Jump to content
HIT_Braga

Dividir String

Recommended Posts

HIT_Braga

Boas.

Estou desesperado e no final vai ser fácil  :wallbash: mas tenho mesmo de recorrer à vossa preciosa ajuda.

Estou a desenvolver um software para comunicar com um aparelho externo comunicando com o mesmo via RS232.

O protocolo de comunicação está implementado e funciona bem.

O meu problema é o seguinte: Quando inicio o pedido de dados, envio um comando(string :73,5,2:9,1).O aparelho aceita o dito comando enviando um ZERO por cada comando aceite ou o código de erro.

Depois começa a debitar dados na porta com que são recebidos pelo programa. Para parar envio o comando(string :9,0) e ele para, mas ainda assim debita o que estava em buffer.

É isto que recebo:

-----------------

0:0

+0005;+0005;+0006;+0005;+0005;+0005;+0005;+0005;:9,0

:9,0

+0005;+0005;+0005;+0005;+0005;+0005;+0006;+0005;+0006;+0006;+0006;+0005;+0006;+0006;+0005;+0005;0

------------------------

O que eu pedia:

Ou uma maneira de distinguir COMANDO de DADOS RECEBIDOS, ou então uma forma de separar isto de forma a ficar com os dados todos.(o ideal seria DISTINGUIR  :cheesygrin: )

Tenho feito isto para dividir pelo PONTO E VIRGULA:

Sub split()
        Dim str As String
        Dim ctr As Integer
        Dim strArr() As String
        Dim strOK(10000) As String
        Dim count As Integer
        str = rtbDisplay.Text
        strArr = str.Split(";")
        For count = 0 To strArr.Length - 1
            If Microsoft.VisualBasic.Left(strArr(count), 1) = "+" Or Microsoft.VisualBasic.Left(strArr(count), 1) = "-" Then
                ListBox1.Items.Add(Microsoft.VisualBasic.Left(strArr(count), 5))
                strOK(count) = Microsoft.VisualBasic.Left(strArr(count), 5) * 20 / 10000
                ctr = ctr + 1
            Else
                ListBox2.Items.Add(strArr(count))
            End If

Next
end sub

O problema é que a resposta ao comando inicial fica misturado com o primeiro dado recebido e quando envio o comando de parar fica misturado com o resto(Sublinhado)

Sds,

HIT

" Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "

jpaulino

Mas no exemplo que mostraste o que é o comando e o que é o que recebes? Dá lá um exemplo mas especifico e que se entenda melhor.

ribeiro55

Sinceramente, não consegui perceber lá muito bem. O exemplo de output que dás é um tanto confuso, dadas as indicações.

Segundo o que percebi, queres descobrir uma forma de identificar os locais onde dás uma ordem de paragem (:9,0).

Podes utilizar o método IndexOf da classe String, que te devolve o índice da primeira ocorrência de dado caractere dentro de um alcance fornecido.

A chave aqui é o facto deste método estar preparado para não só apanhar o índice da primeira ocorrência de um caractere, mas também para apanhar o índice do primeiro caractere de uma dada cadeia de caracteres.

Por exemplo:

"ze::ca:9,0ze::ca:9,0ze::ca".IndexOf(":9,0") 'devolve 6
"ze::ca:9,0ze::ca:9,0ze::ca".IndexOf(":9,0",7) 'devolve 16

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

HIT_Braga

Funciona assim:

Por cada comando enviado o aparelho retorna um número (0,1,2,3,4,5)

Ex: envio1 comando ":9,1" recebo 0 / envio 2 comandos ":73,5,2:9,1" recebo 0:0

Quando inicio a medição o aparelho devolve coisa como +0000;+0005;-0001 (sinal e quatro digitos separando cada resposta com :D

No exemplo que coloquei o que aconteçe é que envio o comando ":73,5,2;9,1" que é Iniciar medição continua.

