Jump to content
Iastreb

Estação de lavagem automóvel com S7-1200

Recommended Posts

Iastreb

Boas!

Pessoal, estou a fazer um projecto final do curso e preciso de ajuda. Vou fazer uma estação de lavagem auto controlada por um automato. O carro entra e o tapete avança ate ser detectado o carro por um sensor de presença. O tapete para, sai agua durante 5 seg, o tapete avança ate outra divisória, o sensor detecta o tapete para. As escovas lavam o carro durante 10 seg, o tapete avança ate a 3º área, o sensor para, começa a secagem (durante 10seg). O tapete ponha o carro la afora.

Tou a pensar em programar o automato em Lader  🤔, caso haja alguém disponível para dar umas ideias ou dicas, agradeço!!

Também gostava de saber o que acham do projecto!!! 😳

nokPT

Podes programar na linguagem que te der mais jeito e que se adapte melhor às tuas necessidades. Podes fazer uma parte (do programa) em Ladder, outra noutra linguagem.

Relativamente ao projecto, em si. As estações de lavagem que conheço, funcionam de maneira diferente.

* O condutor posiciona o carro (há uma indicação luminosa p/ o condutor avançar e outra p/ recuar) esta indicação é controlada por sensores.

* O condutor depois sai do carro, e carrega num botão p/ iniciar o ciclo de lavagem.

* A máquina activa as escovas e começa a deslocar-se ao longo do carro, ao mesmo tempo as escovas, vão se posicionando perto do carro (os carros têm dimensões diferentes). A escova horizontal, tem 2 sensores p/ detectar a geometria do carro e ir subindo à medida que o capot e o limpa vidros vão subindo, e vai descendo à medida que a mala vai descendo (ou seja, tens movimentos verticais controlados por sensores ópticos (acho)). O mesmo acontece nas escovas verticais, mas o movimento, neste caso é p/ dentro e p/ fora.

* Quando a máquina chega ao fim do carro, abre as escovas e recua p/ o inicio, nessa altura, liga o ventilador de secagem, o processo repete-se mais ao menos como os das escovas, mas só com o movimento vertical.

* No fim, acende uma luz a dizer que está concluído.

Há claro lavagens mais completas.

Ricardo Timóteo

bubulindo

A resposta do nokPT foi bastante completa no que toca ao funcionamento das lavagens pelo que não me vou debruçar sobre isso.

Que curso é que estás a tirar? Que hardware tens disponível? Digo isto porque não estou a ver escolas ou universidades com uma lavagem automática lá montada para a poderes automatizar, pelo que alguns dos pontos referidos pelo nokPT terão de ser descartados por impossibilidade de implementação e teste (é escusado escrever código que não vais poder testar...).

No entanto, sendo esse o caso (de não teres hardware para testar), acho que deves programar o teu sistema com possibilidades de alto nível (se te for possível). No que toca a conceptualizar o que se passa com um sistema de automação podes simular os sensores e actuadores, etc... mas se criares um SCADA, será certamente mais simples para apresentar o projecto e testar durante uma apresentação, render-te-á mais pontos porque trabalhaste com algo mais que um autómato e podes também ter mais sensores para medir nivéis de sabão na máquina, pressão da água, contador de carros, contador de água para ser possível medir a eficiência da lavagem, etc... e realizar um relatório com isso.

Lá está, tudo isto depende do nível académico em que te encontras, mas tendo em conta que provavelmente não terás uma estação de lavagem para trabalhar, o melhor será tentares acrescentar valor ao projecto com outros pormenores. Desde que não saia do âmbito do projecto, claro.

Quanto às linguagens, eu prefiro STL para cálculos e chamadas de funções e ladder ou FBD para interlocks e condições. Mas são as minhas preferências. :)

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

Iastreb

Boas, agradeço as vossas explicações! E o seguinte: o projecto em si, e para o curso CET Electrónica Industrial, Automação, Robótica e Controlo Industrial. A estação vai ter 1m de cumprimento por 30cm de largura. O automato e o Siemens S7-1200 programado na linguagem Lader. O software e TiaPortal 11. Tem de ser programado mesmo em Lader.

