Jump to content
Sign in to follow this  
Duarte Godinho

Fisica VS Quimica VS Bilogia

Recommended Posts

Duarte Godinho

Boa noite. Estou numa situação algo complicada e queria saber algumas opiniões.

Tenho intenções de me candidatar ao IST, e para especifica no secundário (12º) optei por Fisica, mas pelos visto nao vai abrir na minha escola, sobrando Quimica e Biologia. Biologia, ponho.a a de parte em relaçao ao curso, mas o que eu gostaria mesmo de saber é se é importante ter Fisica e/ou Quimica no 12º, e qual a mais importante para o curso de Electrotécnica e de Computadores (programa: https://fenix.ist.utl.pt/publico/degreeSite/showDegreeCurricularPlanBolonha.faces?degreeID=153&degreeCurricularPlanID=438&executionPeriodOID=499&organizeBy=groups&showRules=false&hideCourses=false&contentContextPath_PATH=/cursos/meec/plano-curricular&_request_checksum_=3c3cba41c0ada600bcb760f1e132c25ced86f190) , pois nao sei se mude de escola ou nao.

Cumps e obrigado a quem ler isto  :)

thoga31

Obviamente o mais importante é Física, regra geral um curso de informática tem uma cadeira de física. ;)

De química, o que poderias dar? Silicatos, areias afins e sais compostos? É do que são feitos os circuito integrados, de facto, mas de pouco serviria saber isso, a não ser que quisesses ir para a Intel criar CPUs. :)

De biologia, não se comenta, como é óbvio. Em informática não vais estudar pássaros, passarinhos, passarões, aves de rapina e cucos. 😆

Em suma, é pena não abrir física. Se fosse a ti, ia para química. Mas isso sou eu. :P

Knowledge is free!

Duarte Godinho

Em suma, é pena não abrir física. Se fosse a ti, ia para química. Mas isso sou eu. :)

Pois, o meu problema é mesmo se fico em Quimica ou se mudo de escola para a cidade e opto por Fisica ...

bubulindo

Muda de escola.

É triste teres de o fazer (apesar de não saber onde vives), mas Química vai preparar-te para uma cadeira do curso que queres. Pelo que vi no plano curricular dessa disciplina, creio que o interesse é criar bases para uma perspectiva industrial da Química (se quiseres, por exemplo, enveredar por automação, instrumentação ou gestão de manutenção).

Os restantes pontos onde a química poderia ser útil, são abordados em (duas) disciplinas específicas para tal. Logo, assim sendo, e se te for mesmo possível mudar de escola, acho que é esse o caminho a seguir. É um sacrifício que vais ter de fazer, mas podes pensar nele como uma preparação para a vida na Faculdade uma vez que não me parece que vivas perto de Lisboa, certo?

Além de que, como engenheiro a Física é o pão nosso de cada dia. É extremamente fundamental perceber os conceitos físicos aplicados à cinemática, forças, etc... para poderes completar cadeiras de controlo, modelação, sistemas, robótica... etc, etc...

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

pedrosorio

Boa noite. Estou numa situação algo complicada e queria saber algumas opiniões.

Tenho intenções de me candidatar ao IST, e para especifica no secundário (12º) optei por Fisica, mas pelos visto nao vai abrir na minha escola, sobrando Quimica e Biologia. Biologia, ponho.a a de parte em relaçao ao curso, mas o que eu gostaria mesmo de saber é se é importante ter Fisica e/ou Quimica no 12º, e qual a mais importante para o curso de Electrotécnica e de Computadores (programa: https://fenix.ist.utl.pt/publico/degreeSite/showDegreeCurricularPlanBolonha.faces?degreeID=153&degreeCurricularPlanID=438&executionPeriodOID=499&organizeBy=groups&showRules=false&hideCourses=false&contentContextPath_PATH=/cursos/meec/plano-curricular&_request_checksum_=3c3cba41c0ada600bcb760f1e132c25ced86f190) , pois nao sei se mude de escola ou nao.

Cumps e obrigado a quem ler isto  :)

Também te posso dizer sem sombra de dúvidas que física é o mais importante. Se o teu interesse é aprender e já que não tens que fazer exame a nenhuma dessas disciplinas agora, não precisas de mudar de escola, faz química e compra os livros de física e estuda. Há 5 anos tínhamos que escolher 2 das 3, eu fiz biologia/química curricularmente e física estudando por fora e não me dei mal. Tudo depende da tua vontade de aprender.

