Jump to content
Manhunt

Dúvidas sobre cursos de informática

Recommended Posts

Manhunt

Bom dia, eu tenho uma duvida e gostava de recorrer a vocês para obter melhores informações, sobre cursos de formação em informática.

Eu tenciono tirar um curso de informática, porque para todos os efeitos, é algo que me vai fazer bastante falta.

Estive a ver alguns cursos de formação interessantes, mas, sinceramente não sei o que escolher, no entanto, deixo aqui alguns exemplos do que andei a pesquisar:

- FLAGProfessional Web Programmer;

- FLAGProfessional Graphic Designer;

- CET em Construção e Administração de Websites;

- CET em Desenvolvimento de Software e Administração de Sistemas

Vou ser franco, não sei qual é o melhor caminho.

Na vossa opinião, quais é que representam ser uma melhor aposta?

Desde já obrigado

jpaulino

Vou ser franco, não sei qual é o melhor caminho.

Nem tu, nem ninguém e aliás os cursos são todos diferentes.

Gostas de design, de administração de sistemas, de programação, etc? Qual é a tua preferência? É essa a pergunta que tens de fazer a ti próprio e escolhes o que mais te agrada.

Manhunt

Talvez não me tenha especificado como deveria... :)

Afinal, qual é a diferença entre um CET daqueles ou um curso FLAG?

Por exemplo: Um dá mais certificação que o outro?

Eu estive a ver cursos flag a 3000 euros cada um e CETs em que a propina mensal são de +/- 200 euros.

Porque têm nomes diferentes, planos curriculares diferentes, por isso pergunto o que justiça esta diferença?

Eu não vos estou a perguntar qual o curso que deveria seguir, mas sim qual destas duas categorias vale mais a pena. Penso que agora estou a ser mais explicito.

Manhunt

E nenhum daqueles te inspira?  :)

Para a licenciatura acho que já não vou a tempo... ;)

No entanto já uma é opinião válida. ;)

Rechousa

Olá,

E nenhum daqueles te inspira?  :)

Não vi ao pormenor, mas pesquisei o primeiro curso FLAG Professional Web Programmer e percebi que estava associado a uma entidade (Flag) que dá o curso.

Para a licenciatura acho que já não vou a tempo... ;)

Porque não? Não sei a tua idade nem os motivos pelo que te levam a dizer isso, mas se o problema é a idade, se tiveres mais de 23 anos há candidaturas próprias.

Como o jpaulino referiu... Nos quatro cursos que apresentaste são quatro ramos distintos da informática. Uma coisa é ser programador (neste caso web). Outra é design, idem com administração. São áreas completamente diferentes.

Tens de ver o que gostas e se a licenciatura não for hipótese para ti, então escolhe a área que gostas mais porque se não o fizeres, vais ficar desmotivado, às tantas arrependes-te e abandonas o curso ;)

Pedro Martins

Sharing is Knowledge!

http://www.linkedin.com/in/rechousa

Manhunt

Eu estou virado para a área de programador WEB. :)

Vi estes dois na net:

- FLAGProfessional Web Programmer;

- CET em Construção e Administração de Websites.

Quer dizer, eu até vi muitos mais, mas foi esta a área que mais me atraiu e tendo em conta as diferenças entre os dois cursos, fiquei na duvida. 😳

Tenho 30 anos e estou à beira de me desempregar.

No entanto, tenho aqui uma oportunidade de tirar um curso numa área que gosto, mas estou indeciso entre os dois.

Por exemplo, não sei se o preço que poderia pagar por CET é justificável, ou, se em termos de bases para expandir no futuro, um flag será uma aposta mais acertada.

Se é para apostar, que seja num curso que me dê melhores bases, mas como é óbvio, eu sei que isso é muito difícil de enquadrar no actual panorama do mercado de trabalho. :)

Quanto à licenciatura, tenho andado agora a pesquisar, mas acho que as inscrições para os maiores de 23 estão praticamente todas fechadas para este ano.

Obrigado pelas dicas.

Smoon

Se tens pressa para tirar um curso em informática, e visto que tens 30 anos, eu aconselho-te um curso mais breve do que uma licenciatura em eng. inoformática. Com uma licenciatura em eng. informática aprende-se mesmo muita muita quantidade de coisas e estudam-se vários ramos distintos da informática. Basta ver um plano de estudos de uma qualquer licenciatura para veres que irias aprender muito mais do que aquilo que uma pessoa que tem pressa para voltar ao mercado de trabalho precisaria de aprender.

