Jump to content

Recommended Posts

Posted

Caros Colegas

Supostamente o XL carrega os ficheiros contidos na pasta XLSTART no arranque. Tentei usar esta característica do XL para criar um ficheiro, que contém as minhas macros e ferramentas. Deste modo quando necessito de correr uma das minhas macros, uso um atalho que criei no friso. As macros não ficam gravadas no ficheiro de trabalho, mas sim num ficheiro à parte (com se fosse o ficheiro pessoal de Macros). Até aqui tudo bem. No entanto quando copio o referido ficheiro para o pasta XLSTART de outro computador que uso (portátil), o XL não carrega o ficheiro no arranque. A única forma de contornear o problema foi gravar o ficheiro que contém as macros, com ficheiro binário (Livro Binário do XL). Quando vou as opções do XL/Avançadas e preencho o campo "No arranque, abrir todos os ficheiros em:" com a path da pasta XLSTART, o XL não guarda a path, i.e. quando volto a consultar opções do XL/Avançadas... o campo está em branco. Estou a usar o XL 2007 no Windows Vista Buisiness, em ambos os computadores

Será que alguém me pode ajudar? O que eu pretendo é criar um ficheiro contendo todas as minhas ferramentas e poder distribui-lo para utilização em outros computadores, nomeadamente para outros colegas.

Obrigado pela V. ajuda.

Jorge Carvalho

Posted

Caro Jpaulino

Obrigado pela ajuda. A sugestão que propõe funciona perfeitamente. Segui o exemplo e só tive de trocar a função RANDBETWEEN para a função equivalente em Português (Aleatórioentre).

Estava convencido que no XL 2007 não era possível criar menus e/ou mexer nas barras dos menus. Pelos vistos estava enganado.

Já agora onde é que eu posso obter informação adicional sobre a personalização do Ribbon e dos seus menus. É possível adicionar um icon ou imagem ao menu?

Cumprimentos

Jorge Carvalho

Posted

Já agora onde é que eu posso obter informação adicional sobre a personalização do Ribbon e dos seus menus. É possível adicionar um icon ou imagem ao menu?

Sim, é possível, mas é para ficar apenas numa máquina?

Posted

Para ficar apenas numa maquina?

Não o ideal era poder dispor dessa personalização do Ribbon, nas várias maquinas dos vários utilizadores, nem que para tal fosse necessário criar Add-Ins diferentes (um para Excel 97, outro para 2007 e outro para 2010).

No caso do Excel 97, tenho ideia que isto pode ser feito com alguma facilidade através do VBA. mas no caso do Excel 2007 e 2010, tenho ideia que não pode ser feito por VBA e se torna necessário recorrer a ficheiros XML.

Gostaria de saber onde é que existe alguma literatura, mais ou menos completa sobre este tema (Personalizar o Ribbon, inserir novos tabs, criar grupos de controlos, inserir controlos, inserir icons para esses controlos etc...).

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Cumprimentos

Jorge Carvalho