Jump to content

Ruby editor/ide

Recommended Posts

Boas, eu estou a pensar em iniciar me na linguagem ruby. Tenho alguma experiência com java e estou habituado a ter o eclipse a fazer uma data de coisas por mim :P Tive a procura de uma ferramenta para programar em ruby em windows, mas não achei grande coisa. Parece que o mais utilizado para desenvolvimento em ruby é o textmate do mac os. Alguem tem alguma sugestão de um editor ou ide para ruby em windows?

cumps ;)

O TextMate é um editor de texto como outro qualquer, e não uma ferramenta específica para programar em Ruby. O que acontece é que no MacOS muita gente gosta de ter o TextMate e muita gente programa em Ruby, sendo assim um dos mais utilizados.

Para Windows tens imensas opções, mas eu vou reduzi-las a 3: Notepad++, Vim e Emacs. Não são IDEs, apenas editores (e daí, o TextMate também só é um editor) mas todos eles suportam extensões (e possivelmente haverá algo relacionado com ruby)

Sim eu sei que o textmate é apenas um editor, mas sempre falavam em varios bundles especificos para a linguagem que o tornavam mais apelativo. Eu desses 3 só usei o notepad++, e pelo que li não me pareceu ter um suporte tão bom para ruby, mas talvez não lhe tenha dado uso suficiente lol. Gostaria de ter pelos menos indentação automática (não vi ainda se é possivel no notepad++) e um explorador de projecto que fosse melhor que o do notepad++, que parece me apenas imitar o explorador do windows, e não ser realmente um explorador de projecto.

cumps;)

rolando2424

Concordo com o que o Black-Wolf disse. Se já sabes utilizar Eclipse talvez fosse melhor tentar adaptar-lo para Ruby.

Porque senão para além de aprenderes Ruby, tens também que aprender outro IDE, o que pode complicar as coisas.

Por exemplo, sei que o Emacs tem suporte para Ruby e Ruby on Rails (nota, este vídeo foi feito em 2006, o Emacs teve algumas modificações desde dessa altura), mas como essa configuração não vem instalada por defeito, primeiro que consigas fazer algo semelhante ao que o vídeo mostra tens que trabalhar um bocado... (Só para esclarecer uma coisa. O vídeo mostra o Emacs a correr num sistema Linux, daí os menus do right-click terem um aspecto estranho. A versão do Windows utiliza os menus normais.)

O Vim provavelmente também terá algo semelhante para Ruby.

Para além do mais, se ainda estás a começar a aprender Ruby, provavelmente só precisas de um editor de texto simples com syntax highlight, por isso talvez seja melhor continuares a usar o Eclipse e concentrares-te em aprender Ruby.

Não me responsabilizo por qualquer dano ocorrido no seguimento dos meus conselhos. Prontos, a minha pessoa está oficialmente protegida legalmente 😄

Muito obrigado pelas sugestões, nunca me lembrei que o eclipse podia ter um plugin para ruby ( não sei pk não procurei lol) eu sabia que o netbeans tinha suporte, mas não gosto muito do netbeans.

cumps;)