O aparelho devolve 0:0 (aceitou os comandos) e logo de imediato envia os dados de medição (+0000;+0000;)

Depois quando envio ":9,0" Parar medição ele para mas ainda vem o que está em buffer(estou a usar uma class que saquei da net) ou seja vem qualquer coisa como :9,0+0001;+0001;0, que é o comando+buffer+resposta que aceitou comando.

Sei que é um pouco confuso sem ver a coisa a funcionar. Mas desde já obrigado.

Sds,

HIT

" Elogios não me elevam, ofensas não me rebaixam, sou o que sou e não o que acham! "

jpaulino

Mas recebes onde? Tens de conseguir detectar o que estás a receber.

De qualquer forma os comandos que envias tem sempre virgulas (parece) e os que recebes não, o que já é um padrão que permite validar o que foi recebido/enviado.

HIT_Braga

Boas jpaulino obrigado desde já

Saquei este exemplo http://www.dreamincode.net/forums/topic/37361-serial-port-communication-in-vbnet/ e estou a usar a class deste exemplo.

Todos os dados recebido vao para uma richtextbox.

Lá misturam-se as medições(+0001;-0005) com as respostas aos comandos(0)

já estive a tentar alterar a class de forma a que:

Quando envio um comando a resposta a ele vá para uma textbox diferente, mas sem sucesso  😡

Sds,

HIT

jpaulino

Só tens de alterar o método comPort_DataReceived(), em vez de fazer:

DisplayData(MessageType.Incoming, ByteToHex(comBuffer) + "" + Environment.NewLine + "")

Escreves tu numa textbox qualquer.

HIT_Braga

Não percebi...

Podes especificar melhor.

Ou é algo do género

if comando=true then
txtcomando=msg
else
DisplayData(MessageType.Incoming, msg + "" + Environment.NewLine + "")
end if

Sds,

HIT

HIT_Braga

jpaulino mais uma vez Obrigadissssssiiiiimooooo :D

Ainda não está resolvido, já tentei n coisas.

Se pudesses ser mais especifico (quero dizer postar código  😳 ) era optimo.

O tipo de transmissão é TransmissionType.Text e não TransmissionType.Hex.

Sds,

HIT

Detesto chegar a este ponto.... 😡 :wallbash:

Vou  :smoke: antes que delire

jpaulino

O método comPort_DataReceived() é o responsável pela recepção da informação da máquina. Se comentares (por exemplo, as chamadas aos métodos DisplayData(), já não irá escrever na textbox.

HIT_Braga

Sim até ai eu sei.

Mas o problema continua, fico com valores que não desejo porque são o retorno do aparelho ao comando e não consigo filtrar os gajos.

😡

Sds,

HIT

jpaulino

Sim até ai eu sei.

Mas o problema continua, fico com valores que não desejo porque são o retorno do aparelho ao comando e não consigo filtrar os gajos.

😡

Sds,

HIT

Como assim? Se tu não utilizares os valores de retorno (não são escritos na richtextbox), não entendo qual é o problema.

HIT_Braga

Eu quero os valores +0005;+0006; etc só não quero os valores retornados depois de enviar um comando.

Quando envio o Comando quero que o DISPLAYDATA escreva o retorno num sitio e quando o DATARECEIVED é activado sem eu lhe passar comando escreva em outra.

No dia a dia:

1-Eu digo Bom dia a uma pessoa e ela retorna Aceite

2-Depois essa pessoa tá sempre a repetir BomDia;Bomdia;BomDia;

3-Depois eu digo pára e ela retorna Aceite.

Nas três situações o DataReceived é activado, certo? e nas situações todas o que apareçe lá vai para uma única textbox.

O que eu desejo é quando faço o 1 e 3 o que é retornado vai para uma caixa e quando é o 2 vai para outra.

Sds,

HIT

jpaulino

Ah, então só tens de verificar se o número de comando enviados + número de comando enviados -1 (isto para verificar o resultado obtido e os dois pontos) e caso o tamanho (lenght) recebido seja < ou igual ao total apurado, então ignoras.

Ou seja:

Total = número de comando enviados + número de comando enviados -1

Se o texto recebido for <= total ignoras.

