[_Silence_] Posted June 7, 2005 at 06:52 PM Report #474 Posted June 7, 2005 at 06:52 PM Deixo aki o link pá ultima versão do meu 1º programa, feito apenas com alguma leitura deste forum e de uns tutorials. Basicamente o programa efectua a Fórmula Resolvente, indicando os zeros da função e a localização do vértice da parábola, mt simples, razoável para 1º programa =) http://pwp.netcabo.pt/orlandojdr/formula1.2.rar
deathseeker25 Posted June 7, 2005 at 06:56 PM Report #475 Posted June 7, 2005 at 06:56 PM A linguagem utilizada foi o Pascal não foi? 😄
[_Silence_] Posted June 7, 2005 at 07:39 PM Author Report #482 Posted June 7, 2005 at 07:39 PM A linguagem utilizada foi o Pascal não foi? 😄 Foi sim =) Até gostei bastante de o fazer, e (riam-se!) o mais complicado foi conseguir dar os resultados sem ser em notação cientifica :O eheheh
deathseeker25 Posted June 7, 2005 at 07:42 PM Report #483 Posted June 7, 2005 at 07:42 PM Em 07/06/2005 às 21:39, [_Silence_] disse: Foi sim 😃 Até gostei bastante de o fazer, e (riam-se!) o mais complicado foi conseguir dar os resultados sem ser em notação cientifica 😮 eheheh Pois...ao início as coisas simples parecem-nos bastante complicadas...Tambem brevemente colocarei aqui os meus projectos em Pascal e alguns em C.... Cumps
redhat Posted June 7, 2005 at 10:33 PM Report #510 Posted June 7, 2005 at 10:33 PM o pai orlando que saiba que andas a gastar o ftp da netcabo hihihihih j/k 😄 Força eh assim que se começa! se alguem quiser, posso transcrever o code para C para terem termo de comparaçao! 😄 Abraços! Software is like sex... it's better when it's free in the old days P@P "C" && "Linux" Moderator
melSpeedl.ine Posted June 8, 2005 at 08:36 PM Report #559 Posted June 8, 2005 at 08:36 PM o pai orlando que saiba que andas a gastar o ftp da netcabo hihihihih j/k 😄Força eh assim que se começa! se alguem quiser, posso transcrever o code para C para terem termo de comparaçao! 😄 Abraços! muito interessante a tua ideia! e visto que ando a começar no C... seria excelente poder comparar os dois codes... cumps e fiquem bem
vbmaster Posted June 8, 2005 at 10:45 PM Report #580 Posted June 8, 2005 at 10:45 PM hum.....ja fiz isso em vb que devido ao seu ide torna tudo muito simples...... se kiserem o link depois mando......
redhat Posted June 9, 2005 at 11:01 AM Report #591 Posted June 9, 2005 at 11:01 AM silence, dp posta o codigo para eu "transcrever" (nao me apetece criar de raiz :X) Abraço! Software is like sex... it's better when it's free in the old days P@P "C" && "Linux" Moderator
deathseeker25 Posted June 9, 2005 at 04:08 PM Report #599 Posted June 9, 2005 at 04:08 PM hum.....ja fiz isso em vb que devido ao seu ide torna tudo muito simples......se kiserem o link depois mando...... Força com isso.... 😄 😄
[_Silence_] Posted June 9, 2005 at 06:16 PM Author Report #606 Posted June 9, 2005 at 06:16 PM silence, dp posta o codigo para eu "transcrever" (nao me apetece criar de raiz :X)Abraço! Mais logo posto, k vou agora fazer uma instalação nova do Windows.
redhat Posted June 9, 2005 at 06:35 PM Report #608 Posted June 9, 2005 at 06:35 PM bota ghost nisso! eh o que da esticares com a prommy 😄 dp rebentas com o windows 😄 :D:D Software is like sex... it's better when it's free in the old days P@P "C" && "Linux" Moderator
[_Silence_] Posted June 9, 2005 at 07:34 PM Author Report #611 Posted June 9, 2005 at 07:34 PM bota ghost nisso! eh o que da esticares com a prommy 🙂 dp rebentas com o windows 😄 :D:D Nepes, andei a exprimentar o Windows XP x64, mas pa OC sucka =( Anyway aki tens o código: Program FormulaResolvente; uses crt; label inicio, fim; var tecla : char; A : real; B : real; C : real; D : real; {o k ta dentro da raiz kuadrada da formula resolvente} X : real; {coordenada X do vertice} raiz1 : real; raiz2 : real; Begin inicio: clrscr; writeln( 'Introduz o valor de A:' ); readln( A ); writeln( 'Introduz o valor de B:' ); readln( B ); writeln( 'Introduz o valor de C:' ); readln( C ); d:= (b*b)-(4*a*c); if d < 0 then begin writeln; writeln('Raizes de numeros negativos nao existem '); goto fim; end else raiz1:= (-b+sqrt(d))/(2*a); raiz2:= (-b-sqrt(d))/(2*a); BEGIN writeln; writeln('1¦ Raiz = ',raiz1 : 0 : 5); writeln('2¦ Raiz = ',raiz2 : 0 : 5); END; X:= (raiz1+raiz2)/2; Begin writeln; writeln('Coordenada X do vertice : ',X : 0 : 5); writeln('Coordenada Y do vertice : ',(A*sqr(x))+(B*X)+C : 0 : 5); end; Begin fim: writeln; writeln; writeln('Deseja voltar ao inicio? (s/n)'); tecla := readkey; if (tecla = 's') or (tecla = 'S') then goto inicio end; clrscr; writeln('Obrigado e volte sempre =)'); readkey; end. Boa sorte nessa conversão =)
