Jump to content
Knitter

Instalar/Disponibilidade do compilador GCC 4.3+ em OS X

Recommended Posts

Knitter

Boas,

Preciso de usar o GCC 4.3 ou superior para compilar um software que por aqui tenho. Preciso de usar um das opções gnu++0x ou c++0x que a versão que vem por omissão, a 4.2.1, não suporta.

Estou a fazer download o novo XCode mas ainda não sei está disponível nessa versão, alguém que tenha o XCode novo instalado por confirmar se o GCC que vem é a versão superior à 4.2.1? Se não for terei de dar algumas voltas para instalar uma versão superior do compilador :confused:

KTachyon

Neps, o XCode vem com o 4.2.1, inclusivé nas versões beta que a Apple está a fornecer aos Developers.

EDIT: mas se tiveres o MacPorts, tens acesso ao 4.3.6. O Fink tem o 4.3.5.

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Knitter

Pois, foi o que acabei de confirmar com a instalação do XCode novo.

O problema do macports é que, se não me engano, o compilador é a versão "normal" do GCC e não a versão com os patches da Apple. Não sei até que ponto isso afecta o que pretendo compilar, embora para já não pareça ser um problema.

Vamos lá ver como corre a instalação com os macports.

kurayama

O site hpc.sourceforge.net costuma disponibilizar binarios do gcc para mac.

Os patches da apple só devem adicionar features de Objective-C e Blocks, se não usares isto, deve compilar normalmente.

Como o C++0x tem funções lambda deixa de haver uso pros Blocks.

Que features precisas de c++0x? O clang tem algum suporte, apesar de muito básico (ver clang.llvm.org/cxx_status.html )

Knitter

Os patches da Apple tem mais que funcionalides de Objective-C, adicionam flags especificas do compilador, possibilidade de criar binários universais de uma só passagem, macros que só existem em OS X, entre outras coisas.

O software que estou a tentar compilar, porque ainda não consegui, não é meu e o meu C++ é muito limitado por isso é-me complicado alterar o código, e também não o quero fazer. Entretanto consegui instalar um compilador através do sistema macports mas não consigo compilar o software por surgirem erros nos headers da framework OpenAL com a qual estou a tentar linkar.

Estou bloqueado sem saber se o problema é do compilador ou do código.