pikax Posted July 11, 2011 at 03:49 AM Report #401882 Posted July 11, 2011 at 03:49 AM Boas Já à algum tempo um amigo meu pediu-me para ver se eu conseguia criar um programa que gerasse por exemplo 1milhão de chaves, e verificar qual foi a que saiu mais(apesar que 1milhão é muito pouco). É um programa relativamente simples(se nos abstrairmos da memória, que poderá consumir), tentei livrar-me de excesso de memória que ficava sem ser utilizada(acho que não memoria desnecessária). Para quem quiser utilizar threads(básicas) em objectos em windows basta utilizar a class Thread(que tenho no código) e depois utilizar herança de classes. NOTA: O programa está feito para windows, por causa da thread, se apagar-mos a class e tirar-mos no inicio da main a thread, deverá funcionar em linux #include<iostream> #include<cmath> #include<vector> #include<algorithm> #include <time.h> #include<cstdio> #include<windows.h> typedef unsigned short int uint; using namespace std; class chave; vector<chave> koizo; vector<uint> numeros; vector<uint> estrelas; //random generator function: ptrdiff_t random12 (ptrdiff_t i) { return rand()%i;} // pointer object to it: ptrdiff_t (*p_myrandom)(ptrdiff_t) = random12; class Thread //class para termos threads no windows { public: Thread(); void Begin(); virtual DWORD creatThread(); private: HANDLE d_threadHandle; DWORD d_threadID; }; /*************************************************************/ static DWORD WINAPI cCreatThread( Thread *pThis ) { return pThis->creatThread(); return pThis->creatThread(); } /*************************************************************/ Thread::Thread() { d_threadID = 0; d_threadHandle = NULL; } void Thread::Begin() { d_threadHandle = CreateThread( NULL, 0, (LPTHREAD_START_ROUTINE)cCreatThread, this, 0, (LPDWORD)&d_threadID ); if(d_threadHandle==NULL) cerr<<"Falhou a criação da Thread\n";//throw Error("Falhou a criação da Thread\n"); } DWORD Thread::creatThread() { return 0; } class fps: public Thread { public: fps(){last_visited=1;} DWORD creatThread() { unsigned int xenx=1; while(xenx<=MAX_KOIZO) { Sleep(30000); xenx=koizo.size(); cout<<"palavras por 30 segundos:"<<(xenx-last_visited)<<endl; last_visited=xenx; } return 0; } int MAX_KOIZO; private: unsigned int last_visited; }; class chave { public: chave(){} chave(uint n1,uint n2,uint n3,uint n4,uint n5,uint e1,uint e2):m_n1(n1),m_n2(n2),m_n3(n3),m_n4(n4),m_n5(n5),m_e1(e1),m_e2(e2),repeticao(1){} unsigned int repeticao; uint m_n1; uint m_n2; uint m_n3; uint m_n4; uint m_n5; uint m_e1; uint m_e2; }; unsigned long int kkkoasdi=0; bool comp(); inline bool operator==(const chave& ch1, const chave& ch2) { if(ch1.m_n1!=ch2.m_n1) return false; if(ch1.m_n2!=ch2.m_n2) return false; if(ch1.m_n3!=ch2.m_n3) return false; if(ch1.m_n4!=ch2.m_n4) return false; if(ch1.m_n5!=ch2.m_n5) return false; if(ch1.m_e1!=ch2.m_e1) return false; if(ch1.m_e2!=ch2.m_e2) return false; return true; } bool myfunction (short int i,short int j) { return (i<j); } chave gera_chave() { vector<uint>::iterator it; uint temp; vector<uint> v_chaves; v_chaves.push_back(gera_random(50)); for(int i=0;i<4;i++) { do { random_shuffle(numeros.begin(),numeros.end(),p_myrandom); temp=numeros.back(); it = find (v_chaves.begin(), v_chaves.end(), temp); }while(it!=v_chaves.end()); v_chaves.push_back(temp); } vector<uint> v_est; for(int i=0;i<2;i++) { do { random_shuffle(estrelas.begin(),estrelas.end(),p_myrandom); temp=estrelas.back(); it = find (v_est.begin(), v_est.end(), temp); }while(it!=v_est.end()); v_est.push_back(temp); } sort(v_chaves.begin(),v_chaves.end()); sort(v_est.begin(),v_est.end()); return chave(v_chaves[0],v_chaves[1],v_chaves[2],v_chaves[3],v_chaves[4],v_est[0],v_est[1]); } bool myfn(chave i, chave j) { return i.repeticao<j.repeticao; } void preencher_vectores() { for(uint i=0;i<50;i++) numeros.push_back(i+1); for(uint i=0;i<9;i++) estrelas.push_back(i+1); } int main() { preencher_vectores(); time_t mytime = time(0); int MAX_KOIZO; cout<<"Quantas chaves quer gerar:"; cin>>MAX_KOIZO; chave temp; vector<chave>::iterator it; fps *koizossdf; koizossdf=new fps(); koizossdf->MAX_KOIZO=MAX_KOIZO; koizossdf->Begin(); int a; bool flag=false; for(int i=0;i<MAX_KOIZO;i++) { temp=gera_chave(); it = find (koizo.begin(), koizo.end(), temp); if(it!