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Duarte Godinho

Também te posso dizer sem sombra de dúvidas que física é o mais importante. Se o teu interesse é aprender e já que não tens que fazer exame a nenhuma dessas disciplinas agora, não precisas de mudar de escola, faz química e compra os livros de física e estuda. Há 5 anos tínhamos que escolher 2 das 3, eu fiz biologia/química curricularmente e física estudando por fora e não me dei mal. Tudo depende da tua vontade de aprender.

Eu pensei nisso, mas nao sei ate que ponto é produtivo e tenho tambem em conta que o meu professor de fisica e quimica no 10º e 11º nao ajudou nada, pelo contrario. Dai tambem ter pensado que Fisica era talvez uma boa opção para tentar perceber um pouco mais e ter alguem que me saiba dizer ao certo o que nao apanhei do 10º e 11º

pedrosorio

Eu pensei nisso, mas nao sei ate que ponto é produtivo e tenho tambem em conta que o meu professor de fisica e quimica no 10º e 11º nao ajudou nada, pelo contrario. Dai tambem ter pensado que Fisica era talvez uma boa opção para tentar perceber um pouco mais e ter alguem que me saiba dizer ao certo o que nao apanhei do 10º e 11º

Pois, se sentes que te faltam algumas bases do 10º e 11º talvez seja melhor ponderar essa hipótese de mudar de escola e dedicares-te à física a 100%. E já agora, força na matemática também :)

Não respondo a dúvidas por mensagem.

Duarte Godinho

Matemática estou relativamente descansado porque eu gosto e safo me bem ;)

Mas obrigado pelo concelho a mesma  :)

thoga31

Bem, se tens a oportunidade de poder mudar de escola, muda. É o melhor. :)

Knowledge is free!

Smoon

Como tu queres seguir eng. electrotécnica e de computadores vais ter bastante física no teu curso, por ex. para o plano de estudos do IST vou comentar algumas das disciplinas relacionadas com Física:

no 1ºano:

• Mecânica e Ondas (1º ano, 2ºsemestre)    - esta disciplina tem vários temas em comum com a física do 12º ano, os quais na universidade são ensinados de um modo mais detalhado, mas a um ritmo mais rápido; acho que nessa cadeira do IST repetem bastantes partes da física de 12º ano, e claro, ainda dão mais matéria.

no 2ºano:

• Análise de Circuitos (2ºano, 1ºsemestre)  - capítulo I: "introdução aos circuitos eléctricos", ou seja, repetição de parte da matéria de 12º ano sobre circuitos; capítulos restantes: matéria nova.

• Electromagnetismo e Óptica (2ºano, 1ºsemestre)    - só o primeiro capítulo tem algumas coisas de física do 12ºano, que eles repetem na universidade, o resto é matéria nova de física.

• Fundamentos de Electrónica (2º ano, 2º semestre)  - pelo que vi do programa dessa disciplina vão falar de vários dispositivos electrónicos e usar circuitos eléctricos... esses dispositivos não são dados no 12ºano de física.

• Termodinâmica e Estrutura da Matéria (2ºano, 2ºsemestre)    - matéria nova (dão-se novamente as leis da termodinâmica do 10ºano, cujas consequências vão ser analizadas com detalhe...)

• Electrotecnia Teórica (2ºano, 2ºsemestre)    - matéria nova.

no 3ºano:

• Electrónica I (3ºano, 1ºsemestre)    - matéria nova.

• Electrónica II (3ºano, 2ºsemestre)    - matéria nova.

• Propagação e Radiação de Ondas Electromagnéticas (3ºano, 1ºsemestre)    - matéria nova.

• Propriedades e Desempenho dos Materiais (3ºano, 2ºsemestre)    - matéria nova; se vires o programa diz: propriedades mecânicas, propriedades térmicas, propriedades ópticas, propriedades eléctricas, propriedades magnéticas e propriedades ambientais. Ou seja, o que interessa são principalmente as propriedades físicas, as quimicas não são tão relevantes. De facto um dos objectivos é garantir a estabilidade dos materiais que compõem o hardware, e não se pretende andar a desenvolver reacções químicas nos computadoes!

Portanto, a matéria que se aprende em física no 12ºano é bastante útil para o curso que tu queres seguir e claramente mais importante do que química do 12ºano.

