Jump to content

2 Dúvidas

eskecime

Recommended Posts

Boas pessoal 😛

Bom eu sou novo nisto da programação e tenho duas dúvidas que gostaria que me esclarecessem 😛

1º Dúvida

Eu gostaria que após de carregar num botão, aparecesse uma imagem.

Sabem como posso fazer isso?

Já procurei no google e ainda não consegui arranjei nada que me ajudasse...

2º Dúvida

Como é que se faz para que apareça uma caixa de diálogo de confirmação, quando se carrega na cruzinha que fecha o programa?

A cruzinha que estou a falar é daquela no canto superior direito, onde tambem existem os botoes minimizar etc...

Espero que me possam ajudar 😄

Desde já obrigado.

1 Duvida.

Como estas a comecar e melhor criares uma TImage, que esta na pallette addicional e quando carregas no botao fazes isto:

Imagem.Picture.LoadFromFile('C:\kkcoisa.jpg');

Senao podes ir a propriedade Picture da TImage e carregar tu a imagem que quiseres. metes visible a false e quando carregas no boto metes

Imagem.Visible := True;

2ª Duvida:

No evento OnCloseQuery da Form fazes

if Application.MessageBox('Deseja realmente sair?', 'Aviso', mb_iconquestion + mb_okcancel) <> id_ok then
    CanClose := False;

Ele vai te dar uma mensagem com um icone de pergunta e bototes ok e cancel, se o botao for diferente de id_ok, a form nao vai fechar.

Espero que te tenha ajudado e boa sorte...