=koizo.end()) { a=(int(it-koizo.begin())); koizo[a].repeticao++; } else koizo.push_back(temp); if(((i+1)*100/MAX_KOIZO)%25==0 && ((i+1)*100/MAX_KOIZO)>0 && flag==false) { cout<<"\t"<<i+1<<"/"<<MAX_KOIZO<<" "<<(i+1)*100/MAX_KOIZO<<"%"<<endl; flag=true; } else { if(((i+1)*100/MAX_KOIZO)%25==1) flag=false; } } cout<<"----------------------------"<<endl<<endl; it=max_element(koizo.begin(),koizo.end(),myfn); cout<<"a chave vencedora e:"<<endl; int i=it-koizo.begin(); cout<<koizo[i].m_n1<<endl; cout<<koizo[i].m_n2<<endl; cout<<koizo[i].m_n3<<endl; cout<<koizo[i].m_n4<<endl; cout<<koizo[i].m_n5<<endl; cout<<"estrelas:"<<endl; cout<<koizo[i].m_e1<<endl; cout<<koizo[i].m_e2<<endl; cout<<endl<<"com "<<koizo[i].repeticao<<" iguais"<<endl; printf("Demorou %d segundos a gerar %d chaves\n", time(0)-mytime,MAX_KOIZO); cin>>i; } O código foi feito há pressa, os nomes das variáveis não são as melhores B) e o código está lento para grandes valores(maior de n*10^1000) Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
KTachyon Posted July 11, 2011 at 06:21 AM Report #401883 Posted July 11, 2011 at 06:21 AM Podes utilizar chars para as chaves, visto que não necessitas de valores maiores que 50. Assim poupas 50% da memória. EDIT: Short ints já poupa 50% em relação a ints, mas, como tens o tipo char que te permite guardar valores até 256, ocupando apenas um byte,... “There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.” -- Tony Hoare
pikax Posted July 11, 2011 at 05:43 PM Author Report #401981 Posted July 11, 2011 at 05:43 PM Podes utilizar chars para as chaves, visto que não necessitas de valores maiores que 50. Assim poupas 50% da memória. EDIT: Short ints já poupa 50% em relação a ints, mas, como tens o tipo char que te permite guardar valores até 256, ocupando apenas um byte,... Esqueci-me completamente que char converte-se facilmente em int e tive olhar melhor para o código e vi que tem uns problemas :dontgetit: //class fps class fps: public Thread { public: fps(){last_visited=1;actived=true;} DWORD creatThread() { unsigned int xenx=1; while(actived) { Sleep(30000); xenx=koizo.size(); cout<<"palavras por 30 segundos:"<<(xenx-last_visited)<<endl; last_visited=xenx; } return 0; } int MAX_KOIZO; bool actived;//variavel de controlo, para depois que o programa private: unsigned int last_visited; }; //função gera_chave() chave gera_chave() { vector<char>::iterator it; char temp; vector<char> v_chaves; for(int i=0;i<5;i++) { do { random_shuffle(numeros.begin(),numeros.end(),p_myrandom); temp=numeros.back(); it = find (v_chaves.begin(), v_chaves.end(), temp); }while(it!=v_chaves.end()); v_chaves.push_back(temp); } vector<char> v_est; for(int i=0;i<2;i++) { do { random_shuffle(estrelas.begin(),estrelas.end(),p_myrandom); temp=estrelas.back(); it = find (v_est.begin(), v_est.end(), temp); }while(it!=v_est.end()); v_est.push_back(temp); } sort(v_chaves.begin(),v_chaves.end()); sort(v_est.begin(),v_est.end()); return chave(v_chaves[0],v_chaves[1],v_chaves[2],v_chaves[3],v_chaves[4],v_est[0],v_est[1]); } //int main() int main() { preencher_vectores(); srand ( time(NULL) );//tinha-me esquecido completamente disto int MAX_KOIZO; cout<<"Quantas chaves quer gerar:"; cin>>MAX_KOIZO; time_t mytime = time(0); chave temp; vector<chave>::iterator it; fps *koizossdf; koizossdf=new fps(); koizossdf->MAX_KOIZO=MAX_KOIZO; koizossdf->Begin(); int a; bool flag=false; for(int i=0;i<MAX_KOIZO;i++) { temp=gera_chave(); it = find (koizo.begin(), koizo.end(), temp); if(it!=koizo.end()) { a=(int(it-koizo.begin())); koizo[a].repeticao++; } else koizo.push_back(temp); if(((i+1)*100/MAX_KOIZO)%25==0 && ((i+1)*100/MAX_KOIZO)>0 && flag==false) { cout<<"\t"<<i+1<<"/"<<MAX_KOIZO<<" "<<(i+1)*100/MAX_KOIZO<<"%"<<endl; flag=true; } else { if(((i+1)*100/MAX_KOIZO)%25==1) flag=false; } } koizossdf->actived=false; cout<<"----------------------------"<<endl<<endl; it=max_element(koizo.begin(),koizo.end(),myfn); cout<<"a chave vencedora e:"<<endl; cout<<(int)(*it).m_n1<<endl; cout<<(int)(*it).m_n2<<endl; cout<<(int)(*it).m_n3<<endl; cout<<(int)(*it).m_n4<<endl; cout<<(int)(*it).m_n5<<endl; cout<<"estrelas:"<<endl; cout<<(int)(*it).m_e1<<endl; cout<<(int)(*it).m_e2<<endl; cout<<endl<<"com "<<(*it).repeticao<<" iguais"<<endl; cout<<"Demorou "<<time(0)-mytime<<" segundos a gerar "<<MAX_KOIZO<<" chaves"<<endl <<"Houve "<<MAX_KOIZO-koizo.size()<<" chaves diferentes"<<endl; cin>>MAX_KOIZO; } Por muito mais que que estude só aprendo uma coisa, que ainda tenho muita coisa para aprender. A beleza de um código está em decompor problemas complexos em pequenos blocos simples. "learn how to do it manually first, then use the wizzy tool to save time." "Kill the baby, don't be afraid of starting all over again. Fail soon, learn fast."
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