Jump to content

Ruby editor/ide


Recommended Posts

Boas, eu estou a pensar em iniciar me na linguagem ruby. Tenho alguma experiência com java e estou habituado a ter o eclipse a fazer uma data de coisas por mim :P Tive a procura de uma ferramenta para programar em ruby em windows, mas não achei grande coisa. Parece que o mais utilizado para desenvolvimento em ruby é o textmate do mac os. Alguem tem alguma sugestão de um editor ou ide para ruby em windows?

cumps ;)

Link to post
Share on other sites

O TextMate é um editor de texto como outro qualquer, e não uma ferramenta específica para programar em Ruby. O que acontece é que no MacOS muita gente gosta de ter o TextMate e muita gente programa em Ruby, sendo assim um dos mais utilizados.

Para Windows tens imensas opções, mas eu vou reduzi-las a 3: Notepad++, Vim e Emacs. Não são IDEs, apenas editores (e daí, o TextMate também só é um editor) mas todos eles suportam extensões (e possivelmente haverá algo relacionado com ruby)

Link to post
Share on other sites

Sim eu sei que o textmate é apenas um editor, mas sempre falavam em varios bundles especificos para a linguagem que o tornavam mais apelativo. Eu desses 3 só usei o notepad++, e pelo que li não me pareceu ter um suporte tão bom para ruby, mas talvez não lhe tenha dado uso suficiente lol. Gostaria de ter pelos menos indentação automática (não vi ainda se é possivel no notepad++) e um explorador de projecto que fosse melhor que o do notepad++, que parece me apenas imitar o explorador do windows, e não ser realmente um explorador de projecto.

cumps;)

Link to post
Share on other sites
rolando2424

Concordo com o que o Black-Wolf disse. Se já sabes utilizar Eclipse talvez fosse melhor tentar adaptar-lo para Ruby.

Porque senão para além de aprenderes Ruby, tens também que aprender outro IDE, o que pode complicar as coisas.

Por exemplo, sei que o Emacs tem suporte para Ruby e Ruby on Rails (nota, este vídeo foi feito em 2006, o Emacs teve algumas modificações desde dessa altura), mas como essa configuração não vem instalada por defeito, primeiro que consigas fazer algo semelhante ao que o vídeo mostra tens que trabalhar um bocado... (Só para esclarecer uma coisa. O vídeo mostra o Emacs a correr num sistema Linux, daí os menus do right-click terem um aspecto estranho. A versão do Windows utiliza os menus normais.)

O Vim provavelmente também terá algo semelhante para Ruby.

Para além do mais, se ainda estás a começar a aprender Ruby, provavelmente só precisas de um editor de texto simples com syntax highlight, por isso talvez seja melhor continuares a usar o Eclipse e concentrares-te em aprender Ruby.

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente 😄

Link to post
Share on other sites

Muito obrigado pelas sugestões, nunca me lembrei que o eclipse podia ter um plugin para ruby ( não sei pk não procurei lol) eu sabia que o netbeans tinha suporte, mas não gosto muito do netbeans.

cumps;)

Link to post
Share on other sites

Create an account or sign in to comment

You need to be a member in order to leave a comment

Create an account

Sign up for a new account in our community. It's easy!

Register a new account

Sign in

Already have an account? Sign in here.

Sign In Now
×
×
  • Create New...

Important Information

By using this site you accept our Terms of Use and Privacy Policy. We have placed cookies on your device to help make this website better. You can adjust your cookie settings, otherwise we'll assume you're okay to continue.