Jump to content
markusmetal

Dúvida ao usar fprintf para escrita em ficheiro

Recommended Posts

markusmetal

Boas

Ando a fazer um programa em que o resultado do mesmo tem que aparecer no ecrã quando se faz debug e ao mesmo tempo guardar num ficheiro que vai ser criado caso não exista.

Estou então a usar este programa exemplo para testar e explicar melhor a minha dúvida:

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#include <string.h>

int main()
{
FILE * xyz;

xyz = fopen("exemplo.txt","a");
fprintf(xyz,"12345\n");
fclose(xyz);

xyz = fopen("exemplo.txt","a");
fprintf(xyz,"67890\n");
fclose(xyz);

system("pause");
}

Não é suposto aparecer o 12345 e o 67890 no ecrã do debug? Sempre fiquei com a ideia que fazia isso mas também guardava no ficheiro  ;)

Quando corro o programa não aparece nada e termina. Sabem de algum tipo de solução em que escreva no ficheiro e no ecrã ou mesmo tempo? Ou estou a fazer aqui alguma coisa mal?

Cumprimentos

KTachyon

Não. O fprintf() apenas escreve para o ficheiro. Para imprimires para o ecrã, usa printf(). Para fazeres as duas em simultâneo, podes criar uma função e chamá-la:

void printAndDisplay(FILE *stream, const char *txt) {
    fprintf(stream, txt);
    printf(txt);
}

E no main chamas esta função em vez do fprintf(). Lembra-te de colocar a função antes do main (ou então, coloca a declaração desta função antes do main).

“There are two ways of constructing a software design: One way is to make it so simple that there are obviously no deficiencies, and the other way is to make it so complicated that there are no obvious deficiencies. The first method is far more difficult.”

-- Tony Hoare

Localhost

Claro que também podes escrever para o ecrã utilizando a função fprintf mas terias que pôr no primeiro argumento o stdout.

fprintf (stdout, "Hello world \n");

here since 2009

markusmetal

mas terias que pôr no primeiro argumento o stdout.

Como assim o primeiro no primeiro argumento meter o stdout?

Tipo isto?

fprintf (xyz, "Hello world \n");