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Em 07/06/2005 às 21:39, [_Silence_] disse:

Foi sim 😃

Até gostei bastante de o fazer, e (riam-se!) o mais complicado foi conseguir dar os resultados sem ser em notação cientifica 😮 eheheh

Pois...ao início as coisas simples parecem-nos bastante complicadas...Tambem brevemente colocarei aqui os meus projectos em Pascal e alguns em C....

Cumps

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o pai orlando que saiba que andas a gastar o ftp da netcabo hihihihih j/k 😄

Força eh assim que se começa! se alguem quiser, posso transcrever o code para C para terem termo de comparaçao!

😄

Abraços!

Software is like sex... it's better when it's free

in the old days

P@P "C" && "Linux" Moderator

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o pai orlando que saiba que andas a gastar o ftp da netcabo hihihihih j/k 😄

Força eh assim que se começa! se alguem quiser, posso transcrever o code para C para terem termo de comparaçao!

😄

Abraços!

muito interessante a tua ideia!

e visto que ando a começar no C... seria excelente poder comparar os dois codes...

cumps e fiquem bem

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silence, dp posta o codigo para eu "transcrever" (nao me apetece criar de raiz :X)

Abraço!

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P@P "C" && "Linux" Moderator

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bota ghost nisso! eh o que da esticares com a prommy 😄 dp rebentas com o windows 😄 :D:D

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P@P "C" && "Linux" Moderator

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bota ghost nisso! eh o que da esticares com a prommy 🙂 dp rebentas com o windows 😄 :D:D

Nepes, andei a exprimentar o Windows XP x64, mas pa OC sucka =(

Anyway aki tens o código:

Program FormulaResolvente;
uses
crt;
label
inicio, fim;
var
tecla : char;
A : real;
B : real;
C : real;
D : real; {o k ta dentro da raiz kuadrada da formula resolvente}
X : real; {coordenada X do vertice}
raiz1 : real;
raiz2 : real;
Begin
inicio:
clrscr;
writeln( 'Introduz o valor de A:' );
readln( A );
writeln( 'Introduz o valor de B:' );
readln( B );
writeln( 'Introduz o valor de C:' );
readln( C );
d:= (b*b)-(4*a*c);
if d < 0 then
begin
writeln;
writeln('Raizes de numeros negativos nao existem ');
goto fim;
end
else
raiz1:= (-b+sqrt(d))/(2*a);
raiz2:= (-b-sqrt(d))/(2*a);
BEGIN
writeln;
writeln('1¦ Raiz = ',raiz1 : 0 : 5);
writeln('2¦ Raiz = ',raiz2 : 0 : 5);
END;
X:= (raiz1+raiz2)/2;
Begin
writeln;
writeln('Coordenada X do vertice : ',X : 0 : 5);
writeln('Coordenada Y do vertice : ',(A*sqr(x))+(B*X)+C : 0 : 5);
end;
Begin
fim:
writeln; writeln;
writeln('Deseja voltar ao inicio? (s/n)');
tecla := readkey;
if (tecla = 's') or (tecla = 'S') then goto inicio
end;
clrscr;
writeln('Obrigado e volte sempre =)');
readkey;
end.

Boa sorte nessa conversão =)

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ahhh eu pedi-te na altura na tech para testares!! se sucka, ja n instalo 🙂

Vou converter isso!

int main()
{
   int a, b, c;
   float d, raiz1, raiz2,x,y;
   char tecla='s';

   fflush(stdin);

   while(tecla == 's' || tecla == 'S')
   {
     printf("Introduz o valor de A: ");
     scanf(" %d", &a);

     printf("Introduz o valor de B: ");
     scanf(" %d", &b);

     printf("Introduz o valor de C: ");
     scanf(" %d", &c);

     d = ((-4)*a*c);

     if(d<0)
     {
       printf("Raizes de numeros negativos nao existem\n");
     }

     else
     {
         raiz1 = (-b+sqrt(d))/(2*a);
         raiz2 = (-b-sqrt(d))/(2*a);

         printf("1| Raiz = %f\n", raiz1);
         printf("2| Raiz = %f\n", raiz2);

         x = (raiz1+raiz2)/(2);
         y = (a*x*x)+(b*x)+c;

         printf("Coordenada do vertice em X = %f\n", x);
         printf("Coordenada do vertice em Y = %f\n", y);
     }

     printf("Deseja voltar ao inicio? (s/n): ");
     scanf(" %c", &tecla);
   }

   return 0;
}

Nao testei isto a ver se compila!!! :X nao me flamem ja 😄

EDIT: Ok isto funca mas n ta bem!!! ja arranjo! 🙂

EDIT2: Ja funca para as raizes!! o calculo dos vertices esta mal... sera que é a tua formula silence??

EDIT3: That should do it 🙂

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quem nao tiver as libs do vb fica agarrado... tenta fazer include disso...

n sei pk, achei 17kB mto pouco.

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P@P "C" && "Linux" Moderator

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quem nao tiver as libs do vb fica agarrado... tenta fazer include disso...

n sei pk, achei 17kB mto pouco  ;)

Podes sempre ver o executável que tem lá uma opção para veres o código fonte.....mas só o da form principal porque o resto não interessa muito....e sim, não tem mais que 17 KB (zipado), o executável tem 50 ou 60 KB.

Se calhar está muito simples, mas eu tbm não precisei de mais na altura.....

Fiquem bem 😄 ;)😄

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EDIT2: Ja funca para as raizes!! o calculo dos vertices esta mal... sera que é a tua formula silence??

Nope, as formula k usei tão correctas. Coordenada X do vértice fazes a semi-soma dos zeros da função. Depoix a coordenada Y é substituir na função o X pelo valor de X e dá o Y.

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explica la isso direitinho.... :oops:

Uma fórmula resolvente serve pa resolver uma ekuação do tipo: AX^2+BX+C. Isto com um valor para A, outro pa B e outro pa C. Tendo esses 3 valores usas a dita fórmula: -B+-(raiz(B^2-4*A*C)/2A). O +- indica k dá um resultado fazendo a formula com - e outro fazendo com +. Esses 2 resultados são as ditas raizes. Agora falta descobrir o vértice da parábola (a equação inicial é de uma parábola). Para isto somas as duas raizes k te deu e divides por 2. O valor k der corresponde  coordenada X. Para saber a coordenada Y vais  ekuação AX^2+BX+C e substituis o X pelo valor da coordenada X. O resultado desta operação dáte a coordenada Y.

Basicamente é isto k o meu programa faz =)

Alg dúvida? (deve tar algo confuso :S)

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Bem simples por acaso..... ;)

realmente sinto-me estupido.... :shock: ...nas minha aulas de mat fizemos (pois porque agr é férias 😄 )...grande malukices para achar o vertice da parabola e no fundo é tão simples.....mas tambem a minha matemática não é assim tao avançada.....sou mais novo do que pode parecer, so acho estupido não nos terem ensinado logo dessa maneira (seria melhor para os alunos mais fracos...)......pelo menos o valor x.

Claro que usar a minha TI 84 Plus é mais simples....lol.....(just kidding) 😄

Fiquem bem;)😄 ;)

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