Jump to content
Sign in to follow this  
thoga31

Crio o domínio. E depois? O site, o blog, etc...

Recommended Posts

thoga31

Olá pessoal!

Com certeza que deve haver esta dúvida por aí pelo P@P, mas a minha é mais específica, até, e com vários pontos.

Agradeço, desde já, a paciência de quem ler isto. :)

Bem, eu tenho alguns projectos web na cabeça. Contudo, o meu conhecimento em dev-web é nulo. Sim, ok, devia saber algo, por isso vou aproveitar um voucher da Bertrand que tenho e adquirir um livro de PHP, penso ser a melhor opção. :happybday:

Contudo, eu queria ter o meu próprio domínio e, a partir daí, ter os meus sites, os meus blogs, etc.

E já escolhi os serviços que pretendo utilizar depois de ter o meu domínio, que já andei a estudar o assunto:

• Site: Programo eu, mas enquanto não souber o suficiente de HTML e PHP, faço do blog a minha Home Page B) - e não, não quero cá Joomla e outros afins, prefiro ser eu a programar tudo, o máximo que "aceito" é ter o trabalho auxiliado por Dreamweaver ou afim, por exemplo
  • Blog: WordPress
  • Fórum: SMF - acho que vos é familiar, dispensa apresentações :)

Para registar um domínio, tenho de pagar um X por ano, em média 10€ a 20€, e posso fazê-lo em sítios como a Network Solutions.

E agora começam as minhas questões-barra-dúvidas :)

[*]Aconselham que sítio para registar o domínio?

[*]Como se processa o pagamento?

[*]Depois de criado o domínio, como carrego o meu site nesse mesmo domínio? É que não é tipo Wordpress, onde se cria e logo temos um Painel inicial...

[*]Por exemplo, um site muitas vezes necessita de ter MySQL (p.e., fóruns), que eu entendo "pívia": como faço isto?

[*]Como crio mais sites com esse domínio? Por exemplo, criei o www.exemplo.net, e quero fazer o site.exemplo.com...

[*]Como carrego, depois, o sistema WordPress na página que criar para o blog?

[*]E como carrego o SMF para o meu fórum?

Possivelmente ainda me estão a escapar questões.

Qual vai ser a alma caridosa a dar-me uma resposta a esta mente que nada percebe do assunto? :D

Sugestão: quem perceber bem deste assunto, aconselho a criação de um tutorial, dava jeitinho. :)

Cumprimentos,

thoga31

Knowledge is free!

SirDave
o máximo que "aceito" é ter o trabalho auxiliado por Dreamweaver ou afim, por exemplo

Em primeiro lugar, eu já tenho um 2 anos de experiência em desenvolvimento de sites e nunca deixo o DreamWeaver ou outro programa do tipo cheirar o meu código, porque me alteram tudo e eu deixo de ter controlo.

Depois de criado o domínio, como carrego o meu site nesse mesmo domínio? É que não é tipo Wordpress, onde se cria e logo temos um Painel inicial...

Precisas de um servidor/host, não basta o domínio. Podes comprar servidores (dreamhost.com por exemplo) ou teres um grátis (000webhost.com). Depois associas o IP ao servidor e mudas o conteúdo do site através de um servidor FTP, onde podes ter o blog, o fórum, páginas 100% programadas por ti.

Se tiveres um host/servidor de jeito tipo o dreamhost.com ou o 000webhost.com eles tratam do MySQL e do PHP e do Mail Server, basta ires ao site, fazeres login e tens aí uma espécie de "centro de controlo" do teu site.

1. Como crio mais sites com esse domínio? Por exemplo, criei o www.exemplo.net, e quero fazer o site.exemplo.com...

2. Como carrego, depois, o sistema WordPress na página que criar para o blog?

3. E como carrego o SMF para o meu fórum?

1. Crias pastas no servidor FTP, por exemplo a pasta "Jogos", vai dar "jogos.oteudominio.com", mas mais uma vez, o teu host pode facilitar isso.

2. Fazes download do Wordpress, e segues a instruções para instalar no teu servidor FTP.

3. Fazes download do SMF, e segues as instruções para instalar no teu servidor FTP.

Já agora, para acederes ao servidor FTP precisas de um FTP Client (Nautilus, Filezilla, Smart-FTP). O nautilus (que é o sistema de ficheiros do Linux) é o meu preferido, modifico o meu site como se uma pasta do meu computador.

Be nice to see your eyes, blink them from time to time to relax your retina when using the computer. Blink now!

softklin

O SirDave já te respondeu a tudo.

A questão dos subdomínios costuma sim ser facilitada pelo host, aliás, como muitos outros parâmetros de configuração, através de painéis de gestão como o Plesk ou o CPanel. EM particular para os subdomínios, é só escrever o nome que queres que apareça como subdomínio, e é criada a tal pasta, na qual podes colocar todo o conteúdo como se se tratasse de um site independente.

Também podes configurar para enviar e receber mails, por exemplo, qqcoisa@example.com, contato@example.com, ...

Ter alojamento próprio e domínio traz muitas vantagens. Por exemplo, por 30/35 euros por ano, já consegues arranjar alojamento com domínio para teres um website em condições. Ao verificar pelos pagamentos, não te esqueças de ver se as empresas têm contactos para o caso das coisas correrem mal.

Nick antigo: softclean | Tens um projeto? | Wiki P@P

Ajuda a comunidade! Se encontrares algo de errado, usa a opção "Denunciar" por baixo de cada post.

thoga31

Obrigado a ambos. :happybday:

Tenho de estudar bem o caso, já tenho o Wordpress e o SMF numa pasta e já sondei um livro de PHP na Bertrand. Now, let's work. B)

Knowledge is free!