Iastreb

A maior dificuldade e fazer a esquema de ligação do automato com os motores e os sensores.  🤔

nokPT

A maior dificuldade e fazer a esquema de ligação do automato com os motores e os sensores.  🤔

Não vejo qual é a dificuldade (para mim :) ).

Nos autómatos Siemens (incluindo o S7-1200) as entradas são do tipo PNP. Todos os sensores que usares têm que ser PNP ou a relé, o contacto do relé do sensor, ou dos botões têm que meter 24Vdc no autómato (sinal 1) ou não meter nada (sinal 0).

No caso das saídas do S7-1200, tens 2 hipóteses:

* Ou a transistor 24Vdc (todos os relés ou contactores ou outros equipamentos que ligam às saídas do autómato têm que ser em 24Vdc)

* Ou a relé (tens 1 comum p/ vários contactos, a tensão que meteres nesse comum, é a tensão que vai aparecer na saída)

Os motores têm que ser protegidos com disjuntores (motor), a fonte de alimentação (ou o autómato se for alimentado da rede) também tem que ser protegido com disjuntor.

De resto é só fazer...

Qual é ao certo a tua dificuldade?

Ricardo Timóteo

Iastreb

Tenho mesmo dificuldade :wallbash: em montar o esquema de ligaçao.  😳

nokPT

Tenho mesmo dificuldade :wallbash: em montar o esquema de ligaçao.  😳

Mas, qual é a tua dificuldade ao certo? Tudo??? O que é que já fizeste? Em que é que necessitas de ajuda, ao certo?

Ricardo Timóteo

Iastreb

O prof pediu-me a esquema de ligaçao do automato com os sensores e os motores, e eu nao sei fazer. :wallbash:

nokPT

O prof pediu-me a esquema de ligaçao do automato com os sensores e os motores, e eu nao sei fazer. :wallbash:

Já falaste com ele? Já lhe pediste ajuda?

Mas já tens alguma coisa delineada?

Quantos sensores?

Quantos motores?

Que potência?

Tipo de arranque (directo, suave ou variador de velocidade)?

Nós podemos fazer-te o projecto todo (não fazemos mas podemos) de uma ponta à outra, mas não aprendes NADA...

Tens que ser tu a fazer o trabalho.

E para te ajudarmos, tens que dizer claramente o que necessitas, tens que dizer claramente onde tens dúvidas, e a malta ajuda-te nas dúvidas, mas não fiques há espera que façamos o teu trabalho...

Ricardo Timóteo

Iastreb

Respeito tudo o que disse, mas e o seguinte, eu fui para este curso de olhos fechados, sem ter bases, gostei bastante. A gora por falta de bases tenho dificuldades, ninguém se preocupa com isso. Vou dar um exemplo: estudamos sensores indutivos e capacitivos durante uns tempos...nunca o prof nos mostrou um. :down: Tenho mais colegas no curso na mesma situação que eu, ninguém quere saber. E pena, gosto bastante, mas não tenho bases, tenho aulas particulares (16,50€ hora) para recuperar aquilo que devia de ter antes de ir para o curso. 👎

Bom, mas se me poderem ajudar eu agradeço, e e de maneira que também aprendo. O automato vaiser ligado a 5 motores de 12V e a 5 sensores de 24V. :thumbsup:

bubulindo

Que sensores?

Como vais ligar os motores? Com relés, arranque estrela triângulo, soft-starter, drive?

Eu compreendo a tua frustração, mas sem saber tipos de sensores, ou motores, não é simples ajudar. Eu só dois anos após ter deixado a faculdade é que vi um sensor indutivo e um capacitivo... Logo isso não é desculpa... o problema parece estar nas bases de como interligar equipamentos, até porque neste caso, é isso que é importante e não exactamente como os sensores funcionam. :\

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

JCarreira

olá,

vou tentar ajudar, vais fazer uma maquete certo?

1.º fazes o circuito de potência alimentação para o automato (penso que e 24vdc), disjuntor- fonte-disjuntor, alimentação para os motores respectivo disjuntor tranformador 220/12 dc penso eu!

2.º ainda no circuito de potência ligar o fios dos motores aos relés ou contactores (não sei o que vais usar), nos casos de o motores terem inversão fazer a ligaçao respectiva.

