

Sérgio Ribeiro

ruiribeiro

Peço desculpa por me intrometer no vosso raciocinio... mas não será o My.Settings um objecto "por utilizador"... se assim for, acredito que esta abordagem esteja errada partindo do pressuposto que o que se pretende guardar são as settings da aplicação, independente do utilizador, e da máquina onde esteja instalada.

Sugiro que as settings sejam guardadas na BD.

.NET/T-SQL, JAVA, PHP, Javascript Developer | Business Intelligence | Gestão de Sistemas de Informação Empresariais

ribeiro55

Eu estou a partir do início em que não existe BD.

My.Settings é, de facto, diferente para cada utilizador (em User scope) mas serve o mesmo propósito do ficheiro encostado ao EXE.

Aliás, serve-o ainda melhor porque não corre o risco de dar com o nariz no UAC.

wearefree, terás de explicar um pouco melhor o âmbito da tua necessidade para que te possa ser aconselhada a solução que faça mais sentido.

Aproveita para indicar se estás a recorrer a BD pois se estás, só faz sentido que tenhas lá o valor.

Sérgio Ribeiro

wearefree

O que pretendia era

tu abres o programa e na 1 vez que abrires faz a uma perguntar "qual  é o IVA", e tu indicas e fica gravada ok?

ao estares a fazeres as contas tu queres alterar o IVA, e o IVA que alteras'te que fique gravado. para a próxima inicialização do programa o IVA que tinhas alterado aparecesse, e não o antigo.. é isso

ruiribeiro

Inicialmente estava a pensar que seria uma aplicação de gestão ou contabilidade... e que essas seriam as settings da aplicação... nesse contexto não seria viável guardar os valores por utilizador...

Agora percebi que estamos a falar de preferências de utilizador... Sendo assim, e depois de explicado o objectivo, o My.Settings pode ser uma boa opção.  :cheesygrin:

.NET/T-SQL, JAVA, PHP, Javascript Developer | Business Intelligence | Gestão de Sistemas de Informação Empresariais

ribeiro55

Então wearefree, já te dei a solução.

Só tens de garantir que fazes My.Settings.Save depois de alterares e da próxima já te aparece o novo e não "o antigo"

Sérgio Ribeiro