Jump to content

[Encerrar][Dúvida/Discussão] Como fazer?

Recommended Posts

Posted

Olá pessoal,

De novo estou a recorrer à comunidade P@P para resolver algumas dúvidas que tenha e até ouvir sugestões de quem realmente perceba da matéria.

Estou a pensar criar um projecto para utilizar num futuro site (para daqui a exactamente 11 meses estar 100% operacional).

Em que consiste?

O objectivo é criar um sistema de login, sincronizado com uma base de dados (SQL, talvez seja o mais fácil, até pelos tutoriais, etc). Isto permitia que o utilizar se regista-se e pudesse fazer login.

O objectivo é criar uma classificação dos utilizadores. Então é assim, vou dar um exemplo do que pretendo.

Imaginem que temos um campeonato de 100 corredores, a correr todos os dias uma prova, durante 5 dias. O corredor X, o corredor Y, etc, até ao corredor 100.

O que eu pretendo é criar um sistema que permita ao utilizador registado ter uma tabela com todos os 100 participantes. No 1º dia de prova, o utilizador vota, por exemplo, no atleta X. O atleta X terminou a prova em 10º lugar - então esse utilizador fica com 10 pontos. Imaginemos que outro utilizador votou no atleta Y, que ficou em 1º. Então este utilizador fica com 1 ponto.

No dia seguinte, exactamente a mesma coisa. O utilizador vota no seu corredor de eleição e no final do dia, acrescenta-se aos pontos que tinha do dia anterior, os do dia seguinte (por exemplo: 10+1, ficando com 11 pontos).

Nota: A classificação dos atletas teria de ser metida "à mão" todos os dias, uma vez que não estou a ver outra maneira.

No final dos 5 dias, dava para ver quem tinha menos pontos e era o grande vencedor (o que significava que foi o utilizador que mais vezes acertou em quem ia ganhar).

O projecto não me parece de todo complicado, mas se calhar preciso de uma luzinha por onde começar, tipo etapas, não sei. Ainda é o meu primeiro projecto, ainda estou verdinho nisto.

Espero sugestões vossas,

Um grande abraço,

Sito.

Posted

A primeira sugestão, dados os 11 meses, é que comeces por aprofundar os conhecimentos na área web. Depois dessa etapa feita veem as reais dúvidas.

Já tenho conhecimentos na área da web, apenas ainda não pesquei com php e sql. 🙂

Nota: Conheço o teu nick de algum lado, às tantas já me resolves-te muitos problemas... Hum.. Conheço mesmo. 😁

Posted

Se não "pescas-te" PHP e SQL, é bom que o faças porque são ambas a base do que queres fazer.

Tem de se aprender por algum lado. 😁

E sim, já comecei a dar uns toques. A criar um sistema de login, registo, logout, etc.

Posted

Peço desculpa voltar ao tópico mas percebi a questão de outra forma.

Se pretendes um método para desenvolver o projecto recomendo estes passos:

1. Análise do problema: identificar todas as entidades e acções do ponto de vista lógico do problema.  Assim por alto, pela descrição que deste, identifica-se algumas entidades: campeonato, corredor, classificação, etc...

Deves também identificar que acções existem entre estas entidades.

2. Esquematizar a relação das entidades (DER ou ORD) e funcionamento da aplicação (Fluxograma).

3. Consultar software disponível: ler documentação sobre software para se tentar perceber qual o software mais adequado para solucionar o problema. Neste caso, como pretendes que seja uma aplicação web based, recomendo que leias documentação sobre servidores (IIS, Apache), Bases de dados (SQLite, MySql, PostgreSQL) e linguagens de programação mais usadas na web.

4. Consultar outro software já existente que tenha o mesmo objectivo.

5. Metes as mãos na configuração/código.

Nem tudo é tão linear... muitas vezes começa-se do fim e volta-se a trás sempre que existem dúvidas... para não entrar por um beco sem saída.