Jump to content
Sign in to follow this  
doubleh

Curso Superior

Recommended Posts

doubleh

Boas,

Eu vou ingressar no ensino superior e quero uma carreira no desenvolvimento de software, logo estou interessado no curso superior de Engenharia Informatica, ate ai tudo bem o problema é mesmo escolher em que universidade... obviamente que não vou perguntar qual seria a melhor universidade porque isso é relativo mas sim gostaria de saber qual seria a vossa opinião, as universidades que me chamarão a atenção foram a Faculdade de Ciencias da Nova Universidade de Lisboa, o Instituto de Tecnologia, a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra.

Isto é algo que me tem atormentado desde decidi ingressar numa universidade e espero que possam ajudar-me na minha decisão.

Obrigado pelo vosso tempo,

Henry

P.S.: Não sou portugues e como tal não importa qual seria a universidade tenderia que ficar numa residencia que, na minha opinião, tambem é um factor a considerar.

softklin

Atenção que existe a Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e a Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa (FCT/UNL), não consegui saber se te referias a uma ou a outra.

Posso falar da FCUL, onde ando: tens bastantes cadeiras com vista ao desenvolvimento de software, nos primeiros anos cadeiras introdutórias de programação Java e no 3º ano existe uma cadeira  planeamento de projectos de software. Pelo meio, ainda apanhas programação orientada a objectos (OOP) em Java e também aprendizagem de linguagens funcionais (Haskell).

Claro que, se quiseres seguir o desenvolvimento de software, é recomendado seguir o mestrado, após a licenciatura. Existe uma especialização para o efeito. Mais sobre a FCUL:

http://candidatociencias.fc.ul.pt/licenciaturas/engenharia_informatica.php (licenciatura)

http://candidatociencias.fc.ul.pt/mestrados/engenharia_informatica.php (mestrado, com especialização em Engenharia de Software)

Sobre questões de alojamento, existe, mas não sei dar muitos detalhes sobre isso. Mas é uma questão de procurar, tens bons acessos (metro, autocarro) para a cidade universitária, mesmo que fiques um pouco afastado do local.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

doubleh

Pois eu nem sabia que existiam duas Faculdades de Ciencias em Lisboa... qual recomendarias softklin? E o que levou-te a escolher FCUL sobre a FCT/UNL?

Estive na pagina da DGES e não encontro o curso de Engenharia Informatica.

Obrigado pelo teu tempo.

pedrosorio

Boas,

Eu vou ingressar no ensino superior e quero uma carreira no desenvolvimento de software, logo estou interessado no curso superior de Engenharia Informatica, ate ai tudo bem o problema é mesmo escolher em que universidade... obviamente que não vou perguntar qual seria a melhor universidade porque isso é relativo mas sim gostaria de saber qual seria a vossa opinião, as universidades que me chamarão a atenção foram a Faculdade de Ciencias da Nova Universidade de Lisboa, o Instituto de Tecnologia, a Universidade do Porto e a Universidade de Coimbra.

Isto é algo que me tem atormentado desde decidi ingressar numa universidade e espero que possam ajudar-me na minha decisão.

Obrigado pelo vosso tempo,

Henry

P.S.: Não sou portugues e como tal não importa qual seria a universidade tenderia que ficar numa residencia que, na minha opinião, tambem é um factor a considerar.

O Instituto de Tecnologia é o IST? Se sim, então o nome é Instituto Superior Técnico.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

doubleh

Pois desculpa, estava referindo-me ao IST, mas tambem existe a ISCTE... meu deus com tantas escolhas...

softklin

Pois eu nem sabia que existiam duas Faculdades de Ciencias em Lisboa... qual recomendarias softklin? E o que levou-te a escolher FCUL sobre a FCT/UNL?

Estive na pagina da DGES e não encontro o curso de Engenharia Informatica.

Obrigado pelo teu tempo.

No meu caso o principal factor foi mesmo a distância, porque ficava mais perto e evitava ter de utilizar muitos transportes para chegar ao destino. No teu caso, é possível que isto não seja importante.

Quanto a Engenharia Informática, encontrei aqui:

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CursosConferentesDeGrau/Cursos+Conferentes+de+Grau.htm

Tens links para vários ficheiros XLS onde tens os cursos, instituições e respectivos distritos.

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

doubleh

Quanto a Engenharia Informática, encontrei aqui:

http://www.dges.mctes.pt/DGES/pt/OfertaFormativa/CursosConferentesDeGrau/Cursos+Conferentes+de+Grau.htm

Tens links para vários ficheiros XLS onde tens os cursos, instituições e respectivos distritos.

Muito obrigado softklin.

Já que tu escolheste a faculdade em base que proximidade isso significa que não existe diferença entre os cursos? E do ponto de vista num empresario um estudante da FCUL é igual a um estudante da FCT/UNL ou mesmo de Coimbra (sempre ouvi dizer que Coimbra era a melhor)?

softklin

Sobre as outras faculdades, não tenho praticamente nada a dizer, porque nunca as frequentei e não sei como são os respectivos cursos. Na FCT/UNL o curso pareceu-me muito idêntico ao da FCUL, mas isto foi ao comparar uma lista das cadeiras. Algumas cadeiras podem ter nomes parecidos em diferentes instituições e terem temas diferentes.

Isso sobre estatutos de estudantes, eu pessoalmente não gosto muito do "o da instituição X é melhor que o da instituição Y", quanto muito, pode haver uma distinção em termos de conhecimentos adquiridos.

doubleh

Muito obrigado a todos, fui ao gabinete do ensino superior e eles tambem foram muito bons e muito informativos.

Estou mais inclinado a FCT/UNL, penso que Lisboa seria o melhor lugar para ter acesso mais facil a vôos e em relação a FCT/UNL e FCUL... gosto mais da pagina da UNL lol, sei que não é um factor importante mais penso prontos.

Mais uma vez muito obrigado, em especial a softklin.

Cumprimentos,

Henry

pedrosorio

Muito obrigado a todos, fui ao gabinete do ensino superior e eles tambem foram muito bons e muito informativos.

Estou mais inclinado a FCT/UNL, penso que Lisboa seria o melhor lugar para ter acesso mais facil a vôos e em relação a FCT/UNL e FCUL... gosto mais da pagina da UNL lol, sei que não é um factor importante mais penso prontos.

Mais uma vez muito obrigado, em especial a softklin.

Cumprimentos,

Henry

O IST também é em Lisboa.

Não respondo a dúvidas por mensagem.