redhat Posted June 9, 2005 at 10:05 PM Report #621 Posted June 9, 2005 at 10:05 PM ahhh eu pedi-te na altura na tech para testares!! se sucka, ja n instalo 🙂 Vou converter isso! int main() { int a, b, c; float d, raiz1, raiz2,x,y; char tecla='s'; fflush(stdin); while(tecla == 's' || tecla == 'S') { printf("Introduz o valor de A: "); scanf(" %d", &a); printf("Introduz o valor de B: "); scanf(" %d", &b); printf("Introduz o valor de C: "); scanf(" %d", &c); d = ((-4)*a*c); if(d<0) { printf("Raizes de numeros negativos nao existem\n"); } else { raiz1 = (-b+sqrt(d))/(2*a); raiz2 = (-b-sqrt(d))/(2*a); printf("1| Raiz = %f\n", raiz1); printf("2| Raiz = %f\n", raiz2); x = (raiz1+raiz2)/(2); y = (a*x*x)+(b*x)+c; printf("Coordenada do vertice em X = %f\n", x); printf("Coordenada do vertice em Y = %f\n", y); } printf("Deseja voltar ao inicio? (s/n): "); scanf(" %c", &tecla); } return 0; } Nao testei isto a ver se compila!!! :X nao me flamem ja 😄 EDIT: Ok isto funca mas n ta bem!!! ja arranjo! 🙂 EDIT2: Ja funca para as raizes!! o calculo dos vertices esta mal... sera que é a tua formula silence?? EDIT3: That should do it 🙂 Software is like sex... it's better when it's free in the old days P@P "C" && "Linux" Moderator
vbmaster Posted June 10, 2005 at 12:25 AM Report #626 Posted June 10, 2005 at 12:25 AM Pronto aqui está: feito em vb6 http://rapidshare.de/files/2283476/RE2G.rar.html se der algum erro digam e não gozem muito.... Fiquem bem 😛
redhat Posted June 10, 2005 at 12:29 AM Report #627 Posted June 10, 2005 at 12:29 AM quem nao tiver as libs do vb fica agarrado... tenta fazer include disso... n sei pk, achei 17kB mto pouco. Software is like sex... it's better when it's free in the old days P@P "C" && "Linux" Moderator
vbmaster Posted June 10, 2005 at 10:28 AM Report #635 Posted June 10, 2005 at 10:28 AM quem nao tiver as libs do vb fica agarrado... tenta fazer include disso... n sei pk, achei 17kB mto pouco ;) Podes sempre ver o executável que tem lá uma opção para veres o código fonte.....mas só o da form principal porque o resto não interessa muito....e sim, não tem mais que 17 KB (zipado), o executável tem 50 ou 60 KB. Se calhar está muito simples, mas eu tbm não precisei de mais na altura..... Fiquem bem 😄 ;)😄
[_Silence_] Posted June 10, 2005 at 01:10 PM Author Report #643 Posted June 10, 2005 at 01:10 PM EDIT2: Ja funca para as raizes!! o calculo dos vertices esta mal... sera que é a tua formula silence?? Nope, as formula k usei tão correctas. Coordenada X do vértice fazes a semi-soma dos zeros da função. Depoix a coordenada Y é substituir na função o X pelo valor de X e dá o Y.
redhat Posted June 10, 2005 at 07:32 PM Report #657 Posted June 10, 2005 at 07:32 PM explica la isso direitinho.... :oops: Software is like sex... it's better when it's free in the old days P@P "C" && "Linux" Moderator
[_Silence_] Posted June 10, 2005 at 11:20 PM Author Report #677 Posted June 10, 2005 at 11:20 PM explica la isso direitinho.... :oops: Uma fórmula resolvente serve pa resolver uma ekuação do tipo: AX^2+BX+C. Isto com um valor para A, outro pa B e outro pa C. Tendo esses 3 valores usas a dita fórmula: -B+-(raiz(B^2-4*A*C)/2A). O +- indica k dá um resultado fazendo a formula com - e outro fazendo com +. Esses 2 resultados são as ditas raizes. Agora falta descobrir o vértice da parábola (a equação inicial é de uma parábola). Para isto somas as duas raizes k te deu e divides por 2. O valor k der corresponde coordenada X. Para saber a coordenada Y vais ekuação AX^2+BX+C e substituis o X pelo valor da coordenada X. O resultado desta operação dáte a coordenada Y. Basicamente é isto k o meu programa faz =) Alg dúvida? (deve tar algo confuso :S)
vbmaster Posted June 11, 2005 at 12:13 AM Report #678 Posted June 11, 2005 at 12:13 AM Bem simples por acaso..... ;) realmente sinto-me estupido.... :shock: ...nas minha aulas de mat fizemos (pois porque agr é férias 😄 )...grande malukices para achar o vertice da parabola e no fundo é tão simples.....mas tambem a minha matemática não é assim tao avançada.....sou mais novo do que pode parecer, so acho estupido não nos terem ensinado logo dessa maneira (seria melhor para os alunos mais fracos...)......pelo menos o valor x. Claro que usar a minha TI 84 Plus é mais simples....lol.....(just kidding) 😄 Fiquem bem;)😄 ;)
Recommended Posts