SitoMan Posted September 1, 2011 at 10:34 PM Report #410203 Posted September 1, 2011 at 10:34 PM Olá pessoal, De novo estou a recorrer à comunidade P@P para resolver algumas dúvidas que tenha e até ouvir sugestões de quem realmente perceba da matéria. Estou a pensar criar um projecto para utilizar num futuro site (para daqui a exactamente 11 meses estar 100% operacional). Em que consiste? O objectivo é criar um sistema de login, sincronizado com uma base de dados (SQL, talvez seja o mais fácil, até pelos tutoriais, etc). Isto permitia que o utilizar se regista-se e pudesse fazer login. O objectivo é criar uma classificação dos utilizadores. Então é assim, vou dar um exemplo do que pretendo. Imaginem que temos um campeonato de 100 corredores, a correr todos os dias uma prova, durante 5 dias. O corredor X, o corredor Y, etc, até ao corredor 100.O que eu pretendo é criar um sistema que permita ao utilizador registado ter uma tabela com todos os 100 participantes. No 1º dia de prova, o utilizador vota, por exemplo, no atleta X. O atleta X terminou a prova em 10º lugar - então esse utilizador fica com 10 pontos. Imaginemos que outro utilizador votou no atleta Y, que ficou em 1º. Então este utilizador fica com 1 ponto. No dia seguinte, exactamente a mesma coisa. O utilizador vota no seu corredor de eleição e no final do dia, acrescenta-se aos pontos que tinha do dia anterior, os do dia seguinte (por exemplo: 10+1, ficando com 11 pontos). Nota: A classificação dos atletas teria de ser metida "à mão" todos os dias, uma vez que não estou a ver outra maneira. No final dos 5 dias, dava para ver quem tinha menos pontos e era o grande vencedor (o que significava que foi o utilizador que mais vezes acertou em quem ia ganhar). O projecto não me parece de todo complicado, mas se calhar preciso de uma luzinha por onde começar, tipo etapas, não sei. Ainda é o meu primeiro projecto, ainda estou verdinho nisto. Espero sugestões vossas, Um grande abraço, Sito.
yoda Posted September 1, 2011 at 10:47 PM Report #410206 Posted September 1, 2011 at 10:47 PM A primeira sugestão, dados os 11 meses, é que comeces por aprofundar os conhecimentos na área web. Depois dessa etapa feita veem as reais dúvidas. before you post, what have you tried? - http://filipematias.info sense, purpose, direction
SitoMan Posted September 1, 2011 at 11:07 PM Author Report #410207 Posted September 1, 2011 at 11:07 PM A primeira sugestão, dados os 11 meses, é que comeces por aprofundar os conhecimentos na área web. Depois dessa etapa feita veem as reais dúvidas. Já tenho conhecimentos na área da web, apenas ainda não pesquei com php e sql. 🙂 Nota: Conheço o teu nick de algum lado, às tantas já me resolves-te muitos problemas... Hum.. Conheço mesmo. 😁
bioshock Posted September 1, 2011 at 11:20 PM Report #410208 Posted September 1, 2011 at 11:20 PM Se não "pescas-te" PHP e SQL, é bom que o faças porque são ambas a base do que queres fazer.
SitoMan Posted September 1, 2011 at 11:27 PM Author Report #410209 Posted September 1, 2011 at 11:27 PM Se não "pescas-te" PHP e SQL, é bom que o faças porque são ambas a base do que queres fazer. Tem de se aprender por algum lado. 😁 E sim, já comecei a dar uns toques. A criar um sistema de login, registo, logout, etc.
bioshock Posted September 1, 2011 at 11:38 PM Report #410211 Posted September 1, 2011 at 11:38 PM Pronto, quando tiveres dúvidas concretas colocas na respectiva secção.
SitoMan Posted September 1, 2011 at 11:43 PM Author Report #410214 Posted September 1, 2011 at 11:43 PM Pronto, quando tiveres dúvidas concretas colocas na respectiva secção. Hum, tá certo. Obrigado então pela ajuda. Podem encerrar o tópico.
taviroquai Posted September 2, 2011 at 04:26 PM Report #410299 Posted September 2, 2011 at 04:26 PM Peço desculpa voltar ao tópico mas percebi a questão de outra forma. Se pretendes um método para desenvolver o projecto recomendo estes passos: 1. Análise do problema: identificar todas as entidades e acções do ponto de vista lógico do problema. Assim por alto, pela descrição que deste, identifica-se algumas entidades: campeonato, corredor, classificação, etc... Deves também identificar que acções existem entre estas entidades. 2. Esquematizar a relação das entidades (DER ou ORD) e funcionamento da aplicação (Fluxograma). 3. Consultar software disponível: ler documentação sobre software para se tentar perceber qual o software mais adequado para solucionar o problema. Neste caso, como pretendes que seja uma aplicação web based, recomendo que leias documentação sobre servidores (IIS, Apache), Bases de dados (SQLite, MySql, PostgreSQL) e linguagens de programação mais usadas na web. 4. Consultar outro software já existente que tenha o mesmo objectivo. 5. Metes as mãos na configuração/código. Nem tudo é tão linear... muitas vezes começa-se do fim e volta-se a trás sempre que existem dúvidas... para não entrar por um beco sem saída.
Recommended Posts