Jump to content
santiago

Criar site de videos (meu próprio youtube)

Recommended Posts

santiago

Pessoal , primeiro oi,  :cheesygrin:

segundo :

eu gostaria de criar um servidor tipo youtube , sapo videos , e isso...

so que nao sei nada , que linguagem usar , nada mesmo

agradecia ajuda , por onde começar ou ate um topico ,

como este forum tem muita qualidade acredito que alguem me ajude  :cheesygrin:

• Vote 1

brunoais

1 ajuda.

Esquece. Se nem sabes que linguagem usar então nem fazes ideia do trabalho q um site daqueles dá. Nem eu sou capaz com os conhecimentos que tenho.

Acho que o resto do pessoal regular deste forum confirma o que afirmo

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

KTachyon

Não sei se confirmo :cheesygrin:

Podes utilizar uma plataforma pré-feita, como é o caso do MediaCore (http://mediacore.com/), que utiliza Python e te permite modificar suficientemente o código para conseguires ajustar a plataforma às tuas necessidades. Inclui, inclusivé a capacidade de incluir videos de outras fontes (Youtube, Vimeo,...).

Por outro lado, se quiseres fazer um de raiz, acredito que irias utilizar coisas que já estão pré-feitas, como o JWPlayer, alguns plugins de JQuery, tomcat, apache (ou outro app server e web server),... A questão acaba por se tornar mais complicada na questão da aceitação dos formatos e, eventualmente, a conversão dos mesmos para formatos compatíveis quer com o player flash, como com a versão HTML5. Fazer a conversão dos formatos requer bastante tempo de processador o que iria sobrecarregar um pequeno servidor com bastante facilidade e teriam que ser criados os processos de comunicação entre o servidor que disponibiliza os conteúdos e o que os converte/trata.

No caso do MediaCore, acredito que todo o processo seja efectuado pelo utilizador e o sistema aceita apenas uma mão cheia de formatos, não aceitando os formatos que não são compatíveis com as tecnologias da plataforma, se bem que não posso confirmar isto. O que posso confirmar é que a instalação da plataforma não é exactamente pêra doce para quem não está habituado a lidar com configurações de servidores web mais avançadas.

Ou seja, no fundo, no fundo, tal como o brunoais disse, é capaz de dar bastante trabalho (principalmente se fores pela opção de começar uma plataforma do zero) e requer uma quantidade conhecimentos generosa. No caso de iniciares o sistema de raiz, aconselho a utilizares tecnologias que te permitam programar em MVC, que podem dar mais trabalho, mas a facilidade com que fazes a manutenção do código compensa o trabalho extra.

Eu já desenvolvi um início de plataforma que poderia ser, eventualmente, virada para essa funcionalidade, com um sistema de inserção de conteúdos ainda rudimentar, utilizando Tomcat, Java, Struts, JQuery e JWPlayer com suporte HTML5. Também podes experimentar a Play como framework de desenvolvimento (http://www.playframework.org/) mas não te posso dar muito mais pistas sobre ela porque a minha experiência com a framework foi extremamente limitada.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

rexmage

Como o brunoais e o KTachyon disseram, em cima tens a resposta. Penso de forma igual, embora ainda considere outras plataformas para essa tua rede de videos privada.

Tens também o PHP Motion (http://phpmotion.com/) isto é livre.

No entanto, sinceramente, penso que não vale muito a pena entrares por estes ramos e tentares voar tão alto se nem sequer ainda sabes criar um gestor de clientes com base de dados, que permita incorporar foto e outros anexos (por exemplo).

Apesar do exemplo não ser parecido sequer, o que tentei dizer é que deverias começar por baixo como todos fizemos. Começa por ler uns tutoriais de programação web, algo sobre html, css, javascript, php.

Depois podes entrar pelas frameworks de php (cakephp ou symfony) e javascript (jquery por exemplo) para te adpatares ao ritmo da programação.

Tal como outros utilizadores, espero que tenhamos ajudado a compôr uma ideia mais nitída do que precisarias.

Cumprimentos,

Cristiano Perdigão.

<?PHP echo "Bo0m"; ?>

SirDave

A maior parte desses serviços usa Flash acho eu, mas pelo que estive a ver o Mediacore está bem documentado e não parece ser muito difícil de usar, mas ainda assim, se não percebes muito de programação, duvido que consigas criar um serviço de clientes e de uploads, que é mais complicado :P

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

KTachyon

Eu diria que a documentação do MediaCore é "mediana". Não é boa, mas também não é muito má. Por exemplo, o sistema de instalação é suficientemente abstracto para se conseguir (tentar) instalar em qualquer sistema operativo, mas não é directo. Nalguns sistemas é preciso instalar uma dezena de componentes manualmente antes de se conseguir ver alguma coisa a funcionar, e mais umas dezenas para se conseguir pôr a funcionar com o apache. A documentação diz 80% do que é necessário, o resto tem que ser feito de cabeça. A documentação dos controladores e DTOs também não é nada de especial, apenas diz o essencial. Há muita informação que tem que se obter através da leitura do código, o que, às vezes, pode ser bastante irritante.

Mas tem lá a tradução em português (de Portugal) que eu me dei ao trabalho de fazer e que vem incluída na distribuição (mas que pode depender um pouco da utilidade que lhe queiram dar, e não me preocupei muito com o backoffice da plataforma). Basicamente, tenho uma plataforma a correr com o MediaCore 0.8.2, traduzida à mão, que vai ser alterada (um dia destes) para a 0.9, pelo que aproveitei para fazer uma tradução quando eles anunciaram o suporte para múltiplas línguas.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

bioshock

Discordo completamente com a tua opinião @KTachyon, tendo em conta, obviamente, o que o autor do tópico disse:

so que nao sei nada , que linguagem usar , nada mesmo

Acho que o passo que ele quer dar não é gigante, é um universo sem fim, dados os conhecimentos dele.

Falaste e bem de algumas linguagens, do que fazer, etc..mas será que ele sequer sabe o que é jQuery, apache etc..?

apu

Há plataformas que requer pouco ou nenhum conhecimento em linguagens de programação, por isso penso que não é por ai...

Não te esqueças tambem de analisar os custos que isso pode gerar.

• Vote 1

brunoais

Há plataformas que requer pouco ou nenhum conhecimento em linguagens de programação, por isso penso que não é por ai...

Para programar algo em (x)HTML sem javascript e uma linguagem de servidor, até serve.

Usar uma coisa dessas para criar código php (por exemplo) ou javascript é "horrendamente" horrível!!!!! A pior parte está no abuso de uso de memória e de processamento.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

KTachyon

Pah, eu sugeri o MediaCore em que 80% da instalação é seguir passos, 20% é resolver problemas de passos que não dão à primeira.

-- Tony Hoare