Jump to content
iniciante

mp4 em html5

Recommended Posts

iniciante

estou a tentar produzir um video formato mp4 em html 5 mas n funciona nem no IE9 nem no chrome...! percebi que talvez seja o video que n tenha os codecs necessarios..  "MPEG4 = MPEG 4 files with H.264 video codec and AAC audio codec" sabem onde posso ver se o video tem estes codecs ou nao?

RC

brunoais

Estás a trocar-te todo com essa pergunta e essa escrita.

A wiki tem uma boa tabela aceitavelmnte atualizada que ser-te-á útil para decidir isso:

http://en.wikipedia.org/wiki/HTML5_video#Browser_support

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

iniciante

eu vou reformular...!estou a tentar reproduzir um video em formato mp4 mas não funciona...ja tentei no google chrome, no IE9 e no Firefox...em tds eles aparece-me um quadrado com uma cruz no meio, sem ser no chrome que me aparece a barra de controlo mas sem qql imagem..! o processo que eu fiz para tocar audio (e toca) foi o mesmo que fiz para o video e este não toca! dai achar que o meu video mp4 nao tenha algum codec que necessite e prg como posso ver se o meu video é suportado no html5 ou n! todos os videos tem o codec h.264 e audio ACC? é isso que eu queria saber porque tbm n percebo mto destes codecs

RC

brunoais

Se queres q funcione no firefox usa o codec OGG e usa PCM se queres q funcione com todos os browsers ou usa Vorbis se não te incomoda que não funcione para webkit em Macintosh.

"[Os jovens da actual geração]não lêem porque não envolve um telecomando que dê para mirar e atirar, não falam porque a trapalhice é rainha e o calão é rei" autor: thoga31

Life is a genetically transmitted disease, induced by sex, with death rate of 100%.

KTachyon

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

brunoais

Se precisas de usar o conteiner mp4 então vê se ele suporta OGG, eu n encontro essa info. Senão, tens que te denvenselhar. Não vejo razão para teres que usar forçosamente mp4, há alguma razão em especial?

Isso n ajuda. Eu já indiquei essa página.

iniciante

a razão é que o trabalho tbm permite sistemas android fazerem pedidos de videos e musicas e e que eu tenha conhecimento telemoveis android so lêm mp4 e mp3 e eu nao sei se seria correcto ter varios formatos de videos guardados ,um para poder ser reproduzido no browser e outro na apk android..mas pronto vou continuar a perquisar para tentar dar a volta ao problema..obg pela ajuda

RC

KTachyon

Em principio, o Android deverá suportar H.264 em sites, visto que foi dessa forma que o Google começou por ter formatados os videos do YouTube. É provável que o Google tenha já iniciado uma conversão para WebM, mas essa conversão já foi iniciada após o sistema Android estar no mercado.

Como o Firefox não suporta H.264 pode ser aqui que tens o teu problema. Para conseguires terás que ter um fallback, que consiste em teres vários formatos de video e o browser trata de escolher o que consegue interpretar.

Exemplo: http://net.tutsplus.com/tutorials/html-css-techniques/quick-tip-html-5-video-with-a-fallback-to-flash/

@brunoais Tens razão, não tinha reparado. Eu simplesmente apontei para a tabela de compatibilidades, não tinha reparado que tinhas colocado o link da página um pouco mais acima ;)

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

iniciante

no android eu fiz uma aplicação própria para produzir os vídeos não estou a produzi los pelo browser

eu estou a utilizar o chrome e não o firefox...eu falei no firefox porque testei para ver se o video funcionava tal como tentei no IE9 e não funcionou..! dai o mais estranho o video n tocar no chrome quando mp4 é compatível com o chrome!

desculpa a minha ignorância..mas h.264 é o mesmo que mp4 ou são coisas diferentes?

RC

KTachyon

Pah, tecnicamente o H.264 é um branch do MPEG-4. Ambos podem utilizar .mp4, .mpg, .mpeg,... o que significa que podem não ser a mesma coisa. Confirma o codec que o ficheiro de video usa.

-- Tony Hoare

iniciante

nas propriedades do ficheiro nao consegui ver, mas abri o ficheiro com o windows media player e nas propriedades do ficheiro, tanto no codec audio , como no codec de video tem apenas um  - 

ja abri ficheiros de outro tipo e tem sempre alguma coisa escrita , mas os de mp4 nao

RC

KTachyon

O VLC deve conseguir mostrar-te o codec. Arrastas o video para a playlist e vês as informações. Se for H.264 estará lá bem explícito na tab dos codecs.

-- Tony Hoare

iniciante

dsc a minha ausência mas tive fora. o problema é msm falta do codec h.264. arranjei um programa para converter e funcionou logo..! o meu problema agr vai ser fazer esta conversão em asp.net para cada video inserido

RC