3.º circuito de comando- ligar na linha 24dc+ os botões start stop reset etc ás entradas que defenires no plc alimentar os sensores e ligar a respectiva saida do sensor a entrada que tambem vais defenir no plc. Agora as saidas vais ver se é por rele ou transistor e com elas accionas os respectivos reles ou contactores ou por e simples uns leds para visualização.

não se faz a primeira mas com esforço tudo vai lá....

nokPT

Acho que o que já foi dito, já ajuda, mas de qualquer maneira resumindo:

Para começar -> Tens que fazer uma tabela com as entradas e as saídas do autómato (a tabela pode ser em papel, no Step7, onde quiseres, tens que saber que sinais vais ligar a onde)

Depois tens a ligação das entradas e das saídas.

Um passo importante, nesta fase é , ver sempre as características e o esquema de ligação dos equipamentos que vais usar. Por norma, nas páginas dos fabricantes, esquemas mais ao menos directos de como se devem usar, no teu caso, a parte dos motores (porque não é um equipamento industrial standard) tens mesmo ver o esquema disponibilizado pelo fabricante (se necessitares de ajuda p/ entenderes, diz)

De qualquer maneira:

As entradas, no teu caso é o mais fácil:

* Os sensores têm que ser PNP (caso contrário podes ter mais trabalho), há sensores a 3 fios (ou mais mas não interessa porque só vais usar 3 fios) e sensores a 2 fios.

+ Nos sensores a 3 fios, por norma, ligas o Castanho aos 24Vdc, o Azul ao 0Vdc e o Preto à entrada do autómato

+ Nos sensores a 2 fios, por norma, ligas o Castanho aos 24Vdc e o Azul à entrada do autómato

* Os botões de pressão ou Interruptores, ligas como os sensores de 2 fios, de um lado ligas os 24Vdc do outro ligas na entrada do autómato.

As saídas é mais complicado, tal como disse o JCarreira, numa primeira fase podes só usar os Leds, entretanto tal como te disse tens que ver a ligação dos motores, tens também que ver se o autómato tem saídas a transistor ou a relé, se tiver saídas a transistor, tens forçosamente que usar relés de interface (porque a saída do autómato é em 24Vdc e porque se tiveres algum azar não queimas o autómato). A ligação dos relés, depende do esquema do fabricante dos motores...

Ricardo Timóteo

bubulindo

Dependendo da potência dos motores, em vez de

alimentação para os motores respectivo disjuntor tranformador 220/12 dc penso eu!

Podes ligar assim: 24Vdc - disjuntor (ou fusível) - Conversor 24/12V - Disjuntor (ou fusível) - Motor.

Isto é apenas por uma questão de custo e para te alertar que existem outras possibilidades de ligação. No entanto, tudo depende das potências envolvidas, como para ligares de 220Vac para 12Vdc vais precisar dum rectificador, é preferível colocar um conversor de tensão de 24 para 12V. No entanto, como disse, tudo isto depende da potência dos motores. Eu estou a assumir que os motores de 12V vão ser fraquinhos (e que muito provavelmente não vais ter carga neles e apenas vais mostrar movimento) e como tal, uma fonte com boa potência (com 5A ou 10A na saída por exemplo) chegam para fazer desta forma.

Relativamente ao resto, o nokPT deu muito boas dicas de como organizar o projecto, especialmente a de listar entradas e saídas no início para (eventualmente noutro projecto) poderes controlar a quantidade e tipo de entradas e saídas que vais ter.

Outra coisa, mesmo que o autómato tenha saídas a relés, não perdes nada em ligar um relé de interface à saída do autómato. Isto permite-te ter um pouco mais de controlo na alimentação das saídas, nomeadamente num botão de paragem de emergência.

E já que toquei no assunto, deves começar por desenhar o circuito com um botão de paragem de emergência. Regra geral, a função desse botão é "libertar energia armazenada de forma controlada", logo, neste caso o ideal é esse botão desligar a alimentação para as saídas que movimentam os motores, mas deixarem luzes de interface a funcionar.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

robertofonte

A minha única duvida são os sensores para a geometria do carro ??

Alguém conhece um sensor especifico para esse tipo de aplicação??