Ainda para mais, se já escolheste que queres fazer algo relacionado com programação web isso é bom!Creio que optar por um curso mais curto é bom para ti.

Eu não conhecia os cursos FLAG nem os CET, fiz uma licenciatura pela UC em eng. informática (curso com o modelo de bolonha: 3 anos) e actualmente interesso-me particularmente por web development.

FLAG: estive a ver o programa do FLAGProfessional Web Programmer em http://www.flag.pt/pages/curso.asp?id=3&idcurso=47 e parece-me que os assuntos são bastante bem seleccionados para o desenvolvimento web. (336 h).

Ih, o FLAG tem parcerias com a Adobe, a Microsoft e a Apple, entre outras, segundo consta no site deles!

CET: pelo que vi em http://www.isdom.pt/index.php/ensino-cursos/cets/104-cet-em-construcao-e-administracao-de-websites os nomes das cadeiras que me parecem mais relevantes para ti são "WEB design I" e "WEB design II", que precisamente são as que têm mais ECTS (ou seja requerem mais esforço e dedicação). Eu estranho o objectivo que passo a citar «supervisionar a construção e o desenvolvimento de aplicações web (internet e intranet) que recorram às tecnologias HTML, CSS, JavaScript, XML e páginas dinâmicas (PHP/ASP)» supervisionar?? Não consegui perceber bem qual o nível de competências que se adquirem com esse curso.

Depois, também vi que há CETs em Construção e Administração de Websites em vários institutos diferentes; por ex. o do link http://www.deis.isec.pt/cet_caw.aspx tem 840 horas (parte lectiva)+640horas (formação em contexto de trabalho).

Se fosse eu na tua situação, provavelmente escolheria o FLAG. Verifica se pretendes o seguinte: «Todos os interessados em iniciar ou consolidar uma actividade profissional como Programador Web. Note-se que os cursos FLAGProfessional desenvolvem-se com graus de exigência extremamente elevados [...]» como consta do site deles.

Não encontrei os valores para as propinas do CET para comparar, apesar de saber já que tu referiste que são +/-200€, mas quantos meses?

Algo que seria relevante saber, se possível, era a taxa de empregabilidade na área estudada de pessoas que fazem um CET ou que fazem um FLAG, mas não sei de dados, para prever quanto as empresas realmente valorizam cada um desses cursos.

Concluindo, o FLAG pareceu-me melhor se queres uma coisa realmente "a sério", de formação rápida e específica para web development. O CET pareceu-me ser um curso provavelmente menos exigente, pois li que «os CETs são formações pós-secundárias não superiores que visam conferir qualificação profissional do nível IV»...

Smoon

já comparaste o:

"Curso Especializado Programador Web" (também da empresa FLAG)

com o

"Curso FLAGProfessional Web Programmer"?

com o primeiro parece-me que sais de lá com um nível médio de conhecimentos para programação WEB

«Se pretende iniciar carreira na programação para a Web, este é o curso ideal.»

«Destinatários:

Todos os utilizadores que pretendam desenvolver uma actividade profissional como programadores para a internet.»

nº de horas: 135 h valor: 1599 €

[talvez este dê um nível de conhecimentos não muito diferente do CET]

com o segundo ficas com um nível mais avançado «Os cursos FLAGProfessional são cursos longos, com uma abordagem completa de conteúdos, direccionados para o mercado profissional.»

nº de horas: 336 h valor: 3050 €

não sei ao certo, mas parece-me que esse curso flag de 1599€ deve dar conhecimentos ao um nível não muito diferente do CET, já o FLAGProfessional parece conhecimentos bastante mais aprofundados, mas também é mais caro e mais exigente...

agora a escolha é tua, mas acho bem que escolhas um CET ou um FLAG, mas os FLAGs parecem-me melhores.

É que o CET parece também ter mais palha, por ex. irias ter 28h de aulas sobre "Conforto e Segurança no Trabalho", será que vale a pena? Logo, apesar de os CETs terem bastantes horas (horas totais de contacto: 1487, mais as de trabalhos de casa!!), isso não quer dizer que se aprenda tanto como nalgum outro curso com menos horas que ele...