De qualquer modo não é fundamental frequentares física no 12ºano, podes comprar os livros e ires lendo algumas coisas se tiveres tempo. Por outro lado, na universidade/instituto superior eles fazem uma revisão da matéria de física do 12ºano necessária.

Claro que ajuda mais se tiveres física no 12ºano, mas química também pode ser ligeiramente útil...

O que importa mesmo é que, qualquer que seja a disciplina de opção que escolheres no 12ºano, te apliques a sério nos teus estudos.

Se eu estivesse no teu lugar escolhia de acordo com o seguinte:

- se existir uma escola secundária que tenha Física e que fique perto de tua casa, de modo que possas ir e vir todos os dias e chegar a casa e estares com a tua família, acho que era bom mudares para lá.

- caso contrário, se for preciso escolher uma terra bastante distante da tua, então é um caso a ponderares o que fazer...

Essa minha sugestão é para o caso de quem quer estudar eng. electrotécnica... pois é um curso com muita matemática e muita física; mas para eng. informática a situação é de mais fácil decisão, pois eng. informática é um curso com muita matemática e pouca física (com aprox. 1 cadeira de física apenas, conforme a instituição).

[informação sobre o meu percurso académico:

estudei física e também química no 12º ano com o programa actual que foi implementado no meu ano: em 2005/2006. Entrei em eng. informática na UC, pois pensava (tinha ouvido dizer erradamente) que todas as engenharias tinham muita física e eu queria seguir Física téorica ou algo relacionado com Física.

Entretanto já conclui a licenciatura em eng. informática (1º ciclo) e gastei um ano a mais para fazer um algumas cadeiras extra de Física.

Agora, estou a frequentar um Mestrado em Física...]

Duarte Godinho

MUITO obrigado pelo teu post Smoon, realmente esclareceu me e ajudou me a melhor decidir.

Já agora, uma coisa que nunca percebi: em termos de empregabilidade e funçoes futuras no mercado de trabalho, quais as diferenças entre eng. electrotecnica e eng. informatica ?

thoga31

Electrotécnica: mais electrónica, podes mesmo entrar facilmente em robótica e automação.

Informática: é mais programação, computadores e sistemas.

Knowledge is free!

Smoon

De um modo resumido, em eng. electrotécnica e de computadores estuda-se mais hardware e processamento de sinais; em eng. informática é mais desenvolvimento de software, ou seja programação.

As funções no mercado de trabalho relacionam-se com os temas de estudo, portanto em eng. electrotécnica fica-se mais preparado para o desenvolvimento, montagem ou manutenção de hardware, ou desenvolvimento de dispositivos electrónicos, e também se pode trabalhar em empresas de telecomunicações devido ao estudo detalhado da transmissão dos sinais, etc...

Em eng. informática na maioria das vezes fica-se a desenvolver software nalguma empresa, há variadíssimos tipos de aplicações que se podem desenvolver...

Em qualquer um dos casos vais acabar por trabalhar com computadores (ou outros dispositivos), só que a níveis diferentes: num caso ficas mais virado para a parte de hardware e noutro caso mais para o software.

Já, agora quanto à robótica que foi referida anteriormente, ela começou a ser e é desenvolvida por eng. electrocténicos e de computadores, com circuitos eléctricos que permitem a automação das tarefas. Entretanto, num robot mais sofisticado também se pode incluir a eng. informática pelo seu ramo da inteligência artificial, com programação e lógica.

Sobre a taxa de empregabilidade, já ouvi dizer que um deles tem mais vagas que o outro e também já ouvi dizer que a diferença não é significativa. De facto, ambos os cursos de eng. electrotécnica e de computadores e o de eng. informática são dos cursos com maior empregabilidade, portanto isso até é um factor a favor de ambos.

bubulindo

No que toca à empregabilidade, não sei, mas como electrotécnico, é-te possível desenvolver as tuas capacidades durante o curso para programação de alto nível, como podes também virar-te para outro ramo com desenvolvimento em baixo nível, quer em firmware ou até hardware.

Sinceramente, acredito que electrotécnia é muito mais abrangente e indicado para quem sabe que gosta de computadores e dispositivos electrónicos, mas não tem a certeza se quer estar ligado quase exclusivamente ao software. Por outras palavras, abre-te mais portas. Lembra-te que o primeiro engenheiro informático era electrotécnico. :happybday:

include <ai se te avio>

Mãe () {

}