Jump to content
DiogoAfonso

[Duvida] primeiro prog em Pascal

Recommended Posts

DiogoAfonso

Boas, este é o meu primeiro post aqui no forum :)

Queria aprender um pouco de Pascal e vim aqui buscar algum material.

Acontece que o programa dá um erro que desconheço:

semttulohkd.png

Alguém poderia ajudar-me?

Cumprimentos.

progster

Já há algum tempo que não toco no PASCAL, mas experimenta tirar o último 

readln;

antes do

end.

Não resolvo dúvidas por PM.

DiogoAfonso

Boas!

Eu já tentei o clássico "Hello World" sem o readln e com e dá erro na mesma!

(Obrigado na mesma :) )

Cumprimentos.

progster

E quanto ao compilador, já experimentas-te trocar?

As vezes pode ser problema de software

thoga31

Muda os ficheiros de lugar, de preferência directamente no ambiente de trabalho ou num directório de 1º ou 2º nível em relação à raíz do disco: de vez em quando, quando tens o ficheiro mais longe desses níveis, o compilador, por razão desconhecida (bug), não consegue ligar os vários ficheiros envolvidos (link) e dá esse erro na último linha. :)

O último readln nada tem a ver.

Knowledge is free!

DiogoAfonso

Obrigado thoga31, era mesmo disso :)

Podem encerrar, obrigado!

Cumprimentos.

thoga31

De nada :)

Podem encerrar, obrigado!

Os tópicos não são encerrados excepto se violam as regras do fórum. Como não é o caso... :)

O que podes fazer é o "Topic Solved", que está no fim da página. Eu já coloquei como Resolvido, mas fica a nota :)

Knowledge is free!

progster

... O que podes fazer é o "Topic Solved", que está no fim da página. ...

Peço desculpa pela minha ignorância  :) , mas onde é que se encontra o "Topic Solved"?

progster

Como sou novo aqui desconhecia xD

Não há crise. Eu também já por aqui ando á algum tempo, e acho que nunca utilizei o botão em causa, normalmente o que faço é no assunto do primeiro tópico escrevo [Resolvido].

pwseo

Um palpite: será que o facto de ter espaços no caminho até ao ficheiro tem influência nisto (seria algo relativamente comum)? O próprio facto de teres o ficheiro armazenado numa pasta de comportamento "especial" (o Windows 7 faz algumas coisas interessantes para dar nomes diferentes à mesma pasta, e "Program Files" (com ou sem "(x86)") é um bom exemplo desses casos.

Tenta testar estas condicionantes, quanto mais não seja para delimitares bem o comportamento do tal bug :)

nunopicado

É isso mesmo Pedro... Esses erros já me deram há tempos, logo quando comecei a programar em Windows, e o caso era esse mesmo.

Há alguns compiladores que não se chateiam com isso, mas outros baralham-se todos.

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.

pwseo

Pois... sendo assim então se calhar convém manter a source destas coisas fora de pastas especiais e de preferencia também evitar os espaços (o que funciona bem no Desktop, pois deve ser algo como C:\Users\<nome>\Desktop)...

EDIT:

Fui pesquisar um bocadito pelo ficheiro ppas.bat que era mencionado na screenshot e pelos vistos o fpc cria-o para fazer o linking do programa... e nesse .bat há uma execução de um linker onde o caminho para o binário é dado sem aspas o que impossibilita a utilização de espaços.

No entanto, vi isto numa thread do ano 2001, o que me leva a pensar que talvez tenha sido já corrigido em versões mais recentes do fpc. Tendo em conta que o Dev-Pascal é um projecto antigo (que não é actualizado há anos), tenho a seguinte observação a fazer: se usam o compilador que vem com ele, não o façam... Instalem o freepascal de origem, a última versão. Pode ser que não tenha erros :)

thoga31

Por natureza eu nem costumo criar pastas "técnicas" com espaços, mas sempre com o underscore "_", e os ficheiros, quaisquer que sejam, NUNCA levam espaço pelas minhas mãos. ;)

Isso tem-me permitido meter projectos em 20º nível, se tal necessário for, e sem problemas. :)

Knowledge is free!

nunopicado

Ajuda bastante, mas há casos que nem assim, nomeadamente com compiladores mais antigos, do tempo do DOS, em que podes no nome ter no máximo o formato 8.3

"A humanidade está a perder os seus génios... Aristóteles morreu, Newton já lá está, Einstein finou-se, e eu hoje não me estou a sentir bem!"

> Não esclareço dúvidas por PM: Indica a tua dúvida no quadro correcto do forum.