Rubemlrm

Na minha opinião e uma coisa que vou tentar fazer tambem é começar por tirar um  CET em Construção e Administração de Websites e posteriormente tentar seguir uma licenciatura.Mas tal como já disseram esses cursos FLAG parecem dar-te umas noções bastante boas, agora a minha questão é que credenciais é que esses cursos te vão dar.

Manhunt

Meus amigos, muito obrigado pelas vossas dicas.

De facto, tenho feito um grande esforço para tentar perceber qual das opções me parece ser mais vantajosa. Pelo programa dos dois cursos, não consigo fazer uma comparação adequado, pois são totalmente diferentes.

O número de horas podia ser diferente, mas se as disciplinas fossem as mesmas, já se conseguia fazer uma avaliação mais aprofundada, agora, tendo em conta as diferenças, acabo por não perceber qual destes cursos me pode preparar melhor para o futuro...

Depois é claro, depende também do meu empenho e força de vontade, mas isso é em todo o lado. :happybday:

Não encontrei os valores para as propinas do CET para comparar, apesar de saber já que tu referiste que são +/-200€, mas quantos meses?

Tem sensivelmente a duração três semestres.

Algo que seria relevante saber, se possível, era a taxa de empregabilidade na área estudada de pessoas que fazem um CET ou que fazem um FLAG, mas não sei de dados, para prever quanto as empresas realmente valorizam cada um desses cursos.

Concluindo, o FLAG pareceu-me melhor se queres uma coisa realmente "a sério", de formação rápida e específica para web development. O CET pareceu-me ser um curso provavelmente menos exigente, pois li que «os CETs são formações pós-secundárias não superiores que visam conferir qualificação profissional do nível IV»...

Dados nesse sentido também não consigo encontrar, mas é sem duvida uma questão pertinente, pois permitia perceber qual dos cursos tem mais em medida, as necessidades do mercado de trabalho.

Por acaso, confesso que também estou mais virado para um curso flag, mas preferi abrir este tópico em primeiro lugar, porque como muitos de vocês têm mais noção do que eu, sobre as verdadeiras necessidades do mercado, preferi ouvir quem realmente sabe, antes que cometesse alguma asneira.

já comparaste o:

"Curso Especializado Programador Web" (também da empresa FLAG)

com o

"Curso FLAGProfessional Web Programmer"?

com o primeiro parece-me que sais de lá com um nível médio de conhecimentos para programação WEB

com o segundo ficas com um nível mais avançado.

não sei ao certo, mas parece-me que esse curso flag de 1599€ deve dar conhecimentos ao um nível não muito diferente do CET, já o FLAGProfessional parece conhecimentos bastante mais aprofundados, mas também é mais caro e mais exigente...

Eu vi no site da Flag que posso ter uma ajuda do IEFP ara tirar um curso nesta instituição, por isso, quero aproveitar também para me informar se posso candidatar-me a isso e como fazer.

Como a empresa onde estou a trabalhar, está em processo de falência e eu estou à beira do desemprego, vou tentar aproveitar a ajuda e assim já posso poupar na indemnização. B)

agora a escolha é tua, mas acho bem que escolhas um CET ou um FLAG, mas os FLAGs parecem-me melhores.

É que o CET parece também ter mais palha, por ex. irias ter 28h de aulas sobre "Conforto e Segurança no Trabalho", será que vale a pena? Logo, apesar de os CETs terem bastantes horas (horas totais de contacto: 1487, mais as de trabalhos de casa!!), isso não quer dizer que se aprenda tanto como nalgum outro curso com menos horas que ele...

Vês, bateste exactamente onde eu tencionava chegar!

Um curso tem quase 400 horas, o outro tem quase 1500 horas.

Será que se aprende mais no primeiro curso, ou, de facto, o segundo justifica a grande diferença de horas?

Estas coisas não consigo definir, mas se uma pessoa com mais experiência que eu nesta área, olhar para o plano do curso e para os objectivos do mesmo, provavelmente poderá aconselhar-me e dizer que um prepara melhor que o outro.

Assim com a tua opinião, começo mesmo a não ter duvidas quanto ao curso a seguir e devo apostar mesmo num flag. :)

Na minha opinião e uma coisa que vou tentar fazer tambem é começar por tirar um  CET em Construção e Administração de Websites e posteriormente tentar seguir uma licenciatura.Mas tal como já disseram esses cursos FLAG parecem dar-te umas noções bastante boas, agora a minha questão é que credenciais é que esses cursos te vão dar.

