Jump to content
diego_10

VB.Net + formulario para verificar quem esta ligado

Recommended Posts

diego_10

Boas,

A minha aplicação tem um formulario que verifica quem esta a utilizar a aplicação, isto esta feito da seguinte maneira:

Na base de dados na tabela utilizadores tenho um campo do tipo Bit para guardar quem esta ligado, quando o utilizador entra o campo e actualizado na base de dados transmitindo assim quem esta ligado na aplicação, para voltar a actualizar o campo esta a função num botão que sai da aplicação,ou seja, quando o utilizador pressiona o botão sair ele corre a função e actualiza a base de dados.

O meu problema é que o utilizador tem a aplicação aberta e vai ao menu iniciar no windows e faz terminar sessão sem desligar a aplicação, como tenho maneira de ver se a aplicação está aberta ou não para poder fazer o update na base de dados?

Cumps a todos!

ribeiro55

Podes forçar a aplicação a actualizar a base de dados quando é disparada uma acção externa que signifique terminar a aplicação, como um "log off" do utilizador da máquina.

Isto não resolve o teu problema, mas minimiza-o.

Não estou a lembrar-me de nenhuma solução de fácil implementação, mas penso que a maioria passe por análise de processos a correr e uma aplicação externa ou serviço.

Talvez alguém se lembre de alguma coisa melhor.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"

diego_10

Boas,

Pois, já estive a pesquisar e encontrei algum pessoal a explicar que a melhor forma e verificar os processos a deccorrer.

Mas penso que actualizando a base de dados quando na maquina e feito um "log off" resolve o meu problema, mas em que evento na aplicação devo fazer isso?

Cumps

Caça

Vê se o evento Shutdown da aplicação é disparado quando terminas o processo. Se for resolve o teu problema.

EDIT: Vê aqui

Pedro Martins

Não respondo a duvidas por PM

ribeiro55

Dependendo da forma de fecho da tua aplicação ("Last form closed" ou "Startup form closed") deverás acrescentar lógica no handler do evento Form_Closing.

Os argumentos (tipicamente [auto-gerado] com a variável "e") permitem-te proceder a acções consoante o tipo de sinal de exit que a aplicação está a receber: Log off, shutdown, user clicou no "X", etc.

Poderás então tentar correr um comando na base de dados a essa altura.

Isto não resolve o teu problema por completo pois eu posso arrancar a ficha da tomada.

Penso que terás de implementar uma espécie de tempo de sessão que vai actualizando de x em x tempo enquanto a aplicação está a correr.

Depois na base de dados corres um evento temporizado que vai verificar, nos utilizadores supostamente ligados, qual é que tem a última actualização de data para além de um determinado valor. (Imagina que a aplicação actualiza de 10 em 10 minutos. Basta verificares se a última actualização ocorreu há mais de 10 minutos)

A que tiver, troca a flag.

Sérgio Ribeiro

"Great coders aren't born. They're compiled and released"
"Expert coders do not need a keyboard. They just throw magnets at the RAM chips"