Jump to content
Slavograt

S7-200

Recommended Posts

Slavograt

Gente eu sei que a minha dúvida parece ser muito fácil para vocês que são mais experientes, mas eu já li muita coisa sobre isto, inclusive aqui no forum e não encontro o meu erro, se me pudessem ajudar agradecia.

Então é o seguinte, eu tenho um s7-200 a comunicar com uma consola beijer T70 ( a comunicação está a ser bem feita, aqui nenhum problema), e tenho 2 sensores de pressão com saída 4-20mA ( aqui também tudo direito), portanto como se vê quero ver os valores de pressão na consola.

No autómato eu estou a ler um sensor na variável AIW4 (tenho valores normais entre 6470 e 32120, que me correspondem a 0-4Bar) eu pego nesse valor utilizo o bloco SUB_I e subtraio AIW4-VW252 (que vale 6497). O resultado desta operação vai para vw400 que converto para VD504 com o bloco I_DI.

Depois faço uma divisão ( DIV_DI) de VD504/VD510(que vale 4274) e o resultado vai para VD500 que converto para real na VD 515 pelo bloco DI_R.

Estes cálculos deviam converter-me o valor do sensor de por exemplo 15000, em 1,98 Bar que é o que eu quero ver, mas o que me acontece é que o resultado a divisão dá sempre um numero disparatado, tipo 112981728.

Passei variáveis de INT para DINT para Real, fiz vários cálculos mas tenho sempre esse problema, eu sei que aquele numero disparatado está certo porque eu consigo ver a parte inteira e a decimal em separado e dá correcto na vw500 e vw502, mas como é que passo para a consola o valor real que eu quero?

Alguém me dá uma ajuda?

bubulindo

Eu nunca trabalhei com essa consola, mas isso a mim parece-me ser um problema de tipo de dados.

Como configuraste a consola?

O S7-200 dá para veres o número disparatado, online no PLC e em formato "REAL"?

O que podes fazer é enviar um número em INT e ver se aparece correctamente, se for esse o caso, então é mesmo a consola que está mal configurada.

include <ai se te avio>

Mãe () {

}

nokPT

Além do que disse o bubulindo, os cálculos estão errados: Estás só a fazer um offset (subtrair 6497) e na realidade tens que fazer um ofsset e alterar o declive da recta.

Se fores a:

https://support.automation.siemens.com/WW/adsearch/resultset.aspx?region=WW〈=en&netmode=internet&ui=NDAwMDAxNwAA&term=s7-200+tips+tricks&ID=1232912&ehbid=1232912

Podes fazer download dos Tips&Tricks p/ S7-200, e lá encontras um exemplo de como escalar correctamente uma entrada 4..20mA

Ricardo Timóteo

Slavograt

Gente já resolvi o problema, os cálculos estão certos e já tenho a pressão a aparecer direitinho no ecrã, a resolução até foi simples, troquei as variaveis VD que tinha por variaveis AC e já aparece direitinho os valores.

NokPT aqueles cálculos são o resultado de uma equação de recta, estão é dispostos de maneira diferente, o valor que estou a subtrair é b e o que estou a dividir é o m (declive).

Obrigado pessoal, uma solução tão simples que me deu tanta dor de cabeça lol