Não recebes tudo de seguida, certo?

HIT_Braga

Boas, tás com muita paciençia para mim :)

Vem tudo seguido, ou seja eu envio o comando ":73,5,2:9,1" e o que vem de imediato é 0:0+0005;-0001;

Já resolvi parte do problema:

Pego nos 3 primeiros caracteres da string recebida e deito-os fora.(não é a solução ideal) até porque as coisas podem mudar.

O ideal seria mesmo Distinguir o que é um comando do que é Dados recebidos de medição, isto porque assim também podia sempre que envio comandos de programação do aparelho, receber o reply dele e verificar se deu erro ou não e alertar o utilizador.

Estou a bater nisto à dia e meio umas 4 horas ou 5horas por dia.

De lembrar não sou programador expert, dou uns toques e aprendo sobretudo  :wallbash: e com ajudas como este MAGNIFICO FORUM. :D

Sds,

HIT

jpaulino

Mas vamos lá ver uma coisa ... não é tão simples como parece, e mesmo que recebas tudo imediatamente não é grave!

Tu envias um comando iniciando por ":", certo? Ou seja, ":73,5,2:9,1" são dois comandos e vais receber no inicio dois código mais um divisor (":") =  2+1. Se fosse ":73,5,2:21,1:73,5,2:9,1", ou seja, 4 comandos, irias receber no inicio da string 4 comando + mais três divisores (":") = "0:0:0:0+0005...".

Se assim for, e se estiver correcto, só tens de usar o método str.SubString(inicio) (ex str.SubString(7))

HIT_Braga

Bom dia.

Já percebes-te o core da coisa jpaulino, dai te ocorrerem mais e melhores soluções :thumbsup:

Ainda assim: Qual achas a melhor solução para actualizar o valor em "tempo real", ou seja, envio o comando, tenho o retorno 0:0:0:0+0005;-0001;+0002 etc e pretendo que o valor seja actualizado, isto para desenhar um gráfico em real time, e porque preciso mesmo disso.

sds,

HIT

jpaulino

Algo como isto, tendo sido enviados 4 comandos:

' Resultado recebido
        Dim returnValue As String = "0:0:0:0+0005;-0001;+0002"

' Verifica apenas o resultado das medições
        Dim total As Integer = returnValue.Count(Function(f) f = ":"c) + 1
        Dim result As String = returnValue.Substring(total + (total - 1))

' Mostra os valores das medições
        Dim values As String() = result.Split(";"c)
        For Each val As String In values
            Debug.WriteLine(val)
        Next

HIT_Braga

Boas.

Funciona bem, Obrigado.

Ainda tenho um problema. Assim reconho as medições para uma string enorme e depois divido a mesma(a questão colocada foi esta dahhh 😳 ) para um array de strings. Funcione bem e estou a estudar bem a maneira como o fizes-te.

Como posso ter o valor em tempo real, ou seja, não efectuar só no final a divisão da string.

Isto porque tenho um motor que vai se movendo até que o valor lido seja x, então preciso do valor para determinar a posição de inicio e calcular a posição de fim.

Quanto às soluções, não fiquei à espera do código jpaulino, tentei e dei +- a volta à coisa assim:

Private Sub Button3_Click(ByVal sender As System.Object, ByVal e As System.EventArgs) Handles Button3.Click
SendData(":73,5,2:9,1")
nComandos = 2
end sub
Public Sub updateTextBox()
        Dim Recebido As String

If nComandos > 0 Then
            nComandos = nComandos - 1
            ListBox2.Items.Add(Recebido)
        Else
            ValorNewton = Recebido.Substring(0, 5)*20/10000
        End If
end if

até funciona +- pena é que alguns valores se perdem :thumbsup:

Batendo  :wallbash: e  🤔 e  😡 e  😳 com os pedidos de ajuda e com a ajuda do pessoal isto vai ficar  :thumbsup:

Sds

HIT

jpaulino

Mas tu estás a ir buscar a informação à textbox? Deves utilizar a classe, no método que já te indiquei.