Eu para apostar numa licenciatura, acho que agora só para o regime dos 23 anos, porque não me estou a ver a estudar de novo para os exames nacionais. Já estou tão desenquadrado dos programas escolares.

Acho que se for para apostares na universidade, que não necessitas obrigatoriamente de ir pelo CET...

Mas se calhar estou errado...

Rubemlrm

Eu vou apostar no CET primeiro por causa dos exames nacionais tambem , porque já vão 2 anos sem estudar e preparação para fazer um exame nacional é pouca.Alem disso a partir de um CET pode-se conseguir entrada numa licenciatura em fazer exames.

nkcsms

Bom dia

Será que há aqui alguém que frequentou o curso da Flag Professional web e mobile developer? Gostaria de saber opiniões de que frequentou.

Estou com a mesma duvida que o user em cima, que abriu o tópico. Não sei por qual meio optar, um cet em informática ou programação ou então neste Flag.

Já agora no site deles falam que há a hipótese de obter bolsa através do IEFP, alguém sabe os critérios?

Obrigado

Evolution>

Já agora, é possivel tirar mais que um CET? Estava a pensar aprofundar programação mas também seguir design e produção multimédia.

bioshock

Os cursos por norma não permitem. Apenas aceitam alunos com o 12º ano completo e não mais do que isso.

Evolution>

Não percebo a razão. Qual é o mal de haver alguém com mais que um curso de áreas diferentes? Mais flexibilidade!

Obrigado pela informação.

Gonkali

Já agora, é possivel tirar mais que um CET? Estava a pensar aprofundar programação mas também seguir design e produção multimédia.

Penso que só é possivel tirar um CET.

Quanto á questão inicial e independentemente da idade, penso que nunca é tarde para tirar uma Licenciatura, caso o objectivo seja seguir uma licenciatura, recomendava um CET, sendo que após a conclusão de um CET a ingressão numa licenciatura acaba por ser mais simples, como podes verificar nesta informação da DGES:

1 - Sou titular de um CET. Como posso ingressar no Ensino Superior?

Os titulares de um Diploma de Especialização Tecnológica (DET), obtido após a conclusão de um CET podem concorrer à matrícula e inscrição no ensino superior através de um Concurso Especial para os cursos previamente fixados pelo órgão legal e estatutariamente competente de cada estabelecimento de ensino superior ou para os cursos definidos no âmbito de protocolos firmados entre estabelecimentos de ensino não superior e estabelecimentos de ensino superior.

Tal não prejudica que outros estabelecimentos de ensino superior considerem determinado CET como habilitação de acesso aos seus cursos.

Sendo matéria da competência dos estabelecimentos de ensino superior, qualquer dúvida sobre a fixação dos CET que facultam o ingresso para cada um dos seus cursos, deverá ser colocada junto dos mesmos ou junto do estabelecimento de ensino onde realizou o CET.

Relativamente às regras e prazos de candidatura, uma vez que se trata de um concurso especial, deverá contactar o estabelecimento de ensino superior no qual pretende ingressar, a quem cabe fixar as vagas em cada um dos seus concursos especiais, fixar os critérios de seriação e decidir sobre as candidaturas apresentadas.

" The quieter you become, the more you are able to hear"

"Eu adoraria mudar o mundo, mas não me deram o código-fonte."

"A arte de programar consiste na arte de organizar e dominar a complexidade."

"Qualquer um pode escrever um código que o computador entenda. Bons programadores escrevem códigos que os humanos entendam."

ElianeCiuffo

As salas de aulas são ótimas, fiz curso de Cinema 4D (junho-julho/2019), nos primeiros dias consegui fazer as aulas na plataforma Mac, mas depois eles esqueceram de colocar o Mac. Mas o pior não foi isso, o pior mesmo é a metodologia do curso, foram 42 horas desperdiçadas da minha vida, o instrutor falava com muita propriedade, porém não tivemos tempo para colocar em prática na sala de aula o que estávamos aprendendo, ou seja, não completava o ciclo de aprendizado, em casa consegui fazer alguma coisa, mas depois ficou tudo acumulado, e sem ter aulas pratica é um desperdício de tempo e dinheiro, não perca o seu, procure outra escola.