Jorge Carvalho Posted September 8, 2011 at 12:05 AM Report #411116 Posted September 8, 2011 at 12:05 AM Caros Colegas Supostamente o XL carrega os ficheiros contidos na pasta XLSTART no arranque. Tentei usar esta característica do XL para criar um ficheiro, que contém as minhas macros e ferramentas. Deste modo quando necessito de correr uma das minhas macros, uso um atalho que criei no friso. As macros não ficam gravadas no ficheiro de trabalho, mas sim num ficheiro à parte (com se fosse o ficheiro pessoal de Macros). Até aqui tudo bem. No entanto quando copio o referido ficheiro para o pasta XLSTART de outro computador que uso (portátil), o XL não carrega o ficheiro no arranque. A única forma de contornear o problema foi gravar o ficheiro que contém as macros, com ficheiro binário (Livro Binário do XL). Quando vou as opções do XL/Avançadas e preencho o campo "No arranque, abrir todos os ficheiros em:" com a path da pasta XLSTART, o XL não guarda a path, i.e. quando volto a consultar opções do XL/Avançadas... o campo está em branco. Estou a usar o XL 2007 no Windows Vista Buisiness, em ambos os computadores Será que alguém me pode ajudar? O que eu pretendo é criar um ficheiro contendo todas as minhas ferramentas e poder distribui-lo para utilização em outros computadores, nomeadamente para outros colegas. Obrigado pela V. ajuda. Jorge Carvalho
jpaulino Posted September 8, 2011 at 07:22 AM Report #411128 Posted September 8, 2011 at 07:22 AM Olá, O que deves fazer é utilizar Add-Ins e instalar nas máquinas onde é para estar disponível. Vê este artigo, que está escrito em Excel 2003 mas que também se aplica ao Excel 2007 (ou superior): Excel: Criação de Add-Ins
Jorge Carvalho Posted September 13, 2011 at 07:56 PM Author Report #412011 Posted September 13, 2011 at 07:56 PM Caro Jpaulino Obrigado pela ajuda. A sugestão que propõe funciona perfeitamente. Segui o exemplo e só tive de trocar a função RANDBETWEEN para a função equivalente em Português (Aleatórioentre). Estava convencido que no XL 2007 não era possível criar menus e/ou mexer nas barras dos menus. Pelos vistos estava enganado. Já agora onde é que eu posso obter informação adicional sobre a personalização do Ribbon e dos seus menus. É possível adicionar um icon ou imagem ao menu? Cumprimentos Jorge Carvalho
jpaulino Posted September 14, 2011 at 09:33 AM Report #412065 Posted September 14, 2011 at 09:33 AM Já agora onde é que eu posso obter informação adicional sobre a personalização do Ribbon e dos seus menus. É possível adicionar um icon ou imagem ao menu? Sim, é possível, mas é para ficar apenas numa máquina?
Jorge Carvalho Posted September 17, 2011 at 04:57 PM Author Report #412555 Posted September 17, 2011 at 04:57 PM Para ficar apenas numa maquina? Não o ideal era poder dispor dessa personalização do Ribbon, nas várias maquinas dos vários utilizadores, nem que para tal fosse necessário criar Add-Ins diferentes (um para Excel 97, outro para 2007 e outro para 2010). No caso do Excel 97, tenho ideia que isto pode ser feito com alguma facilidade através do VBA. mas no caso do Excel 2007 e 2010, tenho ideia que não pode ser feito por VBA e se torna necessário recorrer a ficheiros XML. Gostaria de saber onde é que existe alguma literatura, mais ou menos completa sobre este tema (Personalizar o Ribbon, inserir novos tabs, criar grupos de controlos, inserir controlos, inserir icons para esses controlos etc...). Agradeço antecipadamente a ajuda. Cumprimentos Jorge Carvalho
Recommended Posts