Jump to content

C++ & directX

Fábio Costa

Recommended Posts

KTachyon

Se quiseres ter um jogo portável, OpenGL em vez do DirectX. A discussão da performance destas duas frameworks seria uma que geraria uma discussão que não levaria a lado algum. Portanto, tendo a vantagem da portabilidade, eu diria OpenGL com C++.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Certamente que C++ é a linguagem mais utilizada para a programação de jogos.

Não digo que o DirectX é a melhor maneira de programar jogos, visto que as bibliotecas de sound e network estão desactualizadas.

Se quiseres ter um jogo portável, OpenGL em vez do DirectX. A discussão da performance destas duas frameworks seria uma que geraria uma discussão que não levaria a lado algum. Portanto, tendo a vantagem da portabilidade, eu diria OpenGL com C++.

Não sei se ele estava só se a referir ao DirectX como Direct3D, se ele estava a referir-se ao conjunto de bibliotecas do DirectX não se pode comparar só com o OpenGL, visto que a comparação do OpenGL tem de ser feita com o Direct3D(estou a implicar um bocado :cheesygrin: ), mas como disseste não adianta entrar em discussão em termos de performance entre o Direct3D e o OpenGL, já que nunca mais saiamos daqui, mas em termos de cross-plataform o OpenGL bate o Direct3D :)

Boas...

C++ & dirextx são as melhores plataformas para o desenvolvimento de jogos 3d?

se nao, quais?

Como interligar?

Não diria que é a melhor "plataforma", visto que está um bocado desactualizada(tirando o Direct3D), conforme o que queiras programar, se queres um jogo on-line, pelo o que sei a parte de network já não é actualizada desde a versão 6.0 do DirectX, por isso deverás querer utilizar outras bibliotecas.

O meu conselho é: "faz pim-pom-pum" e escolhe entre OpenGL e Direct3D :D

Para mim a parte mais importante é a lógica da programação em 3D, trabalhar com matrizes, multiplicá-las, etc...

Sais bem servido com qualquer uma delas  ;)

Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender.

A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples.

"learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time."

"Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."

KTachyon

Não sei se ele estava só se a referir ao DirectX como Direct3D, se ele estava a referir-se ao conjunto de bibliotecas do DirectX não se pode comparar só com o OpenGL, visto que a comparação do OpenGL tem de ser feita com o Direct3D(estou a implicar um bocado :cheesygrin: ), mas como disseste não adianta entrar em discussão em termos de performance entre o Direct3D e o OpenGL, já que nunca mais saiamos daqui, mas em termos de cross-plataform o OpenGL bate o Direct3D :D

Sim, mas eu apenas peguei no facto de ele querer fazer jogos 3D ;)

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Olá comundade P@P, eu sei que este post tem 9 anos, mas a fazer pesquisas no Google encontrei-o e tem a haver um pouco do tema da minha pergunta!

Bem tenho alguns conhecimentos em c++, já criei jogos com Unity e Unreal, mas queria fazer um jogo totalmente em código(Desafio meu), ainda não me decidi se vou usar como FrameWork o Diretx, OpenGL ou Vulkan.Tive a pesquisar entre Dirext e vulkan, mas não encontro quase nada, só encontro como criar um objeto 3d e criar audio. Apenas encontro Tutoriais com o SFML o propriamente GameDesign!

A minha dúvida era ao aprender SFML, depois ao passar por exemplo para Vulkan, a única coisa que tenho que aprender é criar o "Mundo 3d" e áudio e outras coisas que o FrameWork, trás! Ou tenho que aprender praticamente tudo de novo, como por exemplo a parte lógica e outros elementos de GameDesign!

"The greatest mistake you can make in this life is to be continually fearing you will make one."

